Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PrimeXBT: as ações se recuperam após a estabilização dos retornos, à medida que Bitcoin recupera os ganhos após a expiração das opções

relatório primexbt

Tem sido uma semana de reviravoltas no mundo do comércio, com o mercado de ações se recuperando graças aos retornos de estabilização, enquanto o Bitcoin também disparou após ficar em baixa por algum tempo. Foi uma grande expiração de opção que fez com que o preço do Bitcoin subisse novamente, após pairar em torno de US $50.000 por um longo período.

O Bitcoin pode estar de volta, mas ainda há pressão sobre a moeda em algumas frentes. A incerteza regulatória em torno das criptomoedas continua a aumentar, apesar da normalização significativa, como é o caso da Tesla, que aceitou o Bitcoin como método de pagamento para seus carros.

As ações sobem novamente

As ações caíram no início da semana passada, mesmo com uma revisão positiva do PIB no quarto trimestre e uma queda surpresa nos dados semanais de pedidos de seguro-desemprego tiveram pouco impacto. As preocupações com a tensão entre os Estados Unidos e a China se intensificaram, já que as empresas americanas estão entre as primeiras de uma lista crescente de empresas que enfrentam um possível boicote na China devido às recentes decisões de compra de materiais baseadas em direitos humanos. Desta vez, a onda de vendas foi liderada pelas ações de Dow, e ações de bens de consumo como a Nike.

No entanto, as ações conseguiram ignorar os temores na segunda metade da semana para registrar aumentos dramáticos na quinta e sexta-feira.

O Dow e o S&P voltaram às máximas de todos os tempos, enquanto Nasdaq terminou a semana ligeiramente em baixa, depois de se recuperar nos últimos 2 dias úteis da semana. Os ativos de risco começaram a subir depois que os rendimentos dos títulos se estabilizaram, com o rendimento do Tesouro de 10 anos de referência caindo para cerca de 1,67%, sem aumentar mais.

Embora os rendimentos dos títulos tenham diminuído, o dólar foi negociado ligeiramente em alta. O USD ganhou contra todas as outras moedas, com o DXY se aproximando do nível 93,0, antes de igualar os ganhos no final da semana para fechar em 92,7. O ouro e a prata tiveram algumas vendas no início da semana, mas subiram junto com o mercado de ações, comportando-se estranhamente como um ativo de risco. O petróleo subiu acima de US $60 mais uma vez depois de se recuperar das vendas no início da semana. Mas a notícia de que o navio que tinha encalhado no Canal de Suez finalmente se desencalhou e fez com que os preços do petróleo caíssem cerca de 2% abaixo de US $60 no início da semana seguinte. No entanto, as tensões geopolíticas devido ao lançamento de novos mísseis pela Coreia do Norte e a tensão entre os Estados Unidos e a China podem pressionar a oferta e alterar o preço do petróleo.

O preço do BTC, sob pressão de várias frentes

A notícia de que a Tesla começou a aceitar Bitcoin como meio de pagamento para os seus carros fez com que o preço do BTC subisse, embora apenas por algumas horas, já que os problemas no mercado de ações derrubaram o preço do BTC no início da semana. Embora o anúncio da Tesla não seja novo, a principal conclusão é que a Tesla não planeja converter o BTC recebido como pagamento em moeda fiduciária, mas irá mantê-lo como BTC.

No entanto, isso não fez nada para o preço do BTC, já que a criptomoeda carro-chefe caiu 4 dias consecutivos, de $60.000 para $50.000. A incerteza regulatória é outra razão pela qual as criptomoedas têm estado mais fracas recentemente, desta vez com o anúncio de uma bolsa coreana de que está fechando as suas portas devido à sua incapacidade de cumprir as regulamentações coreanas.

Somado a essa negatividade está Ray Dalio, um investidor bilionário e fundador do maior fundo de hedge do mundo, Bridgewater Associates, que afirma que os governos provavelmente banirão o BTC no futuro.

Na frente técnica, alguns traders também temem que um topo duplo se forme no gráfico de BTC. No entanto, como estamos no meio do caminho entre o topo e o decote, ainda é muito cedo para supor que o decote se romperá, especialmente quando a tendência de alta ainda está muito intacta.

O grande número de contratos futuros e de opções BTC no valor de US $8 bilhões que venceram na sexta-feira também aumentou a cautela dos traders, já que muitos esperaram até depois da data de vencimento para abrir novas posições, temendo grandes oscilações de preço horas antes do vencimento. Na verdade, imediatamente após o vencimento dos contratos, o preço do BTC subiu, recuperando-se de $51.000 para $55.500 para mostrar o seu único aumento para a semana de sexta-feira. Durante o fim de semana, o preço do BTC continuou subindo aos poucos.

Alguns investidores institucionais provavelmente aceitaram a queda na semana passada, já que duas grandes retiradas de cerca de 14.000 BTC cada ocorreram na quarta e na sexta-feira na Coinbase Pro.

As notícias positivas sobre a adoção de recursos do governo também foram anunciadas na semana passada. Primeiro, é um sinal de que os governos podem estar começando a acumular BTC, o fundo de pensão da Nova Zelândia KiwiSaver anunciou que havia investido 5% de seu fundo de $350 milhões em BTC. Também foi revelado que o fundo soberano de Singapura Temasek Holdings vinha investindo em BTC.

As entradas institucionais desaceleraram em março

Embora a demanda institucional continue crescendo, o seu ritmo desacelerou em março.

Em comparação com a magnitude das vendas dos mineradores, a demanda institucional líquida caiu drasticamente desde fevereiro, o que implica que os mineradores têm vendido mais BTC do que a demanda institucional, o que explica a recente fraqueza dos preços. Precisaremos de mais demanda institucional ou que os mineradores parem de vender, para que o preço do BTC continue subindo.

A boa notícia é que as vendas dos mineradores começaram a diminuir na semana passada. O MPI ficou negativo desde 23 de março, sugerindo que os mineradores não estão mais vendendo BTC. Se essa tendência continuar, o preço do BTC pode começar a se recuperar.

Com a queda do preço do BTC, as stablecoins armazenadas nas bolsas tiveram um aumento, talvez devido aos detentores que tem vendido as criptomoedas por moeda fiduciária, enquanto as reservas do BTC nas bolsas continuaram diminuindo, sugerindo que os compradores de longo prazo ainda estão acumulando o BTC e levando-o fora das bolsas, um sinal positivo para o preço a médio e longo prazo.

Se fatores fundamentais derem uma guinada mais positiva, por exemplo, o mercado de ações se recupera ou o Fed diz algo mais moderado, o preço do BTC e o amplo mercado de criptomoedas podem se recuperar de forma bastante rápida e forte, pois há muitas stablecoins esperando.

O tamanho do mercado de moeda estável continuou a crescer, agora contribuindo com cerca de US $40 bilhões para a capitalização de mercado da criptomoeda.

Embora o preço do BTC esteja mais baixo ultimamente, a maioria dos especialistas concorda que o mercado altista atual ainda não acabou, pois a maioria dos dados ainda aponta para o BTC que ainda não atingiu o seu pico. Um desses índices é o risco de reserva, que é uma medida da convicção dos detentores de longo prazo. A relação risco/recompensa atual de 0,008 para investir e manter ainda é atraente em comparação com as máximas do ciclo anterior, quando a leitura foi de 0,02.

Enquanto isso, a busca por um ETF BTC dos EUA torna-se mais urgente, e tanto a Goldman Sachs quanto a Fidelity entraram com um processo na Securities and Exchange Commission (SEC) para obter um ETF BTC. Um ETF BTC agora parece ser mais uma questão de “quando” acontecerá, ao invés de “se” acontecerá, com 7 candidatos na disputa atualmente.

Com o despejo do BTC, as altcoins tiveram uma semana ainda pior, com muitas moedas perdendo mais de 10%. O grande mercado de altcoin apresentou desempenho inferior ao do BTC desde o final de fevereiro, embora os ganhos alternados tenham mantido as atividades vivas.

No entanto, na semana passada não houve uma ação altcoin que pudesse ser sustentada, e a maioria das moedas não foi capaz de sustentar os seus ganhos. Curiosamente, THETA conseguiu chegar ao top 10 das criptomoedas depois de quase dobrar, mas desde então se aposentou.

No entanto, ainda permanece no número 9, já que todas as outras moedas também caíram. Embora o mercado geral esteja fraco, algumas moedas com notícias de negociação da Coinbase tiveram grandes aumentos de preço. ANKR e STORJ viram aumentos de 100% cada logo após a Coinbase anunciar planos de listá-los. A FIL também viu um aumento de preço de 100% após o anúncio de uma colaboração com o LINK. Com a recuperação do BTC após a expiração das grandes opções, a maioria dos alts também está se recuperando no fim de semana.

Quanto à segunda maior criptomoeda, a ETH, embora seu preço tenha se afastado do máximo junto com o restante do mercado, a demanda ainda é alta. Além do uso de DeFi, a loucura de NFT aumentou tanto o uso de ETH que os blocos de ETH foram pelo menos 95% ocupados este ano. Desde que o DeFi ganhou popularidade em julho do ano passado, os blocos da ETH estão consistentemente cheios, em torno de 93%. Segundo os dados, no mês de março, os blocos da ETH estão ocupados entre 97% -98%.

A quantidade de ETH nas exchanges centralizadas atingiu o nível mais baixo de oferta de 12,9% dos últimos 19 meses, enquanto o saldo da ETH detida em contratos inteligentes atingiu mais de um quinto da oferta da ETH, de 21,11%. Isso elimina efetivamente cerca de 34% do fornecimento da ETH no mercado. Quando a atualização de queima de tokens for lançada em julho, espera-se que muito mais fornecimento da ETH seja retirado de circulação, o que muitos especialistas acreditam que acabará aumentando o preço da ETH.

Outras notícias notáveis ​​da semana passada incluíram uma nova reviravolta na luta da SEC contra os Ripple Labs. Um juiz dos EUA ordenou que ambas as partes no processo realizassem uma Conferência de Descoberta em 6 de abril, já que os advogados de Ripple alegaram que a SEC não forneceu um único documento em BTC e ETH daqueles solicitados.

Além disso, em sua moção, os advogados também alegam que a SEC não está produzindo documentação interna relacionada à situação jurídica da XRP. Os advogados também estão procurando por “quaisquer documentos de dez dos dezenove custodiantes propostos pelos réus”.

Além disso, de acordo com o advogado Jeremy Hogan, a SEC, em uma de suas defesas, inadvertidamente deixou implícito que as bolsas que se alistaram novamente e permitem a negociação da XRP não violaram nenhuma regra. De acordo com a Seção 4 do Securities Act, apenas a Ripple e suas afiliadas podem ser acusadas de vendas ilegais.

Esses novos desenvolvimentos aumentaram o otimismo, com alguns membros da comunidade XRP até exigindo que as exchanges coloquem os tokens de volta. A tag RelistXRP foi uma tendência no Twitter nos EUA no início da semana passada. O número de postagens relacionadas ao XRP em diferentes mídias sociais subiu vertiginosamente, com mais de 80% de todas as interações sociais otimistas no XRP. O engajamento social positivo levou muitos grandes investidores a adicionar mais XRP a seus portfólios.

De acordo com os dados da rede, as baleias grandes com mais de 10 milhões de tokens XRP começaram a aumentar em cerca de 5%, e aproximadamente 15 novas baleias se juntaram à rede na última semana.

Isso resultou no aumento do preço XRP de 20% de $0,46 para $0,55, já que os investidores acumularam o token novamente, e espera-se que a compra impulsionada pelo otimismo continue a elevar o preço XRP. Com cada novo desenvolvimento positivo, até o processo está encerrado.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile