Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa da PrimeXBT: bitcoin atinge novo recorde histórico após a recuperação dos mercados e NFTs se vendem no seu pico de popularidade

Primexbt1

O Bitcoin demonstrou mais uma vez seu domínio ao conquistar o mercado de criptomoedas mais uma vez. A moeda principal conseguiu quebrar um novo recorde de todos os tempos novamente, à medida que seu preço sobe acima da marca de $60.000.

No entanto, com esse aumento, ocorreu uma correção drástica que já era esperada, já que o preço do bitcoin caiu cerca de US $5.000 chegando a 56.000. Esta correção pode parecer importante, mas parece que chegou ao fim.

Esta boa notícia no espaço das criptomoedas, com o Bitcoin atingindo um novo recorde histórico, se espalhou para moedas mais pequenas, dado que a maioria dos 20 principais altcoins também subiu. No entanto, onde houve movimento real foi na frente das NFT. A febre NFT tomou conta do mundo e as moedas associadas a esses projetos estão disparando.

Não é apenas o espaço das criptomoedas que está em alta, já que os mercados tradicionais também se recuperaram, principalmente com as notícias da aprovação final do projeto de estímulo de US $1,9 trilhão. Na Europa, também foram implementadas políticas importantes, colocando-as em prática, uma vez que o Banco Central da Europa (BCE) permitiu mais impressão de dinheiro, o que também ajudou a esses aumentos do mercado.

Os rebates da semana

Foi uma semana de quedas, com os mercados tradicionais e de criptomoedas se recuperando na semana passada, após uma queda na semana anterior. No mercado tradicional, a onda de vendas de tecnologia teve uma trégua com o Nasdaq subindo de um mínimo de 12.200 para 13.000 depois que os rendimentos do Tesouro dos EUA de 10 anos caíram para 1,5% devido aos números do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) terem sido abaixo do esperado, aliviando a inflação e os medos.

A aprovação final do projeto de estímulo de US $1,9 trilhão na quarta-feira fez com que as ações subissem, os rendimentos caíssem, e o dólar acabou sofrendo uma pequena retração, depois de ter subido significativamente na semana passada. Uma pesquisa com investidores de varejo revelou que eles planejam colocar 37% de todos os controles de estímulo no mercado de ações. Com $1.400 em dinheiro, que se espera que vão para as contas bancárias das pessoas no início desta semana, o mercado de ações deve subir, seguido pelo mercado de criptomoedas, com apoio da “compra de cheques de estímulo”.

O Dow foi o que mais se beneficiou na semana passada, subindo para outro recorde histórico de 32.817 sob as expectativas de que o novo dinheiro de estímulo irá diretamente para a compra de ações, o que pode significar ganhos maiores com a reabertura das ações.

O BCE dá luz verde para impressão mais rápida de dinheiro para apoiar os mercados europeus

Em moedas, o BCE deixou as taxas de juros inalteradas em 0% em sua reunião regular, mas a principal conclusão que apoiou os mercados foi que o BCE mencionou que vai acelerar o ritmo de compras de ativos, o que é uma boa notícia para os mercados, pois significa mais rápida impressão de dinheiro.

Não é necessário dizer que o índice Euro50 subiu para 3.847, um nível não visto desde a liquidação em março do ano passado. O EUR/USD inicialmente caiu com base nas notícias, mas acabou subindo acima de $1,19, com o enfraquecimento do dólar americano. O índice DXY do dólar caiu para cerca de 91,5 depois que os medos da inflação diminuíram.

O ouro e a prata ganharam terreno para fechar um pouco mais alto do que na semana passada, com o enfraquecimento do dólar americano também, mas os preços permanecem bastante comprimidos, uma vez que o interesse na negociação de metais preciosos caiu com o aumento de operações em criptomoedas.

O ouro e BTC não estão mais correlacionados

Com o BTC ganhando adoção e o ouro recebendo o ombro frio dos investidores, os 2 ativos não estão mais correlacionados, com o seu índice de correlação caindo para 0, o que significa que o BTC não será afetado pela queda no preço do ouro, e nem o aumento de BTC terá um derramamento sobre o preço do ouro.




Gráfico de correlação de ouro e Bitcoin, dados de métricas de moedas

Os grandes compradores compraram na queda, fazendo com que o preço do BTC se recuperasse

O mercado de criptomoedas estava repleto de ação, liderado pelo BTC, que testou uma forte alta que o trouxe muito perto de seu maior recorde máximo de $58.300, pois foi notado que os compradores estavam acumulando qualquer queda no início da semana passada, um sinal de que a adoção está ganhando terreno. O volume de compras disparou, visto que grandes pedidos de US $100.000 ou mais nas bolsas atingiram um recorde histórico, à medida que mais compradores entram para comprar na queda.

Um novo lote de cerca de 12.000 BTC foi visto saindo de Coinbase Pro, fazendo com que o preço do BTC se recuperasse fortemente de $54.000, gerando uma alta no início da semana que acabou levando o BTC a quebrar o seu recorde histórico já quebrando os $60.000 pela primeira vez no sábado..

Também é visto um aumento no volume no mercado futuro de BTC, com contratos em aberto escalando para um outro novo recorde histórico de cerca de US $19 bilhões, após ter atingido um máximo de US $17 bilhões em fevereiro.

Mesmo o tradicional banco Goldman Sachs reconhece que a demanda por BTC de seus clientes está aumentando, então ele se apressou em reiniciar a sua mesa de operações no crypto market, que tinha sido cancelado em 2018 devido ao mercado baixista.

Desta vez, as compras estão ficando maiores. Os pedidos de maior quantidade são um sinal de que as instituições e as empresas são os principais compradores na queda, como evidenciado por outra empresa que anunciou que aderiu ao movimento de BTC.

Na segunda-feira passada, a bilionária petrolífera norueguesa Aker, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo, anunciou que havia estabelecido um novo negócio, o Seetee AS, para explorar o potencial do mercado de criptomoedas.

A Seetee manterá todos os seus ativos líquidos invertíveis no BTC e está começando com 500 milhões de coroas suecas ($59 milhões) em capital, que aumentará significativamente com o tempo. Desde então, a Seetee comprou 1.170 BTC com 59 milhões de dólares.

Esta tendência de grandes empresas comprarem o BTC para mantê-lo como ativo de reserva está ganhando impulso e reforça o movimento positivo dos preços a cada nova compra, fazendo com que o preço suba um degrau.

De acordo com os dados, quanto mais cedo uma empresa comprar BTC, mais dinheiro ela ganhará, com a compra de BTC pela Tesla em fevereiro, a empresa já ganhou mais dinheiro do que durante todo o ano de 2020. Enquanto isso, a MicroStrategy diz que adicionou mais 262 BTC ao seu fundo, pagando $15 milhões pela nova compra, aumentando a sua compra total de BTC para 91.326, a um preço médio de 24.214.

A cada compra institucional, a quantidade de BTC armazenada nas bolsas diminui ainda mais e a tendência acelera e cai ainda mais à medida que o ano avança.

Enquanto a demanda está aumentando, as vendas dos mineradores caíram uma vez que o influxo médio de BTC para as bolsas voltou aos níveis normais, um sinal de que haverá menos pressão sobre o preço.

De acordo com uma métrica popular chamada de Hodler’s Spent Production Profit Ratio (SOPR) de longo prazo, o preço de BTC ainda não atingiu uma área crítica que sugere uma reversão de sua atual trajetória ascendente. No diagrama abaixo, depois que o relacionamento HODL entra na zona vermelha, geralmente ocorre uma reversão. No entanto, ainda estamos a alguma distância de tocar a zona vermelha, como podem ver.

As notícias sobre a atualização de ETH aumentam o seu preço à medida que as baleias buscam fornecimentos

ETH também teve um bom desempenho na semana passada, chegando a US $1.700 pela primeira vez em 10 dias. A notícia do lançamento iminente da atualização de queima de token ETH em julho fez com que o preço subisse, com o aumento sendo visto principalmente em grandes baleias com mais de 10.000 ETH.

À medida que o preço sobe, as baleias mais pequenas com menos de 10.000 unidades estão em níveis mínimos não vistos desde agosto de 2017, um sinal de que talvez as pequenas baleias tenham como alvo tokens de preço mais baixo para obter uma porcentagem maior de retorno.

Atualmente, a maior parte da oferta de ETH está nas mãos de baleias que possuem 10.000 ETH ou mais, e elas respondem por 68,6% do fornecimento total de ETH. A capacidade de apostar seu ETH em projetos DeFi ou ETH2.0 pode ser uma das razões pelas quais grandes participações de ETH estão se tornando populares.

Com mais ETH sendo recolhido por grandes baleias e atualizações a caminho chegando, é uma questão de tempo antes que o preço suba acima do nível de US $2.000.

A atualização de julho, em particular, reduzirá o fornecimento de ETH ao longo do tempo. Os tokens pagos como taxas de transação serão queimados em vez de serem pagos aos mineradores. Isso é um bom presságio para o preço futuro de ETH.

A popularidade dos NFTs envia tokens para a lua

À medida que as 2 principais criptomoedas têm visto os preços absolutos cada vez mais altos, muitos traders foram atraídos para negociar outras altcoins na esperança de obter uma porcentagem maior de retorno.

Isso criou muitas oportunidades no mercado altcoin, com jogos de ação e rotação abundantes em todo o mercado. Não é incomum ver máximos repentinos de preços de 50-100% em várias altcoins recentemente, muitas vezes sem notícias.

Na semana passada, assistimos a grandes ações de MATIC, KAVA, ANKR e CHZ. O CHZ, em particular, apresentou retornos espetaculares na semana passada, subindo 12x de 0,08 para uma alta de $0,94, liderado pela popularidade dos NFTs.

Se bem que, a atual corrida de touros é liderada pelo aumento do interesse em DeFi, a loucura atual é em tokens não fungíveis (NFTs), já que histórias de vendas de vários milhões de dólares em leilões de peças de arte criptográficas são relatadas quase diariamente. O último artista digital, Beeple’s NFT, será leiloado na Christie’s por US $69 milhões.

Consequentemente, as moedas relacionadas ao NFT foram compradas rapidamente, fazendo com que os tokens disparassem várias vezes apenas na última semana. Além do CHZ, tokens como RARI e CHR tiveram lucros espetaculares.

Embora grandes movimentos geram grande potencial de lucro, os traders precisam ser prudentes e ágeis para lucrar sempre que grandes ganhos se materializam da noite para o dia, já que ganhos rápidos também experimentam retrocessos igualmente rápidos. Ganhos rápidos em moedas como KAVA, MATIC e até mesmo NFTs como CHZ causaram grandes retrocessos na faixa de 20-50%.

Os reguladores voltam à caça de exchanges

Um freio para a festa é que, enquanto o mercado está em alta, os obstáculos regulatórios estão de volta. Na quinta-feira, o gigante da mídia social chinesa Weibo suspendeu repentinamente as contas corporativas da Huobi, OKEx e Binance.

Não está claro o que levou a isso, já que o Weibo pode censurar perfis e conteúdo online de acordo com o seu próprio padrão, bem como sob a direção do governo chinês. O Weibo disse apenas que essas contas supostamente violavam as leis e regras da comunidade, mas não forneceu mais esclarecimentos.

Esta é a primeira vez que se sabe que três bolsas foram atacadas ao mesmo tempo.

Huobi, OKEx e Binance são as plataformas de exchange de criptografia mais amplamente usadas na comunidade de criptografia chinesa. A suspensão parece ter causado alguma incerteza entre os investidores chineses e o token nativo das 3 bolsas caiu entre 3% e 15% como consequência.

Em outra reviravolta, na sexta-feira, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA anunciou que iniciou uma investigação na Binance Exchange, a maior bolsa de criptografia do mundo, alegando que pode ter permitido que residentes dos EUA negociassem derivativos na bolsa. Além disso, o CFTC também está investigando os procedimentos KYC da Binance e “outras coisas”.

A revelação veio como um raio do nada e fez com que os preços reduzissem rapidamente alguns ganhos na sexta-feira. Altcoins parecem ser os mais atingidos pelas notícias, já que muitas moedas ainda estão sendo negociadas a preços mais baixos do que antes. Apenas o BTC parecia imperturbável e continuou a quebrar recordes no sábado, após um breve recuo na sexta-feira.

No entanto, ao iniciarmos a nova semana, o BTC, assim como o amplo mercado de criptomoedas, está passando por pânico nas vendas depois que o governo indiano anunciou que vai banir completamente o uso e a comercialização de criptomoedas na Índia. O BTC caiu abaixo de US $60.000 e as altcoins estão caindo para níveis ainda mais baixos do que na sexta-feira.

A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto dos Estados Unidos, marcada para quarta-feira, também é outro evento de risco, onde a atenção dos traders estará no que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse em sua coletiva de imprensa sobre política monetária e alta situação de rendimento, especialmente após a aprovação do projeto de estímulo de US $1,9 trilhão que poderia melhorar os números econômicos já melhorados, o que pode fazer com que os rendimentos aumentem ainda mais.

Este evento tão esperado provavelmente fornecerá o catalisador de curto prazo para os mercados e deve ser colocado no radar dos traders esta semana para determinar se os mercados vão se recuperar de suas máximas históricas ou se é esperada uma correção mais profunda.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile