Ícone do site Criptonizando

Prefeito de Buenos Aires apresenta projeto para permitir pagamento de impostos com Bitcoin (BTC)

argentina-argentinos-bitcoin-ouro-ethereum

O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodriguez Larreta, fez hoje uma apresentação virtual divulgando maneiras de otimizar o governo da cidade, uma das quais é permitir que os moradores paguem impostos em Bitcoin (BTC) e criptomoedas.

O plano tem 12 objetivos principais, um dos quais é usar a tecnologia blockchain para proteger dados pessoais. 

Apelidada de Buenos Aires+, a visão geral se concentra fortemente na melhoria dos serviços públicos por meio de reformas tecnológicas.

“Temos a clara convicção de que os cidadãos devem possuir suas informações, seus documentos, porque confiamos em sua capacidade e eles têm a responsabilidade de fazê-lo”, disse Rodríguez Larreta durante sua apresentação. 

“Todo esse fluxo de dados, que vai aumentar exponencialmente, será protegido pela tecnologia blockchain, a segunda transformação.”

Rodriguez disse que até agora a cidade digitalizou quase 900 procedimentos diferentes. 

Segundo o prefeito, para acelerar este processo, será necessário tirar proveito das tecnologias digitais descentralizadas. 

Um rascunho do plano do prefeito foi lançado inicialmente em 10 de março.

“Também vamos trabalhar no pagamento de impostos, que é a nona medida do nosso plano. 

Junto com as principais empresas, estamos trabalhando para que quem desejar possa pagar seus impostos com criptomoedas.”

“As pessoas terão a possibilidade de autenticar digitalmente a sua identidade através de uma aplicação e terão acesso, num único local, às suas informações, documentação e registos pessoais, facilitando a gestão dos seus procedimentos, pedidos e autorizações”, escreveu no Twitter.

Rodriguez disse que alavancar a tecnologia blockchain “permitirá que os usuários tenham controle sobre seus dados”. 

Os serviços de identificação baseados em blockchain já foram amplamente explorados pela prefeitura, entre eles as iniciativas da ConsenSys, do Fórum Econômico Mundial, R3 e IBM.

No entanto, o município não planeja manter nenhum token como parte do tesouro público. 

O plano é fazer parceria com várias carteiras e processadores de pagamento para converter os criptoativos em dinheiro fiduciário – neste caso, pesos argentinos – imediatamente após serem feitos.

Você pagaria impostos em Bitcoin (BTC)? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Clube de futebol Tigres vai aceitar bitcoin como pagamento

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile