A Polícia Federal em parceria com a exchange Binance, receberá um treinamento voltado para o Bitcoin (BTC). Esse é o primeiro treinamento do tipo efetuado por uma corretora de criptomoedas no Brasil.
Participarão do workshop diversos agentes de segurança pública do órgão federal, e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de seu efetivo no setor.
A PF recentemente efetuou diversas parcerias com entidades federais de diversos países com o foco no combate à criminalidade na área das criptomoedas.
A capacitação mais recente desse tipo ocorreu em maio de 2022, em outro treinamento efetuado por aqui. Dessa vez, as agências americanas, FBI e CIA, ministraram o conteúdo focado em bitcoin.
Ainda no início deste ano, em janeiro, agentes da PF viajaram a El Salvador em busca de conhecimentos sobre o assunto. O país da América Central foi o primeiro do mundo a usar o BTC como moeda oficial em seu território.
Binance e a Polícia Federal
O treinamento acontecerá na próxima semana, e será apresentado pelo departamento de investigações da Binance.
Os temas ensinados terão conteúdo conceitual elaborado pela própria Binance, e serão passados em três dias de encontros. Tópicos sobre criptomoedas, blockchain e políticas AML (anti-lavagem de dinheiro) então inclusas.
Complementando a colaboração, as ferramentas e processos usados pela exchange serão apresentados no workshop. Todos os instrumentos e métodos possuem o intuito de combater crimes cibernéticos e financeiros.
Em pronunciamento recente, o delegado da Polícia Civil de Goiás, Vytautas Zumas, falou sobre a necessidade desses tipos de instrumentos investigativos.
Profissionais especialistas em crimes cibernéticos
Vários profissionais que dividirão seus conhecimentos neste treinamento, possuem experiência de trabalho em órgãos públicos.
Um exemplo é Matt Price, ex-agente de investigação criminal da IRS (Receita Federal dos EUA). Ele já trabalhou no órgão americano na unidade de crimes cibernéticos, e passará seu conhecimento sobre bitcoin.
Outra presença confirmada é de Jarek Jakubcek, Chefe de Inteligência e Investigações da Binance na Ásia-Pacífico. Ainda faz parte do time Renato Barreto, Especialista em Investigações da Binance na América Latina.
Todos os palestrantes do workshop possuem reconhecimento global como especialistas em crimes cibernéticos, e estarão à disposição dos convidados para passarem seu conhecimento e tirar as dúvidas existentes.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo