Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PrimeXBT: as ações disparam para novos máximos, DOGE parece estar indo para a lua, enquanto o mercado de criptomoedas perde ganhos enormes

primexbt

Na semana passada, os mercados tradicionais se entrelaçaram com os mercados de criptoativos com a abertura de capital da Coinbase, se tornando a primeira bolsa de criptomoedas a fazê-lo. Essa foi uma ótima notícia para o crescimento e aceitação do Bitcoin, mas, infelizmente, não foi o suficiente para conter o derramamento de sangue tardio nos mercados.

O Bitcoin perdeu muitos dos ganhos que conseguiu recuperar na semana após quebrar um novo recorde histórico de mais de $64.000. Desde então, caiu para uma baixa semanal de $53.000. No entanto, os olhos não estavam totalmente voltados para o Bitcoin, já que outra moeda também atingiu uma alta impressionante: Doge. A moeda baseada em meme teve um aumento de 500% em apenas três dias.

Em outras notícias, o mercado de ações também se recuperou, já que os três principais índices conseguiram quebrar outra alta de todos os tempos após um gole nos rendimentos do Tesouro. Com este impulso para o mercado de ações, o dólar caiu, o que por sua vez ajudou a fortalecer outras moedas.

Uma semana de grandes movimentos

Foi uma semana muito esperada, já que todos os participantes do mercado aguardavam a listagem da Coinbase em 14 de abril. O mercado de criptoativos estava em chamas, enquanto o mercado tradicional viu o Nasdaq quebrar recordes históricos na terça-feira, antes que a Coinbase entrasse em ação.

Um número de inflação, “maior do que o esperado, mas não o suficiente para despertar medo”, divulgado no meio da semana, fez a bola rolar, com um sólido número de vendas no varejo contribuindo ainda mais para o sentimento positivo. Uma queda repentina nos rendimentos do Tesouro adicionou lenha à fogueira, levando as ações a outra alta em todos os três principais índices.

Por sua vez, os rendimentos do Tesouro dos EUA registraram sua maior queda em um dia desde o início de novembro na quinta-feira, com o benchmark de 10 anos fechando a semana em cerca de 1,58%, de 1,63% da semana anterior. O Dow Jones fechou em 34.179, o S&P em 4.181 e o Nasdaq finalmente quebrou seu recorde anterior para fechar acima dele em 14.040.

O USD recuou como resultado, com o DXY fechando a semana em 91,50, dando força a todas as outras moedas. O par EUR/USD e GBP/USD avançou cerca de 1% na semana, mesmo com o fraco avanço de AUD/USD. No entanto, o DXY Dollar Index está começando a nova semana um pouco mais forte em 91,65.

O ouro e a prata se recuperaram fortemente, com o ouro se recuperando da quebra de fundo duplo em $1.782 e a prata de volta acima de 26. Tempos melhores esperados para os preços das commodities devido ao aumento da inflação para o consumo pelos EUA e China e conforme suas economias reabrem. O petróleo também se recuperou, fechando a semana em $63,20, após se recuperar do suporte de$ 60.

O BTC atinge sua maior alta durante a explosão comercial da Coinbase, mas não consegue sustentar o preço

Como se a compra de 100.000 BTC não fosse um endosso forte o suficiente, o conselho de diretores da MicroStrategy agora vai pagar seus honorários em BTC. No entanto, o BTC dos salários não sairá de suas participações atuais, em vez disso, a empresa usará moeda fiduciária para comprar Bitcoin e com isso pagar seus diretores todos os meses.

Outros endossos vieram de personalidades como Robert Kiyosaki, que comprou BTC por US $9.000. Kiyosaki veio a endossar publicamente a maior criptomoeda por capitalização, enquanto afirmava que valeria $1,2 milhão por moeda em 5 anos. A revista Time também está lançando uma série de vídeos educacionais para ensinar as pessoas sobre criptomoedas e concordou em ser pago em BTC.

A explosão das cotações da Coinbase fez com que o preço do BTC subisse acima de US $64.000 antes que o desempenho medíocre do primeiro dia de negociação da Coinbase levasse alguns investidores ao lucro. A notícia de que 12.208 BTC, com um valor médio de US $750 milhões em um ataque de hacker em 2016 a uma cripto-câmbio, estava sendo vendido, abalou ainda mais o preço do BTC, já que os investidores estavam preocupados que esses 12.208 BTC fossem colocados no mercado.

Os investidores podem estar excessivamente preocupados, pois os compradores da Coinbase poderiam facilmente absorver esses 12.000 BTC, bem como mais de 12.000 BTC foram comprados e retirados nas últimas semanas. Isso é especialmente verdadeiro na sequência de mais boas notícias entrando no espaço criptográfico, com a confirmação de Gary Gensler, que se pronunciou a favor dos ativos criptográficos e é popular entre a comunidade de criptografia, como o novo presidente da Comissão de Bolsa de Valores dos EUA (SEC).

BTC e mercado de criptoativos despencam por medo de regulamentação

Dois eventos relacionados à regulamentação fizeram com que o BTC despencasse duas vezes de seu ponto mais alto. A primeira coisa que o afetou foi a proibição de criptomoedas pelo governo turco. A Turquia vem lidando com o problema da rápida depreciação da moeda há anos e decidiu banir o uso de criptomoedas como meio de pagamento em meio à sua própria crise monetária. Embora a participação da Turquia no mercado de criptoativos seja pequena, isso pode abrir um precedente ruim a ser seguido por outros países.

Marrocos também promulgou essa proibição. Esse medo fez com que o amplo mercado de criptoativos vendesse de forma bastante acentuada pelo padrão atual do mercado em alta, com o BTC caindo cerca de 3% nas primeiras 24 horas das notícias.

Então veio o grande evento. O que causou uma grande queda nos preços foi o boato de que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos poderia em breve acusar várias instituições financeiras de usar criptomoedas para lavagem de dinheiro.

Esta notícia, que vem na sequência de advertências de especialistas financeiros sobre restrições governamentais iminentes ou uma proibição de criptomoedas, não pode vir em pior hora, especialmente quando o BTC não tem impulso acima de US $60.000. O preço do BTC despencou de $60.000 para $50.000, ou cerca de 17%, enquanto as altcoins em geral perderam entre 15% e 35%.

O acidente destruiu um recorde histórico de mais de US $7 bilhões em alavancagem na primeira hora e outros US $4 bilhões nas próximas 6 horas, uma prova de como o mercado se tornou alavancado. Um total de US $10 bilhões em alavancagem longa foi liquidado, com a capitalização total de mercado de todas as criptomoedas caindo cerca de US $360 bilhões em horas para US $2,05 trilhões.

Conforme a nova semana começa, o mercado de criptoativos está começando a se recuperar da liquidação, com o BTC perto de $57.000 tendo se recuperado de uma liquidação de $50.000.

No entanto, antes do boato de que desencadeou a venda de liquidação, houve um aumento repentino nas opções de compra do BTC com vencimento em 30 de abril com um preço de $80.000 na sexta-feira. A participação em aberto na opção de compra 80K BTC continuou a crescer e mais de 1.600 contratos desse tipo foram adquiridos.

Embora isso não signifique necessariamente que o BTC ultrapassará 80.000 em 30 de abril, o aumento repentino dos juros é bastante alarmante, dada a fraqueza contínua do preço do BTC.

O aumento na quantidade de contratos em aberto na opção de compra do BTC também coincide com um aumento na Coinbase Premium, sugerindo que os compradores dos EUA estavam otimistas.

Esse otimismo pode ser devido ao aumento da taxa de hash BTC mais uma vez, desta vez para um recorde de 200 EH/s. Os especialistas da área sempre defenderam que o preço acompanhe a taxa de hash. Portanto, essa pode ser uma das razões pelas quais, apesar da incerteza em torno das regulamentações do mercado de criptomoedas, os compradores de BTC ainda esperam que os preços subam.

No entanto, no fim de semana, a taxa de hash caiu chocantemente para 129 EH/s pouco antes da quebra do mercado no domingo. Os especialistas atribuem a queda acentuada na taxa de hash como resultado do desligamento de mineradores na China devido a uma queda de energia instituída pelo governo chinês.

A taxa de hash de vários dos principais reservatórios de mineração BITCOIN caiu cerca de 25%. Os apagões foram necessários devido a uma “inspeção abrangente de segurança contra queda de energia” em Xinjiang, e é um exercício que abrange todo o estado, não visando instalações de mineração de criptoativos.

O volume de derivativos ETH desloca BTC conforme aumenta o interesse na negociação de ETH

Com BTC sem impulso para ultrapassar US $60.000 e o mercado de altcoin melhor, o interesse em negociar derivativos do BTC também diminuiu este mês. No entanto, a queda é compensada pelo aumento do interesse comercial em derivativos em ETH.

Apesar de contratos em aberto recorde de cerca de US $25 bilhões, os volumes futuros do BTC parecem ter diminuído no mês passado, caindo de US $117 bilhões em 15 de março para variar entre US $50 bilhões e US $75 bilhões este mês, de acordo com os dados. O volume e a quantidade de contratos em aberto nas opções BTC diminuíram desde que o valor recorde de US $6 bilhões em contratos expirou no final de março.

No entanto, tanto a quantidade de contratos em aberto quanto o volume de futuros de ETH têm aumentado, e os contratos em aberto atingiram máximos acima de US $8 bilhões, conforme os volumes aumentaram nas últimas semanas. Os mercados de opções de ETH também viram um aumento na atividade, com contratos em aberto chegando a máximos de 30 dias perto de US $3,2 bilhões. Os volumes de opções de ETH aumentaram 90%, dos $200 milhões para $380 milhões.

Isso sugere que os traders estão agora se agrupando para negociar ETH e suas próximas atualizações nos próximos meses, enquanto o BTC, que não tem notícias importantes que possam aumentar a volatilidade, está recebendo menos atenção. Isso poderia explicar uma ação de preço melhor para ETH em comparação com BTC na semana passada.

Até mesmo o grupo de investimentos Rothschild anunciou uma participação inicial de $4,75 milhões em ETH Trust de Grayscale. O gestor de ativos revelou na quinta-feira que suas ações no fundo Ethereum totalizavam cerca de US $4,75 milhões em 31 de março. Um fato interessante é que suas participações no BTC Trust eram de apenas US $1,92 milhão, o que pode sugerir que Rothschild é muito mais otimista em ETH do que no BTC.

A atualização de Berlim para redução de taxas envia ETH além de US $2.500 antes de se romper

A atualização de Berlim na última quarta-feira finalmente enviou o preço de ETH com poder de fogo suficiente para subir 20%, chegando a US $2.548. A atualização de Berlim reduzirá a taxa de transação do uso da blockchain ETH ao longo do tempo e se espera que reconquiste alguns usuários que mudaram para outras blockchain devido à alta taxa de gás ETH. Por exemplo, muitos mais usuários estão usando a rede Tron para enviar USDT, já que a rede Tron é muito mais rápida e não custa nada.

Muito mais USDT recém-cunhado está na rede Tron, com um aumento acentuado do USDT baseado em Tron sendo criado este ano. Isso, junto com outros desenvolvimentos em DeFi e NFT na rede Tron, que aumentou muito o uso e a adoção, mais que dobrou o token TRX desde o final de março.

Quanto ao ETH, com mais atualizações como Londres em junho e Optimistic, bem como EIP 1559 começando em julho, se espera um aumento de preço ETH depois de ter ficado atrás de muitos de seus concorrentes, com o BNB como o contendor mais próximo, que aumentou seu preço várias vezes.

O MPRV parece indicar que pode haver muito mais vantagens para ETH nos próximos meses. Se a evidência histórica for um bom indicador, um aumento semelhante no índice de MVRV como no passado pode estar à frente para ETH e, eventualmente, um múltiplo de 5 pode ser alcançado no final de maio. Isso se traduziria em um preço de $4.010 para ETH, um aumento de 70% em relação aos níveis atuais.

Com a empolgação em torno da listagem da Coinbase, tokens de outras exchange de criptoativos aumentaram e o BNB continuou a subir, quase dobrando de $360 para um máximo de 638 antes de cair para baixo de $500. Os tokens nativos de outras exchanges de criptoativos também aumentaram várias vezes este ano, mas todos perderam neste domingo desde então.

Com a atualização de Berlim supostamente capaz de reduzir as taxas de transação na blockchain ETH, os tokens de projeto DeFi construídos na ETH também tiveram alguns bons ganhos. AAVE, COMP, YFI, BAL, SUSHI, MKR aumentaram em 10-50% e voltaram à vida após ficarem em silêncio por 2 meses. No entanto, eles perderam quase metade de seus ganhos após a queda de domingo, mas estão se recuperando com o início da nova semana.

XRP dispara com a apresentação de uma moção para rejeitar o processo

O XRP continuou subindo perto de US $2 em meio a desenvolvimentos mais positivos: os executivos da Ripple entraram com uma moção para rejeitar o processo da SEC. Se a moção for concedida, o processo será encerrado. Retomando duas pequenas vitórias nas quadras, isso estimulou o sentimento no XRP a um ponto alto de todos os tempos, com o token crescendo em alto volume.

O máximo histórico de $3,30 está claramente próximo, embora o token tenha caído cerca de 50% depois de triplicar de valor. Uma vez que a SEC tem até 14 de maio para apresentar sua defesa contra o pedido de Ripple, podemos precisar de mais um mês para ver se o XRP pode testar seu máximo.

Outra boa notícia sobre XRP é que a CoinShares anunciou o lançamento de um novo XRP ETP na terceira maior bolsa da Europa, a SIX Swiss. CoinShares lançará de forma semelhante o mesmo ETP no Litecoin este mês.

DOGE, a estrela da semana ao chegar à lua com um aumento de 500%

No entanto, a conversa indiscutível da cidade é DOGE. No estilo DOGE usual, o token de meme dobrou em 24 horas por 3 dias, aumentando os espetaculares 500% em apenas 3 dias depois que Mark Cuban afirmou que seu time da NBA, o Dallas Mavericks, ganhou cerca de 112.000 DOGEs em vendas após apoiar abertamente o moeda meme em março. A principal importância desta notícia é que a equipe da NBA não venderá nenhum DOGE, mas manterá seu DOGE em seus balanços.

O aumento do preço para um máximo de US $0,45 colocou DOGE de volta no top 10 das criptomoedas, com uma capitalização de mercado de mais de US $41 bilhões e colocado no quinto lugar, ganhando o descontentamento de muitos detratores desta criptomoeda e especialistas em criptoativos. Mike Novogratz, do Galaxy Digital, até mesmo emitiu uma alerta terrível sobre os sinais de formação de bolhas nas altcoins que podem não terminar bem.

Charles Hoskinson de Cardano (ADA) até fez um vídeo no YouTube pedindo às pessoas que saíssem do DOGE. Apesar dessas advertências, o preço DOGE permaneceu forte, pairando acima de $0,30, sem se deixar abater pelo crash do mercado de domingo. Embora não tenha sido revelado muito sobre as causas do aumento repentino no preço do DOGE, os dados mostram que 12 bilhões de tokens DOGE foram transferidos em apenas 1 dia, na sexta-feira. Você pode ser uma baleia original vendendo sua participação para novos compradores influentes?

Com Elon Musk, Mark Cuban e um bando de celebridades apoiando o símbolo do meme, o DOGE pode continuar subindo às alturas? Muitos apoiadores do DOGE esperam que o token suba para US $1,00. Embora os não-DOGEs tenham rido muito dessa meta, ela não parece tão inatingível agora.

Com a temporada de altcoin em pleno andamento, os investidores de varejo estavam entrando no mercado em massa, como evidenciado pela interrupção experimentada por várias trocas de criptoativos focados no comércio de varejo nos últimos dias. Novos seguidores no Twitter dispararam desde fevereiro, possivelmente porque Elon Musk e outros especialistas em criptoativos gostam de postar comentários que movimentam o mercado no Twitter. Isso pode falar de espuma excessiva no mercado, com uma enxurrada de participantes do varejo entrando no mercado.

Portanto, o mergulho de domingo é realmente uma boa coisa para o mercado remover o excesso de espuma. O reinício é necessário para que o mercado em alta sustente uma escalada para níveis mais elevados no futuro próximo. As taxas de financiamento estão agora significativamente em território negativo após a liquidação, sugerindo que a espuma fosse removida e os investidores estão temerosos. Esse contra-indicador frequentemente implica que pode haver um fundo intermediário e os preços podem começar a se recuperar.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile