Ícone do site Criptonizando

Relatório de mercado da PtimeXBT: Cripto desacelera apesar de notícias de El Salvador, enquanto as ações sobem mesmo com a alta inflação

Índice

Não tem havido muita atividade no mercado de criptomoedas, já que as moedas principais continuam sendo negociadas principalmente de lado. Mesmo os ciclos de notícias no espaço das criptomoedas não conseguiram desencadear qualquer tipo de volatilidade para cima ou para baixo.

Em El Salvador, um grande passo foi dado no crescimento e adoção do Bitcoin, pois o governo confirmou que o ativo digital agora está sob a proteção e reconhecimento de curso legal.

Isso representa a primeira vez para um governo reconhecido e é um passo importante para a criptomoeda, mas ainda não foi o suficiente para ver os mercados mudarem muito.

Enquanto isso, as ações tiveram uma semana positiva, com o S&P 500 registrando um ganho de 0,4%, marcando sua terceira semana positiva consecutiva para fechar em mais um ATH. O Nasdaq, no entanto, teve o melhor desempenho com uma alta de quase 1,9% e postando sua quarta semana consecutiva de vitórias. O Dow Jones foi o único índice que teve pior evolução, fechando 0,8% na semana.

A narrativa recente do FED parece ter funcionado, já que os mercados descartaram os dados de inflação, que foram mais altos do que o esperado de quinta-feira como transitórios. O CPI saltou 5% em maio em relação ao ano passado, subindo em seu ritmo mais rápido desde 2008. Apesar desse número, os mercados permaneceram calmos, pois o mercado de títulos não reagiu mal ao relatório do CPI. O rendimento do Tesouro de 10 anos caiu de fato, descendo para uma baixa de três meses de 1,43%. Estava sendo negociado acima de 1,77% no início do ano.

O USD permaneceu quieto como resultado, sem se mover com as notícias do CPI, em que os investidores não fizeram grandes apostas antes da reunião do FED nesta quarta-feira. Dito isto, parece haver algum reposicionamento do USD antes da reunião do FED, já que o DXY abre a semana um pouco mais alto em torno de 90,50.

Na semana passada, o Conselho Europeu reuniu-se na Europa, com o Presidente do BCE também a enviar a mensagem de que a inflação na Europa é transitória. Embora o BCE tenha atualizado suas projeções de inflação e crescimento para 2021 e 2022, também permaneceu cauteloso, pois a falta de melhoria no mercado de trabalho poderia ameaçar qualquer benefício derivado da reabertura dos países. O EURO, portanto, foi negociado em baixa em relação a todas as outras moedas, com o EURUSD de volta para $1,21, de uma alta de $1,22 no início da semana.

O Ouro e a Prata não conseguiram aproveitar o impulso obtido na semana passada, com o Ouro caindo para baixo de $1.900 e a Prata voltando também para baixo de $28,00. Apesar de sua ligeira queda, o preço da prata ainda parece bem apoiado, já que as conversas sobre uma escassez da prata no mercado físico continuam trazendo compradores para posições compras na esperança de um aperto na prata. A prata está abrindo a nova semana em torno de $27,80, enquanto o ouro parece se enfraquecendo, sendo negociado em torno de $1.865.

O petróleo continua em sua trajetória ascendente, com o preço ainda mais impulsionado pelo número de inflação dos EUA, uma vez que a inflação naturalmente eleva o preço do petróleo. O petróleo começa a semana fechando em $71,00.

Os mercados continuam a ver um fenômeno estranho onde as ações são mais inversamente correlacionadas com as políticas do dólar, quando tradicionalmente, ativos como ouro, prata e criptomoedas deveriam ser os inversamente correlacionados ao dólar. Isso levou o dinheiro dos investidores mais novos para o mercado de ações e fez com que os investidores migrassem para o índice de ações e a negociação de opções, uma vez que essas são aparentemente as negociações mais fáceis de fazer no momento.

Com os investidores voltando a negociar ativos tradicionais, o mercado de criptomoedas continua em seu estado de zumbi, sem que notícias positivas nem negativas sejam capazes de gerar muita volatilidade no cripto-verso. Alguns traders observaram que o BTC está se aproximando de uma “cruz mortal” nos gráficos, com a MM de 50 dias quase pronta para cortar a MM de 200 dias de cima. No entanto, alguns grafistas também pensam que este movimento pode ser visto como um sinal de compra contrário para os investidores de longo prazo, pois, historicamente, o BTC tem um histórico de recuperação dentro de 3 meses após tal cruzamento de baixa.

Falso susto leva o preço de BTC a testar uma nova baixa

O primeiro dia de negociação da semana passada veio com um susto, quando o Departamento de Justiça dos EUA e o FBI anunciaram a “recuperação” de 63,70 BTC dos fundos que a Colonial Pipeline pagou a hackers como resgate. A forma ambígua como o relatório foi redigido levou o mercado de criptomoedas a se preocupar com uma suspeita de “hack” da rede BTC por investidores novos e inexperientes que mais uma vez entraram em pânico e venderam suas moedas, levando a mais uma venda no mercado. Apesar da queda, o BTC ainda conseguiu se manter acima de US $30.000 e não sofreu mais danos. Mais tarde, foi revelado que a aplicação da lei meramente se apoderou de um computador antigo que armazenava as chaves privadas da carteira BTC do hacker e apreendeu o BTC lá, em oposição ao FUD sobre o FBI ter hackeado com sucesso a rede BTC.

El Salvador é a primeira nação a fazer uma licitação legal para BTC

Diversas fontes de notícias positivas forneceram algum apoio ao mercado de criptografia, especialmente notícias sobre o BTC se tornando com curso legal em El Salvador. Em um movimento histórico, El Salvador declarou o BTC com curso legal por ser o primeiro país do mundo a reconhecer oficialmente o BTC como dinheiro. Todos os investidores no país são obrigados a aceitar o BTC como forma de pagamento e os preços podem ser cotados nos termos do BTC. O presidente de El Salvador diz que essa medida é necessária para proteger contra a queda do valor das moedas fiduciárias e que o país está buscando ativamente o uso de energia geotérmica armazenada em vulcões para minerar BTC. O banco de desenvolvimento que supervisiona a adoção do BTC primeiro vai comprar US $150 milhões em BTC para facilitar as transações, com o objetivo de comprar mais no futuro. O país também não descarta manter o BTC como parte da reserva de seu país.

Seguindo esta notícia, outros países como Panamá, Paraguai, México, Brasil e outras nações da América Latina também anunciaram que estão nos estágios de planejamento para fazer curso legal do BTC em seus próprios países.

Embora essa notícia seja significativa para a adoção do BTC, o aspecto mais positivo disso do ponto de vista de preço é que ela reduz muito a necessidade de alguém vender seu BTC por fiat para fazer transações na vida real. Isso significa que, à medida que mais países permitem que os pagamentos sejam feitos diretamente no BTC, a pressão de venda sobre o BTC é gradualmente removida. A demanda pode até aumentar porque mais pessoas gostariam de manter sua riqueza em BTC, uma vez que pode ser gasto diretamente.

Enquanto isso, BTC permabull, MicroStrategy, não deixando essa queda de preço do BTC ir para o lixo, emitiu um junk bond para financiar mais compras de BTC. A empresa planejava inicialmente oferecer apenas US $400 milhões em notas, mas aumentou o montante para US $500 milhões após um grande interesse de investidores institucionais, com eles colocando cerca de US $1,6 bilhão em pedidos. Este é o primeiro de seu tipo junk bond lastreado em BTC no mercado, e a resposta esmagadora pode encorajar outras empresas a fazerem o mesmo e, no futuro, se a demanda continuar a florescer, pode dar origem a uma dívida colateralizada BTC mercado secundário.

Medo entre os investidores colocam BTC em retrocesso

Com o medo excessivo no mercado no início da semana, especialmente após o FBI FUD, a taxa de financiamento do BTC começou a ficar negativa depois de estar em território positivo na semana passada, com a maioria dos participantes do varejo agora abrindo posições de vendas.

Esse mesmo medo é visto também entre os traders institucionais, com o mercado futuro de BTC sendo negociado em retrocesso à medida que o preço futuro se torna mais baixo do que o preço à vista, sinalizando que a maioria dos traders pensa que o preço do BTC vai continuar caindo em relação ao seu nível atual.

Embora aparentemente pessimistas, essas duas métricas também podem ser contra-indicativas, o que pode significar que pode haver uma chance de um aperto na venda, já que o mercado se torna excessivamente pessimista e uma negociação a descoberto fica superlotada.

O fluxo de saída da Exchange do BTC continua crescendo apesar do fraco sentimento

Outra métrica que mostra que o preço pode cair é nas saídas da exchange do BTC. As bolsas BTC tiveram uma de suas maiores saídas em 7 meses na semana passada. O fluxo de saída de BTC das bolsas está agora em um nível visto pela última vez em novembro de 2020, pouco antes do preço do BTC subir no ano passado.

Muitos BTC saindo das bolsas podem estar encontrando seu caminho para DeFi na forma de BTC embrulhado, ou seja, representação de BTC que é executada em ETH para que os titulares de BTC possam usar seu BTC para ganhar rendimentos em plataformas DeFi. Os investidores de longo prazo podem estar usando esta queda no preço para comprar BTC para aplicar na agricultura de rendimento, já que os dados mostram uma duplicação do BTC total bloqueado em contratos inteligentes de 94.000 em abril para cerca de 174.000 na primeira semana de junho.

Uma olhada na mudança da posição líquida do titular de longo prazo (LTH) também indica que o LTH voltou ao modo de acumulação após um ataque de venda, com a mudança entre distribuição e acumulação ocorrendo por períodos mais curtos. Isso pode sugerir que o ciclo BTC de pico a vale está ficando mais curto.

Baleias de longo prazo com mais de 1.000 BTC também estão voltando a se acumular de forma agressiva, adicionando cerca de 80.000 BTC em menos de um mês. Esta tendência de acúmulo de BTC provavelmente vai continuar com a MicroStrategy a caminho de comprar $500 milhões e El Salvador precisando comprar pelo menos $150 milhões, o que pode levar a mais baleias acumulando BTC devido ao FOMO no futuro.

ETH foi deixado no frio quando a atenção muda para o BTC

Com a maior atenção voltada para o BTC na semana passada, altcoins sofreram com a falta de interesse, com o maior altcoin ETH apresentando desempenho inferior ao do BTC em todos os sentidos.

O endereço ETH ativo ainda está se recuperando da venda, não aumentando, apesar da queda de 90% nas taxas de gás de ETH, um sinal de que os investidores não estão demonstrando interesse em interagir com a blockchain. Isso não parece particularmente otimista para o preço de ETH no curto prazo, com uma queda geral no volume de negociação em todas as bolsas de criptoativos também testemunhado.

Outros movimentos de altcoin foram em grande parte impulsionados por notícias, com KSM subindo 40% de $340 para $540 depois que KSM fixou a data para seu primeiro leilão de caça-níqueis parachain em 15 de junho. Esta boa notícia também elevou o DOT, já que o leilão de caça-níqueis para o DOT está estipulado para ser lançado após KSM completar seu quinto leilão de caça-níqueis, levando os investidores a acumularem DOT antes do lançamento de seu próprio leilão de caça-níqueis. No entanto, os dois tokens não conseguiram manter seus ganhos, já que o enfraquecimento geral do mercado baixou os preços de ambos os tokens.

Outro desenvolvimento que não conseguiu animar o mercado foi o XRP. Ripple propôs uma grande atualização para XRPL que passou despercebida pelo mercado. Resumindo, o CTO da Ripple revelou um plano para atualizar o XRPL para permitir um recurso conhecido como sidechains federados, que funciona de maneira semelhante aos parachains no DOT. A adição da sidechain vai permitir que o XRPL ofereça suporte a contratos inteligentes que o colocarão na liga para competir com empresas como ETH no espaço de emissão DeFi, NFT ou CBDC. Embora esta seja uma notícia significativa, o mercado parece não ter percebido, possivelmente devido ao processo judicial com a SEC, bem como uma falta geral de interesse no mercado, uma vez que os preços das criptomoedas continuam parecendo fracos.

Além do preço, o volume de negociação nas bolsas de criptoativos também caiu drasticamente em comparação com dois meses atrás, com os investidores se movendo para especular mais no mercado de ações do que no mercado de criptomoedas no momento, como pode ser visto com o recente ressurgimento do meme “reddit ”Ações. As ações também têm sido negociadas mais em sintonia com o tema da inflação, com o dovishness do FED tendo um impacto positivo mais direto sobre as ações do que sobre a criptomoedas, uma vez que esta continua a ser atormentada por rumores de mais repressão regulatória na China.

Como os investidores continuam divididos sobre as perspectivas das criptomoedas no curto prazo, uma faísca veio de Elon Musk na tarde de domingo, quando ele estava respondendo a um tweet de uma mídia que estava atacando ele. No tweet, Musk foi visto respondendo que Tesla aceitaria BTC novamente quando 50% do poder de hashing viesse de energia limpa. Esta revelação criou um pico bastante grande no preço do BTC de cerca de $36.000 para $39.900, onde o BTC se reuniu com vendas ferozes nas primeiras horas do pregão asiático, que baixou seu preço para $39.000 em minutos.

Apesar da venda feroz, o movimento foi suficiente para permitir que o BTC conseguisse um fechamento positivo no gráfico semanal e, mais importante, afastar o preço do BTC da “cruz da morte” que era iminente caso seu preço não tivesse saltado. O destino do BTC e do mercado de criptomoedas nesta semana depende se o BTC consegue limpar sua zona de resistência de sobrecarga entre $40.000 e $42.000.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile