Ícone do site Criptonizando

Proposta do Banco Central pode permitir saque de bitcoins em caixas eletrônicos no Brasil

caixa-eletronico-bitcoin-criptomoedas-brasil-saque-banco-central

O Banco Central do Brasil lançou uma Consulta Pública sobre uma proposta de sistema que visa garantir a interoperabilidade de caixas eletrônicos para que fintechs, pequenas e médias empresas também possam usar a rede no país.

Caso a medida seja implementada, fintechs e empresas de criptomoedas poderão liberar ‘saques’ em bitcoins, por meio do uso do sistema para fazer a conversão de criptomoedas para Reais.

A proposta altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682, de 4 de novembro de 2013, para disciplinar a modalidade de arranjo de pagamento de “saque e aporte” no âmbito dos arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Segundo o Banco Central, o objetivo é trazer mais competição ao sistema financeiro e permitir que instituições de menor porte, que hoje enfrentam dificuldade em oferecer serviços de ‘saques’ em dinheiro físico para os clientes, acessem a rede disponível.

Conforme declarou o diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello ao jornal Valor:

“Há evidências de que instituições de menor porte têm enfrentado dificuldade em dar acesso a esses serviços a seus clientes.”

A proposta de Circular ficará em consulta pública até 14 de fevereiro de 2020. Para acessar o Edital da Consulta Pública 75/2019, clique aqui.

As empresas Atar, Alterbank e Uzzo já fazem a conversão dos criptoativos para Reais usando as gigantes Mastercard, Visa e Ello.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile