Ícone do site Criptonizando

Petrobrás usará Blockchain criada pelo Banco do Brasil

banco central do brasil

O Congresso de Tecnologia da Informação para Instituições Financeiras (CIAB Febraban), realizado em São Paulo, teve como um de seus palestrantes principais o Banco do Brasil.

O Banco foi convidado com o intuito de mostrar seus projetos que utilizam a tecnologia Blockchain, conforme relatado no site Convergência Digital.

Bruno Barbosa Schmidt, o gerente de Soluções da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil, começou a palestra lembrando que o Banco pesquisa sobre o possível uso da tecnologia Blockchain desde 2015.

“Há muita expectativa sobre o que pode ser gerado e poucos desenvolvimentos, mas realizamos provas de conceito e aprendemos muito com esses experimentos”

Em seguida, o gerente falou sobre o SBP (Sistema Brasileiro de Poderes), que faz uso da tecnologia blockchain para trazer valor para os clientes da instituição, permitindo transferências e pagamentos a qualquer momento, automatizando a reduzindo o tempo de atendimento e ganhando eficiência operacional. Sobre isso, Bruno Schmidt afirmou que:

“Na Petrobras, por exemplo, esse processo levava oito dias úteis. Criamos uma rede de blockchain para eles e esse prazo caiu para três horas”


Além do SBP, ainda foi falado sobre o SFD (Sistema Financeiro Digital), que permite a liquidação bruta em tempo real. Na prática, isso significa que transferências bancárias podem ser feitas em segundos, via celular, utilizando apenas a lista de contatos do cliente, sem a necessidade de número de agência ou conta.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile