A exchange descentralizada ZKX encerrou suas operações de forma repentina e sem qualquer aviso prévio a seus usuários, o que gerou uma onda de críticas por parte de investidores DeFi e formadores de mercado, como Amber, HashKey e ArkStream.
“A equipe alegou estar sem dinheiro, se recusou a fornecer detalhes financeiros ou de gastos e não nos contatou”, disse um representante da Amber.
Além disso, o evento de criação de tokens da ZKX, que ocorreu há algumas semanas com milhões de dólares em financiamento de capital de risco, levou o detetive blockchain ZachXBT a afirmar que o projeto poderia ser um golpe.
Em meio às reações negativas, Henri, diretor de relações com desenvolvedores da Starknet Foundation, saiu em defesa da DEX:
“A ZKX está neste negócio há anos. Nós os conhecemos, trabalhamos com eles; eles fizeram coisas pelo ecossistema que ninguém mais poderia fazer. Chamá-los de golpistas por causa de algumas decisões ruins é completamente injustificado. Eu vejo mais incompetência do que má-fé”, disse ele.
Já o fundador da exchange descentralizada, Eduard Jubany Tur, defendeu o fechamento, afirmando que não fazia sentido econômico para o projeto continuar.