Ícone do site Criptonizando

Região econômica de Honduras reconhece bitcoin como moeda corrente

A região de Próspera, localizada em Honduras, estabeleceu o bitcoin como método de pagamento. Esta mudança permitirá o estabelecimento de contratos em bitcoin e até mesmo o uso para pagar impostos.

Próspera é uma região autônoma, localizada na ilha Roatan, que foi fundada sob os princípios de liberdade econômica. A região está se estabelecendo através de um governo privado, que possui sua própria estrutura regulatória e tributária. 

A Próspera foi inspirada em outras regiões econômicas semi independentes ao redor do mundo, como Shenzhen, na China, e Dubai, nos Emirados Árabes.

No entanto, o bitcoin não será moeda de curso obrigatório na região, conforme estabeleceu o governo de El Salvador em 2021. A decisão afetará somente a região econômica especial de Próspera, e não toda Honduras.

Jorge Colindres, secretário de Próspera, destacou em publicação no X (Twitter) a importância da medida, que amplia a liberdade econômica na região:

“Em @ProsperaZEDE acreditamos no direito à liberdade financeira e à liberdade monetária. As pessoas devem ser livres de realizar transações, fazer a sua contabilidade e declarar impostos na moeda da sua livre escolha.”

A decisão de Próspera destaca o crescente movimento de reconhecimento do bitcoin como um dinheiro válido para impostos e outras atividades econômicas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile