Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa da PrimeXBT: Biden jura, BTC cai e ações recuam devido às preocupações de COVID

Após o juramento pacífico de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, as ações recuaram à medida que o fim de semana se aproximava.

No entanto, os 3 índices dos EUA ainda fecharam a semana perto de seu máximo histórico. A IBM levou os mercados para o lado negativo na sexta-feira, depois de perder os lucros do quarto trimestre e com os participantes do mercado refletindo sobre o impacto que o aumento dos casos de COVID poderia trazer.

A advertência do presidente Biden de que os Estados Unidos podem ver 100.000 mortes na pandemia no próximo mês soma problemas no mercado. No entanto, as esperanças de estímulo ainda conseguiram manter os índices de ações elevados. Essa semana pode haver mais volatilidade à medida que entramos na temporada de relatórios de lucros, com grandes empresas de tecnologia como a Apple prestes a divulgar seus lucros do quarto trimestre.

O dólar caiu para 90 de uma alta de 91 pontos no início da semana, mas falhou em levantar o ouro e a prata, já que ambos os metais continuaram a se consolidar. No entanto, tempos melhores devem vir com a promessa da nova administração de mais estímulos e ajuda financeira.

A reunião do Banco Central Europeu na quinta-feira não levantou muita ação, já que as políticas permaneceram inalteradas.

A maior parte da ação foi vista novamente pelo mercado de criptografia.

Os rumores causaram a maior perda percentual do BTC nos últimos tempos

O preço do BTC caiu para menos de US $29.000 na quinta-feira, como um duplo golpe regulatório e rumores de uma falha crítica em seu código causaram pânico.

Com o preço do BTC enrolado em um triângulo na maior parte da semana, o preço finalmente quebrou mais baixo na quinta-feira, depois de parecer cada vez mais fraco. O preço não foi capaz de sustentar nenhuma tentativa de permanecer mais alto depois que a nova secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, fez um comentário negativo sobre a criptomoeda. Yellen afirmou que as criptomoedas são usadas no financiamento ilícito e sugeriu que os legisladores “reduzam” o uso de Bitcoin em meio a preocupações com terrorismo.

Apesar dessa notícia, a queda nos preços não se deveu a esses comentários. Outros altcoins, como o ETH, ainda conseguiram atingir o maior recorde histórico de $1.440 primeiro e depois $1.476 no domingo. A notícia que derrubou o BTC foi um relatório de uma exchange de derivados de criptografia sobre uma falha na rede Bitcoin chamada Double-Spend.

O relatório alegou que uma falha crítica chamada “gasto duplo” ocorreu no blockchain do Bitcoin. Gastar em dobro é quando alguém pode gastar o mesmo Bitcoin duas vezes. É um cenário terrível e terrível para o ativo, e pensava-se que o blockchain teria resolvido o problema quando Satoshi Nakamoto publicou o Livro Branco do Bitcoin em 2009.

Se ocorrer um gasto duplo, o ativo quase certamente será completamente destruído, pois a vantagem de possuir o BTC é devido à sua escassez, bem como ao seu código inquebrável. Esse boato fez com que o preço do BTC e de todas as outras criptomoedas caísse 15% num dia, com o BTC atingindo uma baixa de $28.800 desde a alta do dia de cerca de $35.800.

No final, o relatório acabou sendo uma farsa e não ocorreu um evento de gasto duplo. No entanto, o estrago estava feito e os traders nervosos saíram correndo.

Grandes baleias e mineradores são suspeitos de iniciar uma liquidação

A maioria concluiu que uma grande venda está prestes a ocorrer na Europa e nos Estados Unidos após observar que o prêmio Coinbase Pro caiu muito. A última queda ocorreu devido ao aumento nas vendas de Coinbase Pro, o braço comercial profissional de Coinbase, a bolsa de criptomoedas dos EUA.

Os grandes picos de volume no Coinbase Pro acompanharam a volatilidade dos preços nas últimas semanas. Anteriormente, estava perseguindo o preço do BTC. Dessa vez, a pressão de venda foi observada devido à queda do chamado Coinbase Premium. O Coinbase Premium mede a diferença de preço entre o par BTC/USD no braço de negociação profissional em relação a outras bolsas. O prêmio de preço subitamente tornou-se negativo durante a liquidação, sugerindo que as baleias de Coinbase estavam liderando a liquidação.


Grayscale Bitcoin Trust Premium também viu uma queda significativa no mesmo período, sugerindo que alguns dos investidores de Grayscale  podem ter vendido suas ações do GBTC durante a liquidação. No entanto, Grayscale não vendeu nenhum BTC e a retração possivelmente será coberta por novos investidores.

Um aumento correspondente nos depósitos do BTC nas bolsas também foi observado um dia antes da liquidação, indicando um desejo potencial de negociar ou vender o BTC. O F2Pool, atualmente o maior pool de mineração com cerca de 15% da taxa total de hash, era suspeito de ser o principal culpado pela redução de preço do BTC. As saídas diárias da carteira de mineração F2Pool aumentaram e atingiram 10.000 BTC por dia em 17 de janeiro. Embora ninguém possa confirmar que os movimentos da carteira representam uma venda BTC, a coincidência é impressionante. A produção voltou a níveis mais normais desde então, o que corresponde a uma recuperação do preço do BTC.

Após a liquidação, o sentimento do mercado criptográfico, que pairava acima de 90 por meses, indicando uma ganância exuberante do mercado, finalmente caiu na leitura da região do medo de 40. As taxas de financiamento para os futuros de BTCs também voltaram aos níveis normais, quando anteriormente oscilavam as taxas historicamente altas. Parece que grande parte da espuma foi removida desse mercado, o que é um desenvolvimento saudável para o BTC ser capaz de sustentar o seu próximo movimento superior.

Instituições compraram em mergulho

Esse sentimento foi compartilhado por investidores institucionais, à medida que a liquidação foi comprada rapidamente. Grayscale apareceu durante a liquidação para comprar 30.000 BTC por alguns dias, amortizando a queda. A MicroStrategy também revelou que comprou outros $10 milhões em BTC durante a liquidação, adicionando mais 314 BTC ao seu portfólio.

Não apenas Grayscale e a MicroStrategy compraram BTC em mergulho, mas muitas outras baleias grandes também se juntaram à compra, já que o número de endereços com mais de 1.000 BTC continuou a aumentar durante a liquidação do BTC.

Desenvolvimentos positivos na frente regulatória

Em uma reversão rápida, Janet Yellen, que há poucos dias pediu aos reguladores que cortassem as criptomoedas, sugeriu que eles deveriam considerar os benefícios das criptomoedas e mencionou que as criptomoedas podem melhorar o sistema financeiro.

Outras boas notícias incluem relatos de que Biden congelou a regra da carteira criptográfica proposta pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. A regra Mnuchin permitiria ao FinCEN regular as transações em carteiras criptográficas privadas e a comunidade criptográfica tinha se oposto.

O preço de ETH e a taxa de hash finalmente quebram o seu recorde histórico

Enquanto isso, a outra grande notícia foi que ETH finalmente quebrou o seu maior recorde no início da semana antes da liquidação, o que a reduziu como um contágio para o crash do BTC. Na terça-feira, ETH subiu para US $1.440, US $20 a mais do que o recorde histórico de janeiro de 2018 de US $1.420. O preço caiu logo junto com o resto do mercado de criptografia. No entanto, ETH recuperou o seu preço e atingiu um novo máximo de US $1.476 no domingo. Essa positividade pode ser porque a sua taxa de hash excedeu em muito o ATH feito em 2018 sem qualquer retrocesso, mesmo depois que o preço de ETH tinha recuado. Um aumento na taxa de hash geralmente é seguido por um aumento de preço, pois a taxa de hash indica dificuldade de mineração e o aumento na dificuldade de mineração é um sinal de uma rede saudável que tem um número crescente de participantes. A dificuldade de minerar ETH também pode levar alguns investidores a comprá-la em vez de minerá-la.

Na verdade, os investidores vieram em massa, pois a maior retirada da bolsa de ETH na sexta-feira ocorreu quando grandes investidores entraram em ação para comprar ETH. De acordo com os dados, um total de 659.000 unidades de ETH foram retiradas das bolsas à vista em 1 hora na sexta-feira, já que o preço de ETH caiu para cerca de US $1.200.

Há uma diferença interessante entre esse retrocesso e os retrocessos anteriores da qual precisamos estar cientes.

O preço de muitos altcoins não caiu junto com o preço do BTC dessa vez. Na verdade, muitos tokens quebraram as suas respectivas máximas de todos os tempos, mesmo quando o BTC estava lutando.

O amplo mercado de altcoins recuperou o seu quinhão das perdas da semana, especialmente para altcoins no segmento DeFi. Tokens como LINK, DOT, UNI, AAVE conseguiram recuperar quase todas as suas perdas ao longo do caminho para continuar avançando.

Alguns tokens DeFi como AAVE, SUSHI e UNI até atingiram novos máximos quando o BTC estava travado no mesmo intervalo. A notícia de que Grayscale pode liberar a sua confiança para outros 4 tokens criptográficos também fez com que eles se recuperarem.

Esses 4 tokens são LINK, BAT, MANA e XTZ. Embora ainda seja muito cedo para saber se Grayscale eventualmente lançará fundos para esses tokens, a mudança é um sinal de que os investidores sofisticados estão olhando além do BTC e procurando outros tokens com bom potencial.

Será este ano o ano em que as altcoins finalmente quebrarão a sua associação com o preço do BTC?

As informações fornecidas na pesquisa de mercado da PrimeXBT incluem informações fornecidas por Kim Chua, principal analista de mercado da PrimeXBT, bem como gráficos de várias fontes de dados.

Sobre Kim Chua, Analista de Mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos.

Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile