A Monochrome Asset Management decidiu expandir suas operações com ativos digitais após o sucesso do lançamento do primeiro ETF spot de Bitcoin do país, em junho deste ano. Agora, a companhia está se concentrando na aprovação de um novo produto: o Monochrome Ethereum ETF (IETH), que está aguardando a decisão das autoridades reguladoras, com expectativa de um parecer até o final de setembro.
O IETH será listado na Cboe Austrália e terá como diferencial o fato de ser um fundo totalmente regulado. Ao contrário de outras formas de investimento em criptomoedas, muitas vezes associadas a ambientes não regulados, este produto proporcionará segurança e transparência para investidores, principalmente os mais cautelosos com o setor.
A Monochrome também destacou que o ETF oferecerá acesso duplo, permitindo transações tanto em dinheiro quanto em espécie. A empresa pretende disponibilizar o produto de Ethereum nas principais plataformas de corretagem do país, tornando-o acessível a investidores individuais e institucionais.
No cenário global, a demanda por ETFs spot de ETH continua fraca, com o dia 3 de setembro registrando uma saída de US$ 47 milhões desses produtos, a maior em quatro semanas.
Já no mercado de derivativos da altcoin listados na CME, o volume de negociação está ruim desde a chegada dos ETFs spot. Apenas em agosto, essa métrica caiu 28,7%, chegando a US$ 14,8 bilhões, o menor nível desde dezembro de 2023.