Por que governo Chinês começou a minerar bitcoin

O governo Chinês tem uma visão diferente sobre as criptomoedas e o bitcoin (BTC). Segundo o repórter da mídia estatal chinesa, Colin Wu, o governo tem utilizando o BTC em atividades de mineração, aponta o relatório.

A China é a maior mineradora de criptomoedas do mundo, atividade de alto consumo de energia. Entretanto, o relatório aponta que o data center de coleta do governo de Pequim está sendo usado em atividades de mineração de bitcoin. 

Além disso, o relatório de Colin Wu aponta que o data center na capital da China foram solicitados a enviar feedback para “resolver a situação”. Pois, há preocupações com o consumo de energia relacionado a mineração. 

O relatório cita Yu Jianing, presidente rotativo do Comitê Especial da Blockchain da China, para afirmar que os requisitos ambientais do país podem fazer com que a mineração de criptomoeda seja mais “estritamente regulamentada”. 

Uma pesquisa publicada no início de abril, aponta que a China poderá gerar 130,5 milhões de toneladas gás carbono até 2024 com a mineração das criptomoedas. A China processa 80% das transações de bitcoin no mundo.

Bitcoin pode ser a chave para o futuro da energia limpa

Entretanto, o bitcoin pode ser a chave para o futuro da energia limpa. Além disso, o próprio governo Chinês pode incentivar o uso de energias renováveis para a mineração. De acordo com o estudo de Wang Shouyang da Chinese Academy of Sciences, o governo deve focar em melhorias no sistema, criando mais usinas com fontes renováveis, por conta da alta demanda de mineradores.

“A intensa operação de bitcoin em rede blockchain na China deve crescer rapidamente como uma ameaça que poderia minar o esforço de redução de emissões. Se o preço da eletricidade nas regiões de energia limpa da China ficassem mais baratos do que nas regiões de carvão, os mineradores teriam mais incentivos para migrar”, afirmou Wang. 

Segundo Wang, ações governamentais e subsídios podem ajudar a resolver esse problema. O White Paper publicado pela Square e ARK Invest, afirma que o BTC pode ser a chave para o futuro da energia renovável. 

Portanto, o bitcoin pode proporcionar uma energia mais limpa e mais barata com a energia solar que teve uma redução de custo nos últimos anos de 90%, e com a energia eólica que reduziu 71%. 

A criptomoeda pode possibilitar uma flexibilidade para construir projetos solares e eólicos. A mineração pode ajudar a absorver o excesso de energia gerado, e conseguir manter sua capacidade de atender a demanda do consumidor durante o dia. 

China bane mineradores para poupar energia 

Em março, o governo distrital da Mongólia, determinou o fechamento de todas as instalações de mineração de criptomoedas na região para conseguir cumprir com sua meta de uso energia. 

A Mongólia possui o custo de eletricidade mais barato do mundo, o que atrai diversos mineradores. Mas, a região também consome muita energia por conta da parte industrial para produção de aço, metanol e outros. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Dólar - EUA st
icon novembro 20, 2024

Adam Back especula sobre adoção do Bitcoin pelos EUA

Escrito por João Victor
China
icon novembro 20, 2024

Bitcoin não é proibido na China, destaca tribunal

Escrito por João Victor