Ícone do site Criptonizando

Record, Band e outras emissoras fazem propagada de empresa suspeita de pirâmide com Bitcoin

Emissoras de televisão como Record, Band e SBT, assim como sites brasileiros famosos, têm divulgado uma empresa que possivelmente dá golpes com criptomoedas.

A Investimento Bitcoin é uma empresa que está sendo investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde abril deste ano por indícios de fraudes no estilo de pirâmides financeiras, de acordo com publicação do Valor Econômico.

O esquema, que promete retorno diário de 1% a 2% ao longo de um período de 300 dias úteis, já teve anúncios vinculados pelo SBT e foi divulgado pelos apresentadores Rodrigo Faro e Reinaldo Gottino, da Record, e José Luiz Datena, da Bandeirantes.

A empresa, que diz realizar operações em opções binárias que são pagas com total sustentabilidade, também anuncia na página principal do IG, um dos maiores portais de notícias do Brasil, cujo custo deste tipo de propaganda é de R$ 200 mil pela veiculação do banner por um dia.

Detalhes suspeitos

De acordo com o site, a empresa não tem sede no Brasil e aparentemente é de origem portuguesa, criada “por um Grupo de Especialistas Portugueses em Opções Binárias em Lisboa”.

“Atualmente somos uma Empresa de Investimentos Internacional com Presença Global em + de 30 Países no Mundo”, diz o site.

Contudo, a Investimento Bitcoin não revela nomes, endereço, CNPJ ou telefone, e só é possível fazer contato via e-mail e ticket de suporte.

As informações são de que, conforme o cliente vai ‘subindo de nível’, colocando outros investidores na rede, ele passa a receber prêmios como viagens, carros, motos, celulares, relógios e outros.

No entanto, segundo a empresa, os “principais rendimentos são de nossas operações financeiras e não do cadastro de novos investidores ao negócio”, afirma.

A explicação é usada como argumento para se desvencilhar de comparações com esquemas de pirâmide financeira:

“O que isenta a possibilidade de comparação da investimentobitcoin.com com ponzi (pirâmide financeira) ou qualquer ilegalidade”, diz o site.

Falta de transparência

Atualmente, os clientes da empresa não conseguem acompanhar o funcionamento do negócio — problema que, segundo a Investimento Bitcoin, deve ser resolvido em algum momento:

“Estamos desenvolvendo uma seção em nossa plataforma, onde todos os investidores poderão acompanhar as operações e os rendimentos da investimentobitcoin.com no mercado de opções binárias”, declara a empresa.

Empresa não cumpre o prometido

A empresa já conta com 30 queixas no ReclameAqui, onde há indícios de que não há cumprimento do que foi prometido.

Entre as reclamações, clientes citam a mudança no plano contratado, que passou de um aporte de um certo valor com rendimento de pelo menos 1% ao dia por um período de 300 dias, para rendimentos apenas em dias úteis.

Isso significa uma mudança no prazo de resgate do investimento, que agora será prolongado — tática comum de negócios irregulares.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile