Ícone do site Criptonizando

Presidente da SEC sugere mais ações judiciais contra emissores de tokens de ação

chefe-da-sec-criptomoedas-investidores

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) passou os últimos quatro anos tentando controlar o incontrolável mundo do comércio de criptomoedas. E isso não vai mudar sob a supervisão de Gary Gensler, ao que parece.

“Trouxemos alguns casos envolvendo ofertas de varejo de trocas baseadas em segurança”, disse Gensler. “Infelizmente, pode haver mais.”

“Não se engane: não importa se é um token de ação, um token de valor estável lastreado em títulos ou qualquer outro produto virtual que forneça exposição sintética aos títulos subjacentes”, disse Gensler. “Essas plataformas – seja no espaço financeiro descentralizado ou centralizado – estão implicadas nas leis de valores mobiliários e devem funcionar dentro de nosso regime de valores mobiliários.”

O fim dos tokens de ação?

Algumas das maiores bolsas de criptomoedas do mundo oferecem tokens de ações para seus clientes. A FTX, que ainda ontem anunciou uma rodada de financiamento de US$900 milhões com uma avaliação de US$18 bilhões, é uma das bolsas que lideram essa cobrança. 

No entanto, não disponibiliza esses produtos de investimento para clientes dos Estados Unidos, presumivelmente porque a SEC já deixou bem claro que as trocas baseadas em títulos, independentemente do pacote de criptografia, devem obedecer às leis de títulos federais se quiserem ser negociadas em os EUA

Mas pelo menos uma exchange nos Estados Unidos achou por bem testar essas águas, independentemente do precedente legal. 

Abra, uma plataforma de investimento em criptomoedas e carteira digital, começou a oferecer versões tokenizadas de ações da Apple, Google e Netflix para clientes dos Estados Unidos em meados de 2019. Ela deixou de fazê-lo em julho de 2020, após multas da SEC e da CFTC .

Binance, a maior bolsa do mundo em volume de negócios, anunciou há apenas cinco dias que deixaria de oferecer tokens de ações globalmente. 

Claramente, alguns dos maiores participantes do mercado podem ver para que lado o vento regulador está soprando.

SEC em comandando em rédeas curtas

Enquanto isso, Gensler, que alguns membros da indústria acreditavam que teria uma abordagem mais branda às criptomoedas em comparação com Jay Clayton – e até aprovaria aquele ETF de Bitcoin indescritível, parece pronto para manter o status quo da Comissão.

LEIA MAIS: Elon Musk afirma que conta com Bitcoin, Ethereum e Dogecoin em sua carteira e na de suas empresas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile