Ícone do site Criptonizando

“Quem lançar primeiro poderá dominar o mundo”, diz CEO da Binance sobre disputa entre Libra x criptomoedas chinesas

corrida facebook tencent china binance

É seguro dizer que o anúncio oficial do Facebook sobre a criação de sua própria criptomoeda, a Libra, agitou completamente não só o cipto mercado e seus entusiastas, mas também os reguladores de diversos países.

Um deles é a China, que em meio a sua guerra comercial com os Estados Unidos, também planeja banir a mineração de criptomoedas no país.

No entanto, com os obstáculos que a Libra do Facebook já está enfrentando nos EUA a respeito da regulamentação da criptomoeda, surgiram especulações a respeito da probabilidade das empresas chinesas WeChat ou Tencent lançarem tokens concorrentes.

Ao falar sobre a importância da discussão a respeito do papel das criptomoedas no sistema financeiro global nos últimos anos, Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da exchange de criptomoedas Binance, citou a possível corrida entre o Facebook e a Tencent, e a atitude de seus respectivos países quanto a isso.

Em seu perfil no Twitter ele diz:

Tencent or Facebook? = RMB or USD stable coin world domination for the first mover. Still fiat, but world domination.

Regulators in one country can’t touch the other. The can only help grow their own “child”, even if just a bastard one. Race is on.https://t.co/lTO2qARMAJ https://t.co/YlLljtDHJC

— CZ Binance (@cz_binance) July 9, 2019

“Tencent ou Facebook? = Domínio mundial para quem se mover primeiro: a stablecoin em RMB ou USD. Ainda é fiduciária, mas é domínio mundial. Reguladores em um país não podem tocar o outro. Eles só podem ajudar a criar sua própria “filha”, mesmo se ela não for legítima. A corrida começou.”

Em outras palavras, os governos vão preferir apoiar uma criptomoeda no seu país para fortalecer sua posição no comércio global, ao invés de lutar contra ela e acabar se enfraquecendo com isso.

“Libra aumentará a influência dos EUA em muitas partes do mundo. Imagine se a Tencent/WeChat emitisse uma antes do Facebook, onde residiria essa influência?”

Entre a empresa americana e a chinesa basta esperar para saber quem fará o próximo movimento, que pode decidir uma vantagem enorme em termos de domínio e alcance do mercado.

Ainda sobre essa questão, CZ afirmou:

“Os países devem encorajar seus gigantes da tecnologia a emitir sua própria criptomoeda (espero que na blockchain da Binance, eu sei, sem vergonha)”, brincou.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile