Ícone do site Criptonizando

Polícia Coreana pede que exchanges congelem fundos da Luna Foundation

A Unidade de Investigação de Crimes Cibernéticos da Agência de Polícia Metropolitana de Seul, anunciou na segunda-feira que lançou uma investigação sobre um possível desvio de um funcionário da Terraform Labs, informou a mídia local.

Um funcionário da Agência de Polícia Metropolitana de Seul foi citado por Chosun afirmando:

“Recebemos informações de que há uma pessoa suspeita de desviar fundos corporativos que se acredita ser um funcionário da Terraform Labs.”

A polícia recebeu denúncias do suposto desfalque em meados deste mês e está investigando o caso. 

Como parte da investigação, a polícia planeja verificar os detalhes das transações em dinheiro e criptomoedas da Terraform Labs e da Luna Foundation Guard (LFG).

A polícia explicou que há evidências de que os fundos desviados fluíram para as contas da Fundação Luna. 

A unidade de crimes cibernéticos, portanto, solicitou que as principais exchanges domésticas de criptomoedas, como Upbit e Bithumb, congelem “urgentemente” as contas pertencentes à Luna Foundation Guard para evitar saques de fundos.

No entanto, o pedido de congelamento da polícia não é um assunto obrigatório de acordo com as leis e regulamentos coreanos, mas um assunto que precisa ser arbitrariamente realizado por cada exchange de criptomoedas. 

Portanto, não foi confirmado se os pedidos de congelamento foram realizados, informou a publicação.

A criptomoeda Terra (LUNA) e a stablecoin TerraUSD (UST) entraram em colapso no início deste mês depois que a UST perdeu sua paridade com o dólar americano.

Após o colapso, o governo coreano lançou uma investigação de emergência sobre as duas moedas e se reuniu com representantes das principais exchanges de criptomoedas do país para discutir medidas para evitar que incidentes semelhantes acontecessem.

Na semana passada, várias vítimas entraram com uma ação contra o CEO da Terraform Labs, Kwon Do-hyung (também conhecido como Do Kwon) com a Promotoria do Distrito Sul de Seul sob a acusação de violar a Lei sobre a Punição Agravada de Crimes Econômicos Específicos (fraude) e a Lei sobre o Regulamento de Receitas Similares.

Além disso, Do Kwon dissolveu a Terraform Labs Korea dias antes do colapso da LUNA e da UST. 

Enquanto muitos suspeitavam, Kwon afirmou que o momento era apenas “coincidência”. Ele também afirma que sua empresa não deve impostos ao governo coreano.

O bitcoin é negociado em cerca de US$ 29 mil, com queda de 1,51% nas últimas 24 horas.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile