Ícone do site Criptonizando

Região na Argentina permitirá pagamento de impostos em stablecoin

Tether

A província de Mendoza, na Argentina, agora suporta stablecoins como opção para pagamentos de impostos, anunciou o governo da região no sábado.

A Administração Tributária de Mendoza (ATM) está dando a seus cerca de dois milhões de moradores mais opções de pagamento online para seus impostos, em um esforço para avançar em direção à “modernização e inovação”, segundo o site do governo.

Em um documento de 11 páginas descrevendo o novo processo de pagamento com criptoativos, as stablecoins USDT da Tether e DAI da MakerDAO são mostradas como duas opções de pagamento possíveis. 

Os pagadores de impostos podem usar suas carteiras de criptomoedas Binance, Ripio, Buenbit, Bitso, Lemon ou Bybit, entre outras. 

Para realizar o pagamento, o site do caixa eletrônico gerará um código QR para os usuários digitalizarem suas carteiras de criptomoedas após preencherem as informações preliminares. 

Ao receber as stablecoins, o caixa eletrônico converterá as stablecoins vinculadas aos EUA em pesos para processamento e fornecerá aos pagadores um recibo da transação.

A província de Mendoza está localizada no oeste da Argentina, ao sul de San Juan e a leste da república do Chile.

A região é a quarta província mais populosa do país, com mais de 1,7 milhão de habitantes.

Com uma taxa de inflação de 64% ano a ano a partir de agosto, pode não ser surpreendente que o governo argentino veja valor em dar aos moradores a capacidade de usar criptomoeda que está sendo apresentada por alguns como uma proteção contra a inflação.

Com stablecoins atreladas ao dólar americano, a taxa de inflação de 8,5% dos EUA pode ser uma opção mais atraente para muitos.

No mês passado, o banco central da Argentina disse que qualquer pessoa que comprasse criptomoeda seria impedida de acessar o mercado de câmbio do país, supostamente em um esforço para conter as conversões em dólares.

Embora o presidente da Argentina tenha dito anteriormente que estava aberto a adotar o bitcoin como moeda legal, o relacionamento do país com as criptomoedas é complicado.

El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a estabelecer o bitcoin como moeda legal em setembro de 2021. 

No início deste ano, a Argentina adicionou criptomoedas ao seu regime regulatório antilavagem de dinheiro, exigindo que as empresas de criptomoedas relatassem informações adicionais ao governo. 

À medida que o governo federal da Argentina toma medidas para regular as criptomoedas, parece que entidades provinciais – como a de Mendoza – estão buscando a adoção do setor.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile