Presidente eleito da Colômbia é favorável ao Bitcoin (BTC)

O recém eleito presidente da Colômbia, Gustavo Petro, candidato abertamente de esquerda, já demonstrou algumas vezes, sua simpatia pelo bitcoin.

Petro já fala publicamente sobre a criptomoeda e sobre o seu processo de mineração. Em suas declarações, evidencia como a tecnologia blockchain pode retirar o poder das mãos do governo.

Em seu posicionamento, o presidente eleito evidencia as mudanças profundas que o processo de mineração pode causar no país.

Gustavo Petro e o Bitcoin

Em relação à mineração de criptomoedas, Petro considera a atividade uma alternativa econômica atraente para o país. 

Segundo ele, o país tem uma boa malha hídrica, podendo gerar energia renovável para a atividade em território nacional.

“E se a costa do Pacífico aproveitasse as fortes quedas dos rios da serra ocidental para produzir toda a energia da costa e substituir a cocaína pela energia das criptomoedas? A moeda virtual é pura informação e, portanto, energia.”

“Bitcoin tira poder de emissão dos estados”

Pelo Twitter, em 2017, Petro já disse que o Bitcoin tira o governo do poder de emissão da moeda, sendo então, uma moeda comunitária.

“O Bitcoin retira o poder de emissão dos estados e a senhoriagem da moeda dos bancos. É uma moeda comunitária que se baseia na confiança de quem realiza transações com ela, pois é baseada no blockchain, a confiança é medida e cresce, daí sua força.”

Com esse tipo de declaração o novo presidente demonstra entendimento sobre a tecnologia blockchain e seu intuito. Mas ainda não está claro se seu plano de governo contempla alguma diretriz para a inserção da tecnologia em seu mandato.

Declarações sobre o que a disrupção que as criptomoedas podem trazer, não evidenciam se elas terão, ou não espaço no governo do próximo presidente da Colômbia.

Gustavo Petro não é o primeiro no governo colombiano a mostrar uma posição favorável às criptomoedas. Jehudi Castro Sierra, conselheiro na última gestão presidencial, declarou que o bitcoin era uma ideia brilhante.

O bitcoin é negociado a cerca de US$ 21 mil, com alta de 5,80% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

LEIA MAIS: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza