Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PrimeXBT: Bitcoin se recupera à medida que as ações atingem novos máximos históricos

PrimeXBT

Índice
· O cripto espaço começou a semana passada em suspense sobre novos temores regulatórios
· O desbloqueio do GBTC não bloqueou o BTC e a conferência B-Word salvou o dia
· ETH dá um salto com a revelação de Elon, enquanto a fusão PoS deixa a comunidade animada

Tem sido uma semana muito promissora para os mercados tradicionais, bem como para o espaço das criptomoedas. O Bitcoin, após algumas semanas consecutivas de descanso, entrou em ação e está deixando as pessoas novamente animadas.

A criptomoeda principal parecia estar em apuros antes de alguns eventos importantes a ajudarem a dar um pequeno mergulho e bombear de $34.000 para $39.800 no domingo à noite. Elon Musk está desempenhando seu papel novamente no boom do Bitcoin, inclusive por meio de novos temores sobre regulamentação.

O chefe da Tesla e SpaceX também ajudou outra criptomoeda a subir, e não era DOGE. Ethereum viu uma reversão ainda mais forte de seus mínimos, indo de um mínimo de 1.705 para mais de $2.300 após Musk revelar que comprou ETH.

Enquanto isso, os três índices de ações dos EUA fecharam a semana no verde, se recuperando muito bem após a forte liquidação na segunda-feira. O Dow Jones caiu mais de 700 pontos no início da semana devido à queda dos rendimentos, intrigando os investidores em ações sobre a economia. No entanto, os números positivos de ganhos acalmaram os temores dos investidores e reacenderam seu apetite pelo risco.

Os fortes ganhos de nomes de tecnologia como Twitter e Snap deram aos investidores motivos para estarem otimistas antes do relatório desta semana dos maiores nomes do setor. Nesta semana veremos os resultados dos relatórios da Apple, Facebook, Amazon, Alphabet e Microsoft. À medida que os casos de COVID começam a subir novamente, os investidores estão acumulando ações em grandes empresas de tecnologia que se beneficiaram de uma população que ficou em casa no ano passado.

Desnecessário dizer que, com otimismo em nomes de tecnologia, a Nasdaq foi novamente o melhor desempenho da semana, adicionando 2,8%. O Dow Jones encerrou a semana com alta de 1%, enquanto o S&P 500 subiu 2%.

O sentimento positivo foi auxiliado pela recuperação na liquidação do mercado de títulos, que fez com que os rendimentos do Tesouro de 10 anos subissem novamente para 1,281%, após cair para uma baixa de 5 meses de 1,13% no início desta semana devido aos temores induzidos pelo COVID.

O petróleo também se recuperou de sua queda acentuada no início da semana, que o viu cair para uma baixa de $65 para se recuperar e fechar acima de $72 com o retorno do sentimento de risco.

O ouro e a prata se enfraqueceram relativamente ao longo da semana, apesar do drama que aconteceu no petróleo e no mercado de ações, com o ouro ainda cotado a cerca de US $1.800, enquanto a prata ainda permaneceu no lado negativo, atingindo US $25 durante o acordo de segunda-feira.

Na frente cambial, a reunião regular de política de taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE) foi realizada na semana passada, que em grande parte não foi um evento. O BCE decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, como esperado, com o mercado já ciente da orientação de política do BCE na sua anterior reunião de atualização de estratégia, resultando numa sequência tranquila da reunião de quinta-feira. O BCE, com exceção do Reserve Bank of Australia (RBA), está agora se tornando um dos bancos centrais mais pacíficos, e esta divergência de política deve fazer com que o EUR se enfraqueça contra a maioria de seus pares ao longo do resto do ano.

No RBA, a ata de sua reunião de política foi divulgada publicamente na terça-feira passada, que acabou sendo extremamente moderada. O Banco Central da Austrália acredita que as condições econômicas para aumento das taxas não serão atendidas até pelo menos 2024 e continua empenhado em manter condições monetárias muito favoráveis. O RBA afirmou ainda que não aumentará a taxa à vista até que a inflação real esteja de forma sustentável dentro do intervalo da meta de 2 a 3%.

O AUS/USD caiu para $0,73 após a minuta, mas depois se recuperou para fechar a semana em torno de $0,7365, após o sentimento de risco ter levado os traders a comprar o par AUD/USD.

Enquanto os mercados tradicionais permanecem estáveis ​​na abertura da nova semana na Ásia, o mercado de criptomoedas começa com um big bang, com o preço do BTC finalmente ultrapassando o poder de fogo suficiente para subir 13% e quase chegar a US $40.000. Depois que fontes internas da Amazon revelaram que está a caminho de aceitar BTC e outras criptomoedas como pagamento a partir do final deste ano.

O cripto espaço começou a semana passada em suspense sobre novos temores regulatórios

O clima não estava tão festivo nesta época na semana passada, já que o criptomercado começou com traders ansiosos enquanto aguardavam o resultado da reunião do grupo de trabalho sobre a regulação de stablecoins, mas eles deram um suspiro temporário de alívio. Depois que o grupo não soou muito hostil ao mercado de criptomoedas em geral.

O Escritório de Relações Públicas do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou na segunda-feira o resultado da reunião do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros (PWG), que a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, perguntou aos reguladores que supervisionam os mercados financeiros que “aja rapidamente para garantir que haja uma estrutura regulatória apropriada nos Estados Unidos” para stablecoins.

Enquanto os EUA planejam endurecer as leis sobre stablecoins, a UE também tem como objetivo regulamentar. No entanto, é mais para o dinheiro sujo que a UE visa, e não para o mercado de criptomoedas. A UE anunciou a proibição de transferências anônimas de criptoativos. As empresas que transferem bitcoins ou outros criptoativos devem coletar detalhes do remetente e do destinatário para ajudar as autoridades a reprimir a lavagem de dinheiro.

Essa regra já foi aplicada às transferências bancárias e não se dirige a criptoativos em geral, mas sim uma medida para coibir a lavagem de dinheiro. No entanto, com o sentimento em um nível baixo, juntamente com o desbloqueio do GBTC em andamento, o preço do BTC ultrapassou a marca de $30.000 e caiu para $29.100 na terça-feira.

Como resultado da quebra do BTC, 6,2 milhões de BTC foram detidos com prejuízo, o que é uma porcentagem bastante grande de 33% de seu estoque circulante.

O desbloqueio do GBTC não bloqueou o BTC e a conferência B-Word salvou o dia

Como o rompimento do GBTC passou, mas o BTC não testemunhou a grande venda antecipada de alguns traders, o preço do BTC deu uma pausa na queda e começou a subir lentamente na quarta-feira, já que algumas vendas podem ter coberto suas posições antes do início da conferência B-Word, onde palestrantes pró-BTC argumentaram por que comprar e manter BTC.

De uma baixa de cerca de $29.000, BTC subiu quase 10% para uma alta de $32.850 após Elon Musk dizer durante o evento que ele, Tesla e SpaceX tinham BTC. Musk também afirmou que a Tesla começaria a aceitar o BTC novamente assim que seus problemas ambientais fossem resolvidos e garantiu que nenhuma de suas entidades jamais venderia seu BTC. Além do BTC, Musk também revelou que era dono de ETH e, claro, do DOGE.

A conferência começou a surtir efeito, pois no dia seguinte ao evento, o rapper Busta Rhymes revelou que a conferência o convenceu a possuir o BTC e que comprará ETH em seguida. Com figuras influentes apoiando o BTC mais uma vez, o preço do BTC subiu, quase chegando a US $34.000 na sexta-feira.

Embora o BTC subisse e fizesse com que todas as outras altcoins subissem cerca de 20%, a taxa de financiamento em todas as bolsas permaneceu abaixo de 0, um sinal de que os traders ainda não estavam muito convencidos e na verdade é um fator positivo, já que as taxas de financiamento são frequentemente consideradas como um contra-indicador. Esta métrica foi testada mais uma vez, uma vez que o preço do BTC sofreu uma grande queda, pois o preço subiu de $34.000 para $39.800 na noite de domingo.

A oferta indisponível de BTC também está subindo novamente após uma breve queda em maio-junho, sugerindo que os detentores de longo prazo que normalmente negociam em vez de negociar suas moedas estão acumulando BTC novamente.

Embora as métricas de manchetes de longo prazo apontem para uma nova acumulação, o hashrate da rede também está mostrando sinais de recuperação, embora ainda esteja muito longe de sua alta anterior de 180 EH/s. Esta queda na potência do hash é o resultado do êxodo da mineração da China e aumentará novamente à medida que mais mineradores reiniciem suas instalações de mineração em outros lugares. Portanto, os detentores de longo prazo que se acumulam agora parecem sugerir que estão cientes de que essa situação é temporária e estão usando essa queda como uma oportunidade para comprar mais BTC.

Embora o êxodo da mineração na China pareça pessimista, ele está fazendo muito bem à rede BTC no longo prazo. Além de afastar a concentração da China em áreas que usam recursos mais ecológicos, esse êxodo deu a instalações de mineração menores a oportunidade de ingressar na rede BTC.

O gráfico abaixo mostra que a proporção do poder de hash para piscinas de mineração desconhecidas está aumentando às custas de instalações de mineração centralizadas como Poolin. Este é um grande avanço positivo para a descentralização do hash power do BTC, que agregará segurança e valor à rede. Os pessimistas não poderão mais criticar que o poder do hash do BTC é controlado por poucos grupos de pessoas.

ETH dá um salto com a revelação de Elon, enquanto a fusão PoS deixa a comunidade animada

Para não ser derrotado pelo BTC, ETH sofreu uma reversão ainda mais forte, passando de um mínimo de 1.705 para mais de $2.300 após Musk revelar que também comprou ETH. Os investidores estão aproveitando a oportunidade de obter mais ETH durante a queda, à medida que os desenvolvedores de ETH revelam mais boas notícias.

Na quinta-feira, uma solicitação chamada EIP-3675 para “a fusão” entre a cadeia PoW e a nova cadeia PoS foi criada no GitHub, formalizando a fusão da cadeia como uma primeira proposta de melhoria.

Isso deixa ETH um passo mais perto de concluir sua transição de Prova de Participação (PoS) altamente antecipada. O EIP observa ainda que nenhuma falha de segurança ou vida foi detectada na cadeia de teste, o que significa que a fusão parece pronta para começar. Esta preparação é uma surpresa agradável, já que muitas pessoas influentes na comunidade ETH, incluindo o próprio Vitalik, opinaram que a fusão não aconteceria até o início de 2022.

O fato da fusão prosseguir ou não está se tornando um assunto em alta e está renovando o entusiasmo entre os apoiadores de ETH.

Com a recuperação do preço de ETH, alguns investidores estão enviando parte de ETH para as bolsas em preparação para a venda, embora não em grande quantidade. Isso pode ser um sinal de que alguns investidores ainda não estão confiantes em uma recuperação total do mercado e querem aproveitar a oportunidade para tirar algum dinheiro da mesa.

No entanto, apesar do aumento de vendas, o preço de ETH ainda está bem posicionado, pois as baleias ainda estão acumulando ETH. Os dados mostram que, durante a semana, as baleias que têm entre 10.000 e 1 milhão de unidades de ETH acumularam 1,65 milhão de unidades de ETH.

O aumento nas compras também se estende aos produtos de investimento de ETH. De acordo com a empresa de gestão de ativos CoinShares, os produtos de investimento relacionados ao ETH registraram entradas de US $11,7 milhões na semana passada. Em contraste, os produtos de investimento Bitcoin tiveram saídas de $10,4 milhões.

O recente desempenho superior de ETH em relação ao BTC levou os especialistas a prever que o ativo poderia superar o BTC como veículo de investimento. Recentemente, ETH recebeu apoio maciço depois que o gigante bancário americano Goldman Sachs afirmou que a popularidade crescente da ETH a torna o principal concorrente para superar o BTC como a moeda digital mais valiosa. No entanto, o fantástico desempenho do BTC na noite de domingo mostra claramente que o BTC ainda não foi descartado.

A ascensão do BTC trouxe o universo altcoin de volta à vida, com muitos altcoins danificados e machucados finalmente mostrando sinais de vida e subindo em média 25% em relação às mínimas da semana passada. Essa ação de preço poderia sinalizar uma recuperação sustentada em processo?

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile