Ícone do site Criptonizando

Reguladores europeus estão preocupados com falta de especialistas em criptoativos

Europa

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) está preocupada com sua capacidade de acomodar novos regulamentos de criptomoedas que entrarão em vigor em 2025, argumentando sobre a falta de especialistas no setor.

Um dos desafios, segundo o presidente da EBA, José Manuel Campa, em entrevista ao Financial Times, é que será apenas até aproximadamente 2025, quando a agência saberá exatamente quais criptomoedas serão encarregadas de supervisionar.

Com sede em Paris e fundada em 2011, a EBA é responsável por supervisionar os regulamentos bancários em toda a União Europeia. 

A instituição define o padrão para regras em todo o setor bancário em todos os conjuntos de membros.

A UE finalizou seu pacote legislativo Markets in Crypto Assets (MiCA) em março deste ano. 

A nova legislação, que coloca um forte foco em stablecoins, busca alcançar segurança jurídica para a indústria de criptoativos, garantindo estabilidade financeira em todos os 27 países membros.

Campa, no entanto, reconheceu que a natureza “muito dinâmica” da indústria cripto significa que a regulamentação “naturalmente tende a ficar para trás”, acrescentando que em três anos as criptomoedas podem ter se “transformado em outros usos que não posso prever”.

Outra “grande preocupação”, disse Campa, é contratar e reter o pessoal especializado que a agência exige para supervisionar a indústria de US$ 1 trilhão.

“Isso está em alta demanda em toda a sociedade”, admitiu o presidente da EBA.

Uma maneira possível de integrar especialistas com habilidades no setor de criptomoedas seria, naturalmente, oferecer salários generosos, algo que o presidente da EBA disse que “não está dentro do alcance das possíveis discussões” entre a agência e a Comissão Europeia.

Embora Campa não tenha descartado que a EBA possa errar com o setor de criptomoedas em rápida evolução, ele insiste que o risco de reputação não é algo com o qual ele se preocuparia.

“Minha preocupação é mais garantir o risco que identificamos… se é administrado adequadamente”, disse ele. 

“Se não fizermos tão bem quanto deveríamos, teremos que viver com as consequências.”

O Congresso brasileiro discute atualmente projetos de lei para a regulamentação do mercado, que vem dividindo opiniões.

Mais recentemente, um novo regulamento foi o responsável por zerar os impostos sobre os equipamentos de mineração de Bitcoin.

O bitcoin é negociado a US$ 21 mil, com alta de 1,75% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile