Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PrimeXBT: os criptoativos sofrem com as medidas do FED, enquanto o USD prospera

As ações globais tiveram uma semana ruim depois que o discurso do Fed se tornou mais agressivo do que o mercado esperava. As ações dos EUA, com exceção de empresas de software e fabricantes de chips, foram duramente atingidas, com o Dow tendo sua pior semana desde outubro de 2020, perdendo 3,5%.O S&P 500 caiu 1,9%, enquanto as compras na desaceleração das empresas de tecnologia forneceram algum suporte para o Nasdaq, que caiu apenas 0,2%.

Isso não foi uma boa notícia para criptomoedas ou ações, commodities, petróleo e metais preciosos, pois houve uma grande liquidação nessas áreas. No entanto, pelo menos para o Bitcoin, houve boas notícias no reino dos investimentos que ajudaram a amenizar o golpe.

Na reunião do Fed na semana passada, seu presidente, Jerome Powell, citou o aumento da inflação ao consumidor, bem como dados consistentes apontando para a recuperação econômica, revelando que poderia aumentar as taxas de juros até o final de 2023, mais cedo do que o inicialmente esperado. O Fed agora espera dois aumentos em 2023, em comparação com as taxas de zero que eles esperavam anteriormente.

Essa mudança repentina de tom pegou os mercados de surpresa, ao testemunharem a venda de ações, commodities, petróleo, ouro e prata. Os rendimentos do dólar e dos títulos dispararam, à medida que aumentam as chances do banco central reduzir o vasto programa de compra de ativos que implementou no ano passado para manter as taxas de juros baixas e proteger a economia. O presidente do Federal Reserve Bank, Jim Bullard, tornou a situação ainda pior na sexta-feira, quando destacou em uma entrevista para a televisão que o primeiro aumento da taxa de juros poderia ocorrer ainda mais cedo, em 2022.

O caos se espalhou pela Europa, e até mesmo o índice Euro50 despencou 2,5% na sexta-feira em uma de suas maiores retrações em um único dia nos últimos tempos, puxando o EUR/USD para baixo enquanto os traders lutavam para desfazer o saturada operação anti-inflação para encontrar segurança em USD.

A surpresa do FED levou o USD a uma recuperação fenomenal de 3 dias, já que a intensa contração venda fez com que os traders buscassem reverter as posições, e o ouro e a prata não foram poupados, já que o ouro rompeu $1.800 a caminho da queda, caindo 4,8%, enquanto a prata caiu 8%, para US $25,80. Ambos os ativos estão começando a nova semana tecnicamente se recuperando depois de serem duramente atingidos na semana passada.

A volatilidade que estava ausente fez um forte retorno nos mercados de câmbio, com os principais caindo em média 2,5% em relação ao dólar. O par AUD/USD foi um dos mais atingidos, caindo de $0,77 para baixo de 0,75, perdendo mais de 3%. O EUR/USD eventualmente caiu abaixo de $1,20, fechando a semana em 1,1850. GBP/USD caiu de mais de 1,41 para $1,380.

O petróleo foi o mais resistente, com expectativa de aumento da demanda devido à reabertura das economias que compensaram o efeito do dólar. O petróleo conseguiu recuperar algumas perdas infligidas após a reunião do Fed, fechando a semana com queda de apenas 1,8% e começando a nova semana com alta de 1% de volta para $72,00.

No entanto, nenhuma recuperação técnica foi observada nos mercados de ações, uma vez que os mercados asiáticos começaram a nova semana e continuaram com a crise da semana passada. O índice Nikkei 225 do Japão lidera as quedas com uma queda de quase 4% e caiu abaixo de 28.000 pela primeira vez em um mês, enquanto outras partes da Ásia registram uma perda média de 1,5%.

Notícias positivas no início da semana enviaram o BTC para cima, amortecendo a carnificina do FED

O BTC começou na semana passada com uma boa nota, com uma grande atualização, chamada Taproot, confirmada para lançamento em novembro. Esta atualização vai permitir mais privacidade para os usuários no uso da blockchain BTC e, mais importante, vai permitir que contratos inteligentes sejam implementados na rede BTC.

No início da semana, Paul Tudor Jones, da Tudor Investment, revelou que gosta do BTC e o chamou de um grande diversificador que ajuda a proteger a riqueza. Além disso, ele exortou os investidores a apostarem inteiramente em ativos anti inflacionários, como ouro e BTC, se o Fed não responder à atual taxa de inflação. No entanto, o Fed reconheceu o aumento da inflação durante a reunião da última quarta-feira, fazendo com que o preço do BTC despencasse junto com o resto dos ativos de risco, caindo 20% de seu pico da semana de cerca de US $41.000 para um mínimo de US $33.000. Jones ainda não fez nenhum comentário público desde a reunião do Fed, então não temos ideia se ele vai recuar em sua opinião.

A MicroStrategy novamente, embora ainda esteja nas manchetes do BTC, conta com a resposta esmagadora à sua oferta de bônus de $500 milhões, para aproveitar a oportunidade de acumular mais BTC “a um preço baixo”. A empresa ofereceu novas ações de até US $1 bilhão para comprar ainda mais BTC.

A série de notícias positivas no início da semana conseguiu empurrar o preço do BTC para cima e o enviou a US $41.000, mas esse nível não foi sustentado, já que os traders começaram a acumular posições de vendas antes da reunião do Fed na quarta-feira. Um aumento repentino de cerca de 25.000 BTC em posições curtas e outro 10.000 BTC de venda direta sendo aberto em uma grande bolsa à vista foi observado nas horas que antecederam o comunicado de imprensa da reunião do Fed.

Coincidentemente, o Fed ficou agressivo e fez com que o preço do BTC caísse para $35.000. Se não fosse pela subida do preço no início da semana que criou um buffer, o BTC poderia ter visto uma reação pior do que quando o Fed chocou os mercados com seu discurso agressivo repentino. O BTC continua a definhar com o efeito de contágio do impacto do Fed e caiu para US $33.000 no início desta manhã na Ásia, onde encontrou compradores em queda.

As baleias que venderam no pico mais alto estão comprando de volta no mergulho

Apesar da tendência de baixa de curto prazo, as baleias BTC de longo prazo continuam a se acumular a cada nova oportunidade de mergulho, com carteiras segurando 100 a 10.000 BTC adicionando outros 10.000 BTC na semana passada, elevando seu total para cerca de 90.000. BTC adquirido desde o crash de 19 de maio. Este grupo de baleias agora possui coletivamente 9,11 milhões de BTC, o que é cerca de 48,7% do fornecimento atual de BTC. Este grupo de investidores pode ser de particular relevância para a evolução dos preços do BTC, como pode ser observado no gráfico de dados abaixo. Eles venderam o BTC no pico do mercado em meados de abril, quando o BTC atingiu 64.000 e começaram a comprar novamente desde o crash de 19 de maio. Essa acumulação pode ser um sinal de que o fundo está fechado? Observe que a reserva BTC dessas baleias está perto de sua posição original antes da reversão do preço em meados de abril. Agora eles têm 9,11 milhões, enquanto antes do acidente tinham 9,15 milhões. Somam mais 40.000 BTC e estarão de volta ao ponto de partida, mas com ganhos de quase 50%.

Não apenas as baleias estão tomando a iniciativa de acumular mais BTC, mas investidores menores de BTC com uma perspectiva de longo prazo também estão adicionando BTC de forma mais agressiva durante essa queda. Este grupo de detentores agora representa cerca de 5% da oferta atual de BTC. Incluindo os dados sobre as grandes baleias acima, os dois grupos de hodlers juntos possuem cerca de 54% do fornecimento de BTC.

Novos participantes comprando BTC na queda sugerem adoção saudável

Os compradores de BTC na depressão durante a recessão não são inteiramente compostos por pessoas que estão atualmente dentro do criptoverso. O crescimento de entidades BTC líquidas, ou seja, o crescimento de novas contas BTC, teve um aumento acentuado de mais de 100% desde o crash em 19 de maio. Isso sugere que há novos participantes com dinheiro fiduciário novo que estão adquirindo o BTC a toda velocidade, o que não parece o início de um mercado em baixa que geralmente é precedido pela diminuição do interesse de novos compradores.

O êxodo de energia da China reduz a taxa de hash do BTC em 15%

Os mineradores também parecem estar acumulando BTC, com os dados da rede identificando que as saídas semanais de BTC dos endereços dos mineradores despencaram para uma baixa de cinco meses em cerca de 50 BTC na quarta-feira. A baixa produção pode ser o resultado dos mineradores chineses acumulando BTC em antecipação à regulamentação governamental iminente para interromper todas as atividades de mineração em Sichuan, China.

O governo de Sichuan, na China, solicitou formalmente às empresas de geração de energia que parem de fornecer energia às fazendas de mineração de criptomoedas a partir de sexta-feira, 18 de junho, o que significa que os mineradores de Sichuan não poderão mais ganhar dinheiro com a mineração. BTC até que consigam mover suas instalações para outro país.

Embora isso possa colocar uma nuvem negra de curto prazo no sentimento do investidor, a mudança é realmente benéfica para a descentralização da mineração de criptomoedas, especialmente para o BTC, já que a China representa muito poder de hashing para o BTC, em torno de 45%. Países como Canadá e cidades dos EUA como Miami já introduziram programas para atrair esses mineradores para instalar suas instalações lá para extrair BTC usando energia limpa.

Essa dor de curto prazo abrirá o caminho para um BTC mais verde, o que definitivamente ajudará na adoção do BTC. Isso é especialmente evidente quando Elon Musk declarou no Twitter que a Tesla aceitará o BTC novamente, uma vez que 50% do hashrate do BTC venha da energia verde. No fim de semana, desde que a queda de energia começou, o hashrate médio de 24 horas de BTC e ETH caiu cerca de 15%.

O movimento do BTC em direção à energia verde também incentivará muitos outros países a converter o BTC em moeda com curso legal. Como exemplo, o Banco Mundial usou os problemas ambientais do BTC para rejeitar o pedido de ajuda de El Salvador na execução desta medida. Portanto, se a imagem do BTC melhorar e se tornar ecologicamente correto, a pressão para fazer o BTC com curso legal se tornaria muito menos tabu para muitos outros países. Enquanto isso, outro país pressionou pelos planos de fazer o BTC com curso legal.

Os parlamentares paraguaios apresentaram a legislação do BTC e vão colocar o projeto em votação em julho. Se aprovado, o BTC terá curso legal no Paraguai. Este país latino-americano aprovou recentemente a licença de duas bolsas de criptomoedas no país.

No geral, levando em consideração os dados da rede e os eventos de notícias, a perspectiva fundamental para o BTC está melhorando, mesmo com a fraqueza dos preços de curto prazo.

Vitalik faz o anúncio sobre a atualização ETH2.0 e o fluxo de fundos mútuos fora de ETH

Não apenas o BTC está evoluindo positivamente, como ETH também passará em breve pela tão esperada atualização de Londres. Essa bifurcação dá lugar à atualização EIP-1559 iminente em 14 de julho, que foi fortemente promovida pelos participantes do mercado.

No entanto, o fundador de ETH, Vitalik Buterin, advertiu o mercado de que não espera que ETH2.0 seja lançado com facilidade tão cedo, e que ele vê ETH2.0 como provavelmente totalmente operacional apenas no ano de 2022. Este anúncio causou uma saída de fundos mútuos institucionais de ETH na última semana, com os produtos de fundos mútuos denominados de ETH registrando sua maior queda semanal de cerca de US $12,7 milhões entre todos os outros fundos de criptomoeda.

Isso correspondeu a entradas de fundos ADA e XLM de US $1,7 milhão e US $1 milhão, respectivamente, enquanto os fundos BTC registraram uma saída de US $10 milhões, o que é 70% menor do que a sua saída da semana passada, que é, um sinal de melhoria.

O vencimento massivo da opção ETH na sexta-feira pode reverter a tendência dos preços

Os fundos podem estar saindo de ETH em antecipação a outro evento que ocorrerá em breve e que poderá pressionar seu preço, que é o vencimento da maioria das opções de ETH neste ano. Na sexta-feira, 25 de junho, serão liquidados US $1,5 bilhão em juros em aberto sobre as opções de ETH.

Este número é 30% maior do que o segundo maior vencimento em 26 de março, no qual o preço de ETH despencou 17% nos 5 dias anteriores e, posteriormente, atingiu o fundo de cerca de $1.530 imediatamente após o vencimento. Após o qual o preço de ETH começou a subir. Os fundos retornarão depois de sexta-feira para ver se ETH tem uma dinâmica semelhante desta vez?

Os traders preferem segurança, o que é evidenciado por quão altas as reservas de stablecoin foram mantidas

Altcoins continuam a ser atingidos conforme o domínio do BTC continua a aumentar, mesmo um BTC de aparência fraca parece oferecer melhor proteção ao investidor do que manter altcoins. O domínio de BTC aumentou 1 ponto de 44,50 para 45,50 na semana passada. Embora tenha aumentado para uma intensidade menor em comparação com duas semanas atrás, isso ainda fala para os traders que encontram segurança no rei dos criptoativos.

Além do BTC, os traders também estão encontrando segurança nos stablecoins. As reservas cambiais estáveis ​​continuam a flutuar em níveis elevados, com quase $16 bilhões de fundos de criptoativos parados na forma de moedas estáveis, enquanto os traders aguardam um sinal mais claro sobre para onde os preços de criptoativos podem chegar mais cedo.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile