O governo do Reino Unido anunciou hoje um pacote de mais de 30 reformas na regulamentação financeira, que inclui também o mercado de criptoativos.
Apelidadas de “Reformas de Edimburgo”, as medidas são projetadas para substituir a regulamentação da União Europeia.
O governo de Rishi Sunak planeja implementar essa mudança por meio dos regulamentos antes do final do ano, disse o chanceler do Tesouro, Jeremy Hunt.
De acordo com Hunt, os serviços financeiros são um dos cinco setores de crescimento para os quais o governo priorizará a revisão das leis da UE, com reformas levando adiante a visão do governo de um setor de serviços financeiros “globalmente competitivo” e tecnologicamente avançado que “atue no interesse das comunidades e dos cidadãos”.
“Nossa estrutura regulatória para serviços financeiros deve apoiar a inovação e a liderança em áreas emergentes de finanças”, disse o chanceler Jeremy Hunt em comunicado.
Hunt acrescentou que essas reformas criarão empregos, apoiarão empresas e impulsionarão o crescimento nas quatro nações do Reino Unido.
Nas próximas semanas, o governo do Reino Unido também apresentará uma consulta sobre a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC), com o Banco da Inglaterra divulgando um documento que estabelecerá considerações tecnológicas informando o potencial de criação de uma libra digital.
Sunak, que anteriormente trabalhou como gerente de fundos de hedge no banco de investimentos Goldman Sachs e substituiu Liz Truss como primeira-ministra em outubro, mostrou entusiasmo com a possibilidade de emitir uma libra digital no ano passado.
Em abril deste ano, Sunak, então chanceler do Tesouro do Reino Unido, delineou sua ambição de tornar o Reino Unido “um centro global para tecnologia de criptoativos”, com algumas medidas propostas, incluindo o reconhecimento de stablecoins.
Esses planos deram mais um passo à frente hoje, pois o governo disse que o Projeto de Lei de Serviços e Mercados Financeiros (FSM) estabelecerá um ambiente regulatório seguro para stablecoins e “garantirá que o governo tenha os poderes necessários para trazer uma gama mais ampla de atividades de criptoativos relacionadas a investimentos para o Reino Unido.”
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Mercado de baixa do Bitcoin (BTC) está no fim, afirma Arthur Hayes