Ícone do site Criptonizando

Ray Dalio: Império dos EUA pode colapsar junto com a economia mundial

Ray Dalio - Economia mundial

Ray Dalio, fundador e gestor do maior fundo de hedge do mundo, o Bridgewater Associates, com mais US$140 bilhões em ativos sob gestão, está preocupado com os rumos do império americano e com as fundações da economia mundial, que pode vir a colapsar em um futuro próximo.

Em novembro do ano passado, Dalio lançou o seu novo livro -Princípios para lidar com a mudança da ordem mundial: como e por que as nações têm sucesso e fracassam-, onde ele realiza uma análise sobre o momento conturbado da economia e da história mundial..

“Princípios para lidar com a mudança da ordem mundial examina os períodos econômicos e políticos mais turbulentos da história para revelar por que os tempos que virão provavelmente serão radicalmente diferentes daqueles que vivemos em nossas vidas – mas semelhantes aos que aconteceram muitas vezes antes.” – Afirma site do livro.

Caos economico e social

Como bem explicado por Dalio durante um podcast com Lex Fridman, as bases para a ordem mundial em que vivemos foram criadas em 1944, após o fim da segunda guerra mundial com o Acordo de Bretton Woods que, dentre outras coisas, estabeleceu a hegemonia monetária americana, devido ao fato do país possuir as maiores reservas de ouro do mundo, que eram utilizadas para lastrear o dólar.

Contudo, o sistema monetário fiduciário como conhecemos foi estabelecido após a quebra unilateral do acordo em 1971 pelo presidente Nixon, uma vez que o padrão ouro vigente já vinha há décadas sendo corrompido. Como consequência, o governo americano fez o que é considerado hoje o maior golpe da história da humanidade, uma vez que caloteou todos que acreditavam possuir reservas em ouro através dos dólares americanos.

Por mais técnico e descolado da economia real que toda essa história de padrão monetário pareça, esta mudança no principal meio de troca, reserva de valor e unidade de conta, teve um impacto profundo na economia mundial e na vida de bilhões de indivíduos e famílias.

Desde 1971, a desigualdade social disparou, a renda média despencou ao passo que a produtividade marginal continua crescendo. O site Wtfhappenedin1971 compila uma série de estatísticas e gráficos apontando para os acontecimentos posteriores ao ano de 1971.

Como consequência, estamos vivendo hoje um cenário de endividamento extremo, bem como um aumento massivo nas desigualdades sociais, cujas causas estão centradas no sistema financeiro. Para Dalio, este cenário pode culminar em uma guerra civil ou mundial para a maior nação do planeta.

“É muito importante lidarmos com isso agora. Podemos ter um tipo de guerra civil ou guerra internacional com base em como estamos nos comportando uns com os outros e em nossas condições financeiras. “

Um colapso do mercado de dívidas mundiais, mantidas hoje por um artificial sistema juros baixos, poderia ter consequências catastróficas para a economia global. Neste cenário, o colapso da moeda e uma quebra generalizada nos mercados seria inevitável.

Como se proteger neste cenário? Este é um assunto abordado por Dalio em seu novo livro. Quer compreender mais sobre o colapso sistêmico da economia mundial? Recomendo o livro brasileiro Bitcoin Red Pill, disponível gratuitamente no Kindle.

Leia mais: 3 países devem adotar o Bitcoin este ano, afirma CEO da Devere Group

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile