Ícone do site Criptonizando

Petrobrás testa solução de segurança baseada na blockchain da Ethereum

petrobrás-ethereum-blockchain-tecnologia

Imagem: Divulgação

A blockchain da Ethereum está sendo usada pela gigante Petrobrás em uma solução de segurança para assinar documentos diretamente do celular.

A aplicação descentralizada (dApp), intitulada AssinadorBR, é um projeto da empresa de exploração de petróleo, gás natural e energial em parceria com a PUC-Rio e Cenpes, conforme relatou o Cointelegraph.

A aplicação serve para conferir a transparência em assinaturas de relatórios de internos passíveis de auditorias externas.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a solução conta como histórico completo de assinaturas do documento, com a indicação de quando este foi assinado e por quem, possibilitando auditorias externas através da análise direta da blockchain.

Outro benefício da ferramenta é a garantia de autonomia do signatário, pois somente o indivíduo qualificado pode assinar um determinado documento, aumentando a segurança e evitando fraudes.

Segundo Carlos Alexandre Ferreira Gama, especialista da Petrobras em Inovação e Transformação Digital, um dos objetivos da empresa é tornar possível a contratação de forma digital, “para chegar à execução do contrato de forma automática, o que é conhecido como smart contract ou contrato inteligente”, disse. “Queremos dar velocidade aos processos de contratação, mas com segurança e confiabilidade.”

O AssinadorBR está sendo testado desde o primeiro semestre de 2019 e já integrou a Conexão Blockchain, plataforma lançada pelo BNDES que mapeia empresas, startups e desenvolvimento usando a tecnologia de blocos.

Para Augusto Borella, Gerente de Transformação Digital da Petrobrás, “se o dado é o novo óleo, não tenho dúvidas que a Petrobrás vai se transformar digitalmente”.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile