Ícone do site Criptonizando

Quando o Bitcoin será finalmente adotado pelas massas?

bitcoin adocao em massa

Tem ocorrido muitas discussões sobre o que é necessário para que o Bitcoin passe a ser adotado pelas massas. Alguns argumentam que o fator mais importante é o envolvimento de grandes instituições e a consolidação dos mercados futuros.

Outros sustentam que caixas eletrônicos de Bitcoin e sua aceitação cada vez maior em lojas de varejo é o caminho. No entanto, a partir de tudo isso, uma verdade surge: O Bitcoin se tornará mainstream apenas quando se tornar uma necessidade.

O papel das instituições

Muitas instituições já anunciaram sua intenção de entrar no mundo das criptomoedas. A Fidelity Investments, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, confirmou recentemente que está na fase final de testes de sua nova plataforma de negociação de criptomoedas.

Também temos a Bakkt – a plataforma de negociação de futuros de Bitcoin da Intercontinental Exchange (ICE), dona da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

No entanto, a questão é: Essas coisas são tão importantes para que o bitcoin passe a ser adotado em massa? Essas instituições irão realmente impulsionar o uso da criptomoeda? Irão ajudar, sem dúvidas. Mas, pelo que parece, o principal resultado disso será um aumento na exposição do Bitcoin e o fortalecimento da sua especulação, com o único propósito de obter lucros. E isso não é adoção.

Varejistas e caixas eletrônicos de Bitcoin

Tudo o que foi dito acima ajudará, não há dúvidas sobre isso. No entanto, sozinhos, não serão suficientes.

Recentemente foi dito no Twitter que o Bitcoin terá uma grande adoção somente quando “deixar de ser uma comunidade e começar a ser uma necessidade”.

De fato, para o Bitcoin se popularizar, as pessoas precisam usá-lo. Ele deve ser visto não como uma alternativa de pagamento, mas como uma necessidade real.

Então, quando o Bitcoin se tornará popular?

Podemos ver claramente que há uma comunidade forte em torno da moeda, mas isso é suficiente. O uso real ainda é insignificante e continua a ser um ativo altamente especulativo, que é visto principalmente como uma ferramenta geradora de lucros.

Talvez o sinal mais claro de que o Bitcoin tenha se tornado popular será quando paramos de valorá-lo em termos de moedas fiduciárias. De fato, 1 BTC é 1 BTC, não US$ 10.000. Quanto mais rápido isso acontecer, mais cedo ele chegará até as grandes massas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile