A Autoridade Nacional de Investigação e Acusação de Crimes Econômicos e Ambientais da Noruega anunciou a apreensão de aproximadamente US$ 5,84 milhões em criptomoedas, marcando a maior apreensão do tipo no país.
O confisco foi feito em conexão com uma investigação sobre o ataque digital contra a empresa Sky Mavis e o popular jogo blockchain Axie Infinity, que teve cerca de US$ 620 milhões em criptomoedas roubadas em março de 2022.
O FBI identificou o grupo de hackers norte-coreanos Lazarus como responsável pelo ataque e subsequente operação de lavagem de dinheiro.
Os hackers usaram métodos altamente sofisticados para lavar o dinheiro, mas a agência e seus parceiros internacionais conseguiram acompanhar o processo. Não foi informado para qual empresa os ativos foram enviados.
Conforme explicado, a Coréia do Norte usa dinheiro ilícito para apoiar seu programa de armas nucleares. Portanto, ele enfatizou que é importante rastrear as criptomoedas e tentar impedir que os cibercriminosos norte-coreanos saquem seus fundos ilícitos.
A unidade continuará acompanhando o processo de lavagem dos hackers e tentará impedir e confiscar o dinheiro que eles tentem sacar no mundo físico no futuro.
A apreensão se origina do dinheiro roubado do jogo Axie Infinity, e as autoridades norte-coreanas trabalharão com a Sky Mavis para garantir que as partes prejudicadas recebam o dinheiro de volta o máximo possível.
A agência policial está satisfeita com sua cooperação com o FBI e o Departamento de Justiça dos EUA neste caso, o que mostra a eficácia da colaboração internacional na luta contra o crime digital.
Leia mais: 250 bilhões de Shiba Inu são transferidos para Coinbase