Ícone do site Criptonizando

Putin fala da importância da descentralização do sistema financeiro

Putin - Bitcoin, criptomoedas

O presidente russo, Vladimir Putin, comentou sobre a importância de construir um sistema financeiro descentralizado para a economia global. 

Como parte de um discurso durante o segundo Fórum Econômico da Eurásia, Putin explicou os vários benefícios que um sistema descentralizado traria para a economia mundial:

“É claro que a estabilidade de todas as finanças globais dependerá em grande parte dessa descentralização. Quanto mais descentralizado for, melhor para a economia global. Será menos dependente da evolução da crise nos países que ainda têm uma vantagem como moedas de reserva globais”.

Tal descentralização do sistema financeiro traria uma melhor preparação para eventos como um eventual calote da dívida americana, ou um aumento dramático da inflação no país, o que afetaria outros países que utilizam o dólar como reserva e para liquidações internacionais.

Além disso, Putin acrescentou que esta descentralização permitirá a despolitização da economia global.

Descentralização de pagamentos

Parte desse novo sistema financeiro global que está sendo criado tem a ver com a desdolarização dos canais de pagamento em todo o mundo e a mudança para moedas nacionais.

Nesse tópico, a Federação Russa vem completando esforços para reduzir a participação do dólar americano em seus acordos internacionais, passando a usar o yuan chinês e outras moedas nacionais.

Putin observou que outros países também estão se movendo nessa direção:

“Muitas outras economias em rápido desenvolvimento no mundo também estão mudando para o uso de moedas nacionais em acordos de comércio exterior, incluindo China, Índia e países latino-americanos”.

A possível emissão de uma moeda comum para o bloco de países do BRICS, revelada em discussão por Putin durante o fórum de negócios do BRICS no ano passado, também serviria nessa direção, permitindo o desenvolvimento futuro de métodos alternativos de pagamento fora do dólar americano.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile