Ícone do site Criptonizando

Presidente da SEC direciona a atenção da agência de criptomoedas para IA

chefe-da-sec-criptomoedas-investidores

De acordo com reportagem da Bloomberg, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, está minimizando seu foco nas criptomoedas para direcionar sua atenção para a inteligência artificial (IA).

À medida que a IA começa a automatizar muitos processos humanos em finanças, Gensler alerta para os perigos que ela pode representar se não for controlada.

“A automação em massa pode ter implicações em cascata para trilhões de dólares em ativos negociados em mercados supervisionados pela SEC”, disse Gensler. 

Embora os recursos preditivos da IA ​​possam ajudar as empresas a atender melhor seus clientes, também podem ser usados ​​para obscurecer a responsabilidade quando as coisas dão errado, alertou.

Como professor do MIT, Gensler mergulhou no estudo da IA, sendo coautor de um artigo de 2020 sobre os riscos que o aprendizado profundo representa para o sistema financeiro.

Gensler argumenta que os atuais regimes regulatórios não estão preparados para administrar esses perigos. Seu artigo observou que a coordenação de modelos de IA entre as principais tradings poderia levar a uma maior volatilidade e instabilidade do mercado. 

Em julho, Gensler propôs uma das primeiras estruturas regulatórias para IA, exigindo que os gerentes de dinheiro avaliassem se o uso de IA ou dados preditivos poderia levar a conflitos de interesse, principalmente no que diz respeito ao melhor interesse dos clientes versus os lucros da empresa.

A mudança de foco de Gensler em direção à IA não indica que a SEC está afrouxando seu controle sobre as criptomoedas. 

Vários processos envolvendo grandes empresas de criptomoedas, como Ripple, Binance e Coinbase, estão pendentes, sinalizando que, sob a liderança de Gensler, a SEC continua comprometida em aplicar suas ações atuais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile