Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PrimeXBT: Bitcoin está em $60.000 enquanto os lucros oscilam entre Altcoins e os sinais mistos impactam as ações

primexbt0

O Bitcoin novamente viu alguma volatilidade em seu caminho para o último recorde de $61.000. A moeda disparou e foi corrigida, mas agora parece estar se acomodando em torno da marca de 60.000, após aquele surto de volatilidade.

Depois de desacelerar a sua ascensão e sacudir a sua queda, o mercado de Bitcoin, o mais estável, tem investidores que procuram altcoins, que estão oscilando entre altos e baixos.

Altcoins de baixa capitalização parecem ser o foco da semana, já que as grandes surpresas podem ser vistas mais abaixo na tabela de classificação por capitalização de mercado. Nomes como NPXS e BTT aumentaram, por exemplo, mais de 150% recentemente.

Isso também se deve ao aumento contínuo do DeFi, que está causando impacto em algumas das moedas pequenas, já que muitas delas que tiveram uma alta nesta semana têm algum tipo de conexão com DeFi.

Nos mercados tradicionais, os sinais contraditórios do FED deixaram o mercado de ações um pouco confuso. Desde que o Fed prometeu manter as taxas de juros baixas e mais tarde anunciou que não iria prolongar a regra da crise pandêmica que permitia aos bancos relaxar os níveis de capital, e o mercado de ações não sabe que caminho seguir.

Um mercado de ações na gangorra

O quadro geral na semana passada nos mercados tradicionais foi misto: os mercados subiram pela primeira vez depois que o Fed reiterou o seu compromisso de manter as taxas de juros nos níveis atuais baixos até pelo menos 2023, mas caíram no final do ano. Semanas após o Fed ter anunciado na sexta-feira que não vai prolongar a regra da crise pandêmica que permitiu aos bancos relaxar os níveis de capital.

Isso vai aumentar a necessidade de capital dos bancos, o que reduzirá a sua capacidade de fazer empréstimos. Com a notícia, as ações foram vendidas, lideradas por ações bancárias e financeiras. Tanto o Dow como o S&P caíram cerca de 2% de seus máximos históricos na sexta-feira, mas permaneceram inalterados durante a semana. Nasdaq caiu cerca de 1% depois que as vendas de tecnologia foram retomadas na quinta e sexta-feira.

Com o sinal misto que está sendo enviado pelo FED, se espera que as sessões sejam agitadas com os rendimentos do Tesouro de 10 anos cruzando acima de 1,7%, mas o dólar não conseguiu quebrar acima do nível 92. O mercado parece bastante incerto sem uma direção clara, com o ouro e a prata avançando cerca de 1% cada, mas o petróleo caindo 10% para uma baixa de US $59 antes de fechar a semana em US $61,50.

Os preços do petróleo caíram apesar de uma queda nos estoques de petróleo dos EUA, com o ressurgimento de casos de COVID-19 na Europa, levando os traders a lucrar, uma vez que a recuperação nos preços do petróleo manteu durante o meses.

Na reunião da política que acaba de ser aprovada, o Banco da Inglaterra (BOE) garantiu que continuará com as compras de títulos neste ano, citando o risco de atividades que ainda estão em queda. Os problemas com as vacinas e o ressurgimento de casos na Itália e na França são motivos de preocupação. O anúncio fez o GBP/USD cair de $1,40 para $1,3870.

No início da nova semana, a lira turca caiu 16% para perto de seu mínimo histórico depois que o presidente Erdogan demitiu o governador do banco central e colocou um banqueiro central moderado em seu posto. USD/TRY começou a semana subindo para uma alta de 31 meses acima de $8,00.

Vendas históricas com a queda do BTC no início da semana

Do lado das criptomoedas, a primeira parte da semana passada viu algumas vendas de pânico induzidas por traders depois que a Índia anunciou uma proposta para uma proibição total das criptomoedas. Como o mercado estava preso em posições longas, a queda no BTC e no mercado em geral foi intensa, com o BTC caindo de $61.800 para $53.000.

Na segunda-feira, mais de US $2 bilhões em posições de cripto ativos foram liquidados nas primeiras 24 horas, com liquidações em contratos futuros perpétuos em máximas históricas, ultrapassando US $1 bilhão em apenas 1 hora. Isso fala da ganância excessiva entre os traders depois que o preço do BTC ultrapassou US $60.000 no fim de semana, o que precisa esfriar para que o BTC tenha um lucro mais sustentável.

Os investidores e traders também saíram do mercado antes da reunião do US Federal Open Market Committee (FOMC), onde o presidente do Fed, Jerome Powell, deveria falar sobre as taxas de juros e os recentes máximos de rendimento. Os influxos de BTC para as bolsas aumentaram para cerca de 80.000 unidades, uma vez que os investidores enviaram BTC para as bolsas depois que o preço ultrapassou os $60.000.

Um gatilho específico que deu início à venda em cascata foi a disputada transferência de 18.900 BTC para a Gemini Exchange, o que preocupou os traders que iniciaram uma série de vendas. Alguns analistas disseram que era um alarme falso, pois a transferência era interna, enquanto outros disseram que a transferência era real. Enquanto Gemini disse que a transferência foi interna, alguns dados parecem sugerir que foi na verdade uma transferência para uma carteira externa.

Embora a entrada nas bolsas tenha aumentado significativamente na semana passada, ainda estava bem abaixo de 2018, que encerrou o ciclo de alta na época. Isso, junto com algumas outras estatísticas, pode significar que o mercado altista atual pode ter espaço para se mover ainda mais.

Por exemplo, um outro conjunto de dados revelou que os novos participantes do mercado de criptomoedas desta vez superaram os de 2017-2018, enquanto o pico de entrada nas bolsas é muito menor, o que implica que os novos compradores ainda não estão vendendo seu BTC.

Um desses novos participantes é Meitu, que anunciou que acrescentou mais 16.000 ETH e 386 BTC durante o queda da semana passada, elevando as suas participações atuais para cerca de US $90 milhões.

Como os compradores aproveitaram a queda, o preço do BTC subiu no meio da semana acima de US $59.000, depois que Powell disse o que o mercado gosta de ouvir. Em seguida, o preço caiu novamente na quinta-feira, com a ação do preço ziguezagueando ao longo da semana.

No entanto, apesar desta ação de preço aparentemente errática, o preço está formando um mínimo mais alto cada vez que os compradores emergem para comprar na queda. Isso pode significar que BTC está se consolidando antes de outro rompimento que poderia levá-lo a US $75.000, conforme a demanda institucional continua a ser relatada, desta vez com o Morgan Stanley assumindo a liderança para os bancos oferecerem produtos de ativos criptomoedas a seus clientes. O Morgan Stanley anunciou que lançará 3 fundos que oferecerão a seus clientes exposição ao BTC. Já no Brasil, foi aprovado o BTC Exchange Traded Fund (ETF), tornando-o o quarto BTC ETF à disposição dos investidores.

Não se espera apenas que a demanda de investidores institucionais aumente. A demanda de varejo também deve aumentar drasticamente depois que a Visa revelou planos para permitir a compra e o uso de criptomoedas em sua plataforma, dando acesso a seus 70 milhões de investidores em todo o mundo.

A Visa tem como objetivo de se tornar a ponte entre as criptomoedas e as moedas fiduciárias, pois seus investidores afiliados continuarão a receber a fiduciária como pagamento, e a Visa converterá a criptomoeda do cliente em moeda fiduciária quando eles fizerem o pagamento.

Até mesmo o Twitter entrou no vagão de adoção do BTC ao incorporar um aplicativo de pagamentos chamado BottlePay no Twitter. Agora você pode enviar BTC com apenas um tweet.

O aplicativo BottlePay também pode ser integrado a outras plataformas de mídia social, como Reddit e Discord. Portanto, a probabilidade é alta de que outras plataformas de mídia social sigam o exemplo, o que significa que uma enxurrada potencial de investidores de varejo pode ser atraída.

À medida que a demanda ganha impulso, as empresas financeiras tradicionais estão conduzindo mais pesquisas sobre o BTC. O Bank of America tentou criticar o BTC dizendo que basta uma entrada fiduciária de 93 milhões de dólares para mover o preço do BTC em 1%, enquanto mover o preço do ouro na mesma porcentagem exigirá cerca de 2 bilhões de dólares, o que mostra que o preço do BTC é 10 vezes mais volátil do que o ouro e, portanto, não é um ativo de investimento adequado.

No entanto, a maioria dos especialistas em cripto ativos discorda, argumentando que, como o BTC ainda é jovem e muito menor em termos de capitalização de mercado do que o ouro, espera-se que o BTC tenha maior volatilidade. Quando o BTC atingir o volume do ouro e tiver menos volatilidade, os melhores retornos já serão obtidos. O potencial de lucro mais do que compensa a alta volatilidade.

O Deutsche Bank, por outro lado, parece mais otimista em seu relatório. Segundo eles, o BTC é hoje a terceira maior moeda em circulação atrás do dólar e do euro, com um valor total de cerca de 102% do iene em circulação, 65% do euro, 53% do dólar e 904% a mais do que a libra esterlina. Portanto, o Deutsche Bank acredita que o BTC é importante demais para ser ignorado.

Grayscale Premium em apuros devido à competição

Uma tabulação dos fluxos institucionais do Crypto Fund mostra uma entrada recorde de US $4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2021, com o produto do ETF da Purpose Investments no Canadá tirando a participação de mercado de Grayscale Investments. Portanto, podemos deduzir com segurança que os prêmios negativos em GBTC e ETHE são o resultado de clientes deixando Grayscale, e não que a perspectiva de criptomoedas é negativa. Talvez cedendo à pressão do aumento da concorrência, Grayscale revelou que em breve lançará 5 novos fundos de investimento em LINK, BAT, FIL, MANA e LPT.

A oferta de ETH mantido nas bolsas cai ainda mais

Enquanto isso, após se estabilizar entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, a oferta de ETH mantida nas bolsas voltou a cair, totalizando apenas cerca de 20 milhões de unidades de ETH em todas as bolsas. Esse desenvolvimento positivo pode ser devido às recentes notícias de atualizações que podem aumentar o preço de ETH, fazendo com que os compradores de ETH as removam para mantê-las seguras a longo prazo.

Além da oferta nas bolsas ter diminuído novamente, as baleias com mais de 10.000 ETH diminuíram apenas 0,9% nos últimos 4 meses, o que significa que essas baleias não venderam ETH. No entanto, as carteiras com menos de 10.000 ETH caíram 7,2%. Esse fenômeno é semelhante ao do BTC, onde investidores com maior apetite, provavelmente instituições ou grandes corporações, têm sido titulares, enquanto pequenos investidores, como pessoas físicas, podem ter sido mais propensos ao lucro.

À medida que mais baleias grandes acumulam ETH, o fornecimento disponível para compra e venda é reduzido da mesma forma que o do BTC. No entanto, em julho, quando a atualização de queima de tarifa para ETH começar, a oferta disponível de ETH pode diminuir muito mais rápido do que a do BTC, o que poderia desencadear uma explosão de preços maior para ETH.

O mercado de opções também está aquecendo para ETH, com contratos em aberto em opções ETH aumentando em 50% para atingir US $3,1 bilhões nos últimos 2 meses. Isso resultou em um valor histórico de US $1,15 bilhão em opções de ETH com vencimento em 26 de março, o que pode aumentar a volatilidade dos preços de ETH à medida que nos aproximamos da data.

À medida que as moedas maiores se consolidam, o jogo rotacional continua com as altcoins de menor capitalização, com novas moedas sendo bombeadas a cada semana. Na semana passada, a ação foi focada em moedas de baixo valor, com antigos favoritos como NPXS e BTT ultrapassando 150%.

À medida que uma rodada de moedas favoritas chega ao fim com o boom de moedas de baixo preço, veremos a seguir o movimento de moedas de grande capitalização, como BTC e ETH, para liderar o mercado? As moedas DeFi, que foram as primeiras nesta corrida de touros, estão tendo uma recuperação saudável depois de ficarem em silêncio por cerca de um mês.

No entanto, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) anunciou no fim de semana que havia multado a Coinbase em US $6,5 milhões por operações de lavagem, novamente levantando temores de intervenção regulatória. Esse medo fez os mercados despencarem novamente e os vendedores apareceram quando o BTC se aproximou de US $60.000. As ofertas estão pairando em torno de US $55.500 e veremos se o BTC pode se livrar da maldição de US $60.000 esta semana e subir, ou se os temores de ação regulatória causarão uma retração mais profunda no mercado.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile