Ícone do site Criptonizando

Polícia holandesa prende desenvolvedor do Tornado Cash

A Netherlands Crime Agency (FIOD) anunciou hoje que prendeu um “desenvolvedor suspeito” do Tornado Cash, um serviço de mixagem de criptoativos nativo no Ethereum sancionado pelo Tesouro dos EUA no início desta semana.

“Na quarta-feira, 10 de agosto, a FIOD prendeu um homem de 29 anos em Amsterdã. 

Ele é suspeito de envolvimento em ocultar fluxos financeiros criminosos e facilitar a lavagem de dinheiro por meio de um mixer de criptomoedas por meio do serviço descentralizado de mixagem Ethereum Tornado Cash”, disse a agência em comunicado.

O FIDO afirmou que “hoje o suspeito é levado perante o juiz de instrução”, acrescentando que “múltiplas prisões não estão descartadas”.

O Tesouro dos EUA efetivamente proibiu todos os americanos de usar o Tornado Cash, uma ferramenta que permite aos usuários ocultar os rastros públicos de suas transações. 

A instituição holandesa também disse que a Financial Advanced Cyber ​​Team (FACT), que faz parte da agência, iniciou uma investigação criminal contra o Tornado Cash em junho de 2022.

“A FACT suspeita que, através do Tornado Cash, tenha sido usado para ocultar fluxos de dinheiro criminoso em grande escala, inclusive de roubos (online) de criptomoedas. 

Estes incluíam fundos roubados através de hacks por um grupo que se acredita estar associado à Coreia do Norte”, diz o comunicado.

Ameen Soleimani, um dos cofundadores da Tornado Cash, afirmou repetidamente que o serviço nunca foi projetado para atender a lavadores de dinheiro e criminosos, mas sim para usuários de criptoativos de varejo que buscam proteger a privacidade de seus dados financeiros.

“Não planejamos que fosse para lavagem de dinheiro ou qualquer intenção assim. 

Era bastante inócuo, para o que estávamos tentando usá-lo… apenas para nos proteger.”

Para muitos defensores do Tornado Cash, o fato de o serviço ter sido manipulado por alguns usuários mal intencionados não reflete a própria ferramenta subjacente.

“Esta é a primeira vez que vejo um software ser desligado”, disse Matthew Green, professor de ciência da computação da Universidade Johns Hopkins. “E isso é meio único.”

O preço ETH não parece ter sido afetado pela decisão do governo americano.

O token nativo do Ethereum apresentou valorização nos últimos dias, após o sucesso na transição para o PoS em uma das redes de testes da blockchain.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile