Ícone do site Criptonizando

Raiam Santos tem conta bancária bloqueada por juiz e Monark sugere comprar bitcoin

Raiam Santos

Raiam Santos

O criador de conteúdo e empreendedor Raiam Santos teve a sua conta bancária bloqueada no banco Itaú por decisão judicial. Como resposta, muitas pessoas apontaram para Raiam a importância do Bitcoin, incluindo o influenciador Monark.

Raiam publicou uma captura de tela no X, onde mostra que a sua conta bancária foi encerrada, decisão que já afetou no passado suas redes sociais. No entanto, o produtor de conteúdo não mencionou o motivo exato da decisão.

“Perdi as contas do Instagram. Perdi o canal do YouTube Agora minha conta foi bloqueada por determinação judicial. Qual o próximo passo?”

Raiam então perguntou a Monark “como usa esse tal de bitcoin”. Em resposta, Monark deu um resumo sobre como utilizar a principal criptomoeda com soberania:

“Cria uma carteira física, compra bitcoin em uma exchange, envia para carteira física, memoriza as palavras chaves, e seja feliz.”

Monark passou há alguns meses por problemas semelhantes. O produtor de conteúdo foi multado em R$ 300 mil, e após isso utilizou o bitcoin para sair do Brasil em direção aos Estados Unidos, onde permanece até hoje.

“Ele vai tirar todas as minhas contas, mas não vai conseguir tirar o meu bitcoin. Eu tenho uma camada de proteção.”

Notavelmente, Raiam Santos é um conhecido crítico do Bitcoin, e já chegou a afirmar que a criptomoeda está ligada ao governo russo.

Bitcoin como ferramenta

De fato, o Bitcoin pode servir como um dinheiro soberano, quando utilizado com auto-custódia. A auto custódia consiste em gerar e armazenar as chaves privadas de endereços de forma segura.

Uma vez em endereço próprio, não há formas de que esse bitcoin seja congelado ou confiscado, mesmo sob decisão judicial. A única forma de ter acesso a fundos armazenados dessa forma, é se o dono da carteira informar as chaves privadas que dão acesso à criptomoeda.

Além disso, o bitcoin se destaca por ser um ativo com liquidez internacional, negociado em todos os pares de moeda e jurisdições, semelhante a um tipo de ouro digital do século XXI.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile