Projeto de blockchain quer garantir acesso à superfície da Lua

lua token blockchain diana apollo 11

Um novo projeto de blockchain, planeja garantir acesso à Lua através de um registro que dividiria e tokenizaria partes da superfície lunar.

Lançado em 19 de julho, apenas um dia antes do 50° aniversário do pouso na lua da expedição Apollo 11, o projeto foi apelidado de Diana — nome da deusa romana da caça e da lua.

Seu objetivo é garantir acesso seguro à Lua, dada a alta probabilidade de os governos explorarem o espaço em busca de riqueza de recursos.

De acordo com seu whitepaper, o projeto visa “definir claramente os possíveis direitos da humanidade à Lua, dada a possibilidade crescente de disputas de propriedade, por meio de registro coletivo”.

O documento também cita o Artigo II do Tratado do Espaço das Nações Unidas:

“O espaço exterior, incluindo a Lua e outros corpos celestes, não está sujeito à apropriação nacional por reivindicação de soberania, por meio de uso ou ocupação, ou por qualquer outro meio.”

Contudo, o tratado não menciona a propriedade privada da lua, como aponta o whitepaper, que lista” desenvolver o modelo de negócios para a posse da Lua” em seu roteiro.

Com isso, o projeto estaria contornando, de alguma forma, a propriedade privada e a exploração teórica dos recursos da Lua por atores hegemônicos ao dividir e tokenizar a superfície da Lua em cerca de 3,8 bilhões de peças.

A proposta visa o registro com dois tokens padrão ERC-20: um deles, chamado DIA, atuará como prova indivisível do registro de uma célula da superfície lunar, enquanto os tokens MOND serão tokens de transação lastreados em dólar.Mais Lidas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

memecoins
icon maio 15, 2025

NEIRO explode 270%: ela pode flipar a DOGE em 2025?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 13, 2025

Pi Network sobe para US$ 1,35, ultrapassando Polkadot e Toncoin 

Escrito por Thiago Barboza
TRON (TRX)
icon maio 15, 2025

Sistema de energia da TRON impulsiona a evolução blockchain

Escrito por Thiago Barboza