Ícone do site Criptonizando

Processo acusa Binance de provocar colapso da FTX

Uma ação coletiva foi movida em 2 de outubro no tribunal federal da Califórnia acusando a exchange de criptomoedas Binance e seu CEO Changpeng Zhao (CZ) de concorrência desleal e de manipulação do mercado para desencadear a queda da exchange rival FTX.

A ação foi movida por um usuário da FTX que perdeu ativos quando a FTX entrou em colapso e pediu falência no mês passado. O processo alega que a Binance, que detinha uma participação no token FTT da FTX, fez declarações públicas falsas sobre a venda dessa participação, fazendo com que o preço da FTT caísse, e depois fez declarações enganosas sobre a intenção de adquirir a FTX, estabilizando temporariamente o preço da FTT antes de recusar novamente uma aquisição.

De acordo com a denúncia, a Binance investiu no token FTT da FTX em 2019 e possuía até 5% do fornecimento total do criptoativo. Em 6 de novembro, CZ tuitou que a Binance venderia seu FTT restante devido a “revelações recentes”, fazendo com que o FTT caísse 14% em 24 horas. 

No entanto, o processo afirma que a Binance já havia vendido 23 milhões de FTT no valor de US$ 530 milhões um dia antes do tweet de Zhao.

O processo afirma que CZ enganou deliberadamente o mercado para provocar um declínio no FTT e minar a confiança no rival FTX. A ação alega ainda que os tweets de CZ em 7 de novembro sobre a assinatura de uma carta de intenções não vinculativa pela Binance para adquirir a FTX também foram enganosos, interrompendo temporariamente a queda da FTT. 

No dia seguinte, CZ twittou que a Binance afinal não iria adquirir a FTX, fazendo com que a FTT despencasse novamente e forçando a FTX à falência.

A ação coletiva acusa Binance e CZ de concorrência desleal, manipulação de mercado, práticas fraudulentas e declarações falsas, afirmando que suas ações foram motivadas pela animosidade em relação à FTX e ao lobby de seus fundadores por uma maior regulamentação das criptomoedas. 

Ele afirma que a Binance se envolveu em táticas de “isca e troca” para acelerar o colapso da FTX depois que a empresa vendeu sua participação na FTT.

A ação busca indenização para usuários da FTX que não conseguem acessar seus fundos, bem como a restituição dos supostos ganhos ilícitos da Binance ao se beneficiarem às custas da FTX. 

Binance e CZ ainda não comentaram o processo. O caso ressalta a contínua falta de clareza regulatória em torno das criptomoedas à medida que as disputas decorrem nos tribunais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile