Porque o Bitcoin não pode ser banido? Entenda

bitcoin banimento governo investimento

A ascensão do Bitcoin nos últimos anos tem incomodado os governos e bancos ao redor do mundo. Isso porque o ativo ameaça o a dominância dessas entidades no mercado financeiro, e por isso, muitos países já consideraram — ou estão considerando — banir a criptomoeda.

Na Índia, por exemplo, o painel do governo recomendou a proibição da moeda digital, enquanto sugeriu a implementação de uma criptomoeda oficial do país para substituir o Bitcoin.

Além disso, recentemente foi apresentado um projeto de lei no país que visa sentenciar a 10 anos de prisão qualquer um que “gerar, manter, vender, transferir, emitir ou negociar” bitcoins ou outras criptomoedas.

O Bitcoin não pode ser banido 

O Bitcoin é uma plataforma de código aberto que não foi criada para ser monitorada. É justamente por isso que governos como o da Índia estão declarando guerra à criptomoeda.

No entanto, o ativo funciona em modo peer-to-peer (P2P), o que torna muito difícil para que qualquer governo consiga proibi-lo efetivamente.

Isso porque, mesmo que os governos declararem a criptomoeda como inconstitucional, ainda haverá pessoas negociando, já que não é preciso um intermediário, como um banco, por exemplo, para que as transações ocorram.

O Bitcoin percorreu um longo caminho até aqui, para conquistar a confiança de muitas pessoas. Atualmente, não apenas o sistema financeiro está se desenvolvendo, mas também o investimento em bitcoin e P2P está sendo utilizado para apoiar países com economias em combate, como é o caso da Venezuela.

Sendo assim, enquanto houver pessoas que lucram com o Bitcoin, haverá usuários. A moeda resistirá a quaisquer proibições que possam surgir.

Os governos até podem controlar a internet, de certa forma. Eles podem derrubar sites e, em alguns países, governos autoritários podem até bloquear o uso da Internet para a população, mas isso só é possível porque essa tecnologia ainda depende de servidores centralizados que os provedores de acesso à Internet e as regulamentações podem controlar.

No caso do Bitcoin, seu software distribuído foi desenvolvido mundialmente, de uma maneira que se torna difícil ser desativado. O ativo não pode ser banido porque depende da descentralização do nó.

O engenheiro do bitcoin Jameson Lopp afirmou:

“O Bitcoin não requer um endereço de e-mail, um nome ou até mesmo um gênero. O Bitcoin não pode banir usuários porque está ciente apenas de chaves aleatórias.”

Enquanto houver pessoas que lucram com o Bitcoin, haverá usuários. A moeda resistirá a quaisquer proibições que possam surgir, porque o governo pode tornar o ativo inconstitucional, mas não pode impedir que as pessoas o usem.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu