Ícone do site Criptonizando

Presidente do Irã ordena que Banco Central defina estratégia nacional de mineração de criptomoedas

irã-presidente-mineração-criptomoeda-bitcoin-minerar-banco-central-estratégia-plano-nacional-notícias

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, ordenou que o Banco Central do país (CBI), juntamente ao departamento de energia e ministério de tecnologia da informação e comunicação, definam uma estratégia nacional de mineração de criptomoedas.

De acordo com o site de notícias local, a nova abordagem acerca da indústria emergente de bitcoin e criptomoedas deve incluir regulamentação e receita de mineração.

A determinação foi dada por Rouhani na semana passada, durante a 137ª sessão da sede de coordenação econômica nacional, portanto, ainda não foram divulgados ao público novos detalhes sobre o assunto.

Também não está claro por qual motivo o presidente quer que as autoridades do país revisitem a regulamentação sobre a mineração de bitcoin.

O Irã foi um dos primeiros países a reconhecer oficialmente a mineração de criptomoedas como um setor legítimo em julho do ano passado, em um esforço de fiscalização contra o contrabando.

De acordo com um relatório em janeiro deste ano, a nação já emitiu cerca de 1.000 licenças para mineradoras em todo o país realizarem a prática e venderem os ativos produzidos, incluindo a maior companhia de mineração do país, a iMiner.

Atualmente, o Irã tem uma participação de 4% na taxa de hash total do bitcoin, segundo o Bitcoin Mining Map. O valor representa o dobro de apenas 8 meses atrás, em setembro de 2019.

Durante uma conferência islâmica na Malásia no ano passado, o presidente do Irã chegou a propor a criação de uma criptomoeda como alternativa ao dólar americano, visando reduzir a dependência na moeda no comércio internacional.

Segundo ele, as nações muçulmanas devem intensificar a cooperação financeira e comercial para combater a hegemonia econômica dos EUA.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile