Processo: Solana Labs é acusado de vender títulos não registrados

Somando a mais um projeto blockchain no mundo jurídico, a Solana Labs e os principais participantes do ecossistema Solana foram atingidos por uma ação judicial em 1º de julho no tribunal federal da Califórnia. Os acusados foram:

  • Solana Labs;
  • Fundação Solana;
  • Anatoly Yakovenko;
  • FalconX;
  • Multicoin Capital Management;
  • Kyle Samani.

De acordo com a ação coletiva movida por Roche Freedman LLP e Schneider Wallace Cottrell Konecky, em nome do demandante Mark Young, os acusados obtiveram lucros ilegais com o que os demandantes afirmam ser um título não registrado.

“Os réus obtiveram enormes lucros com a venda de títulos de SOL para investidores de varejo nos Estados Unidos, violando as disposições de registro das leis federais e estaduais de valores mobiliários, e os investidores sofreram enormes perdas”.

Além disso, o demandante apontou que o CEO da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, fez declarações deliberadamente enganosas sobre o fornecimento total circulante do token.

Young entrou no mercado da Solana entre agosto e setembro de 2021. No início do período, o preço da altcoin era de US$36.20. Como resultado da euforia em torno das plataformas de contratos inteligentes, o token SOL terminou setembro sendo trocada de mãos a US$140.

No entanto, o mercado de criptomoedas passou por severas correções. Só para exemplificar, o bitcoin perdeu 55% de sua capitalização de mercado entre 1º  de outubro de 2021 e 9 de julho de 2022. 

Esse movimento levou o mercado de altcoin e a Solana não foi uma exceção. A concorrente do Ethereum corrigiu 76% no mesmo período.  

O que podemos esperar do processo?

Nesse cenário, se o token SOL for considerado um título, grandes exchanges, como  Coinbase e Binance, podem ficar sob o radar do regulador por listar tokens semelhantes. Dessa forma, o mercado pode esperar uma remoção da altcoin das plataformas de trocas de criptomoedas. 

O caso da Solana traz uma lembrança muito forte do que aconteceu com o XRP, token da Ripple, logo após a SEC imputar a altcoin como um título e processar a empresa de blockchain por fazer uma venda não autorizada dos mesmos. 

Investidores apostam na Solana

Apesar da acusação que veio a público, a Solana tem apresentado um bom desempenho no mercado. A criptomoeda, de acordo com o DappRadar, tem potencial para ultrapassar o Ethereum na arena dos tokens não fungíveis (NFTs). 

A loja de dApps apontou que o volume de negociação da Solana aumentou em meio a quedas observadas em outros blockchains, incluindo o da principal altcoin do mercado. Afinal, a rede blockchain viu um aumento no volume de negociação de 21%. 

No mesmo palco, Ethereum, Binance Smart Chain (BSC) e Polygon (MATIC) sofreram pesadas perdas de 41%, 22% e 59%. 

LEIA MAIS: Hack do Axie Infinity começou com vaga de emprego falsa

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 15, 2025

Pump.fun inova e vai distribuir receita com criadores: Chegou o momento da SOL brilhar?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 19, 2025

Bitcoin: Jack Dorsey gera polêmica ao propor mudança de sats para bits

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 15, 2025

NEIRO explode 270%: ela pode flipar a DOGE em 2025?

Escrito por Thiago Barboza