Ícone do site Criptonizando

Rede Banco24Horas lança solução blockchain para otimizar transações

banco 24 horas tecban blockchain transações dinheiro

A  TecBan, responsável pela rede Banco24Horas, acaba de implementar a tecnologia blockchain para melhorar os saques em dinheiro físico nas unidades da rede interbancária.

Com o lançamento da solução desenvolvida na plataforma de blockchain da IBM, a empresa planeja melhorar as transações de transferência de dinheiro entre todo o setor bancário no Brasil por meio do compartilhamento de dinheiro entre as instituições.

“Se antes cada banco tinha a necessidade de ter seu numerário em cada local, agora a rede blockchain permite uma necessidade única de dinheiro em espécie por localização, independentemente de qual seja o banco, processando cada transação na rede blockchain e hospedando essas transações em uma única rede empresarial”, disse o diretor de TI da TecBan.

Segundo ele, com menos numerário distribuído, há “menos risco e mais eficiência para o sistema bancário”.

A solução também prevê a otimização intrabancária e entre custódias de valores através da blockchain da IBM.

De acordo com Fábio Morros, CTO da IBM Brasil, a rede da TecBan, baseada na plataforma blockchain da IBM e na IBM Cloud “coloca o setor bancário no próximo nível de transparência e segurança e estabelece um precedente transformador no mercado financeiro, não apenas no Brasil, mas em toda a região e no mundo”, declarou.

“Tecnologias disruptivas como blockchain e cloud têm o potencial de transformar os processos de negócio em qualquer indústria, especialmente quando temos ambientes de múltiplas partes interessadas e que a confiança nas atividades deve ser extremamente alta, tais como as dos serviços financeiros”, disse ele.

Com a solução, a TecBan venceu o prêmio de tecnologia As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Serviços financeiros, realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile