Ícone do site Criptonizando

Presidente do BCE alerta que bancos centrais podem “perder o controle” sem CBDCs

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que os bancos centrais podem perder relevância se não adotarem as moedas digitais do banco central (CDBC).

Lagarde argumentou que os Bancos Centrais são vistos como “âncoras monetárias” pelos bancos comerciais, o que os obriga a permanecer relevantes no cenário financeiro.

“Onde estamos nós, banqueiros centrais? Temos atuado como âncora monetária em relação aos Bancos Comerciais e ao dinheiro privado. Se não estivermos nesse jogo, se não estivermos empenhados em experimentar e inovar em termos de dinheiro digital do banco central, corremos o risco de perder o papel de âncora que desempenhamos por muitas e muitas décadas”.

Ela também lembrou que houve episódios na história em que um Banco Central não estava disponível tão robusto quanto uma “âncora”, o que “precipitou crise após crise”.

“Queremos voltar àqueles dias? Provavelmente não… Como resultado, temos que responder à demanda por esses pagamentos digitais para manter o papel de âncora que temos desempenhado regularmente.”

Embora a UE ainda não tenha iniciado um programa CBDC em toda a União, a maior parte dos governos estão trabalhando na tecnologia.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile