Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa da PrimeXBT: Bitcoin desaba a medida que o mercado de criptoativos cai devido à incerteza sobre os planos fiscais dos EUA

Foi uma semana muito preocupante em todos os mercados. Não apenas o Bitcoin caiu abaixo da estimada marca de $50.000, arrastando a maior parte do espaço criptográfico com ele, mas também há temores em ativos de risco tradicionais devido às discussões sobre a proposta de imposto sobre lucros de capital do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Os ativos de risco foram liquidados no início da semana passada, com o mercado de ações mostrando sinais de exaustão antes de Biden apresentar sua proposta de imposto sobre ganhos de capital. As coisas pioraram depois que a nova regra tributária proposta por Biden, que quase dobraria os impostos que as pessoas ricas pagariam sobre seus ganhos de capital.

No entanto, em um exame mais detalhado, o aumento de impostos afetaria apenas 1% da população, aqueles com mais de $1 milhão em ativos ou que ganham mais de $400.000 por ano. Apesar disso, os mercados a aproveitaram como uma oportunidade de liquidação, ainda que as chances de aprovação da proposta tributária sejam mínimas.

Enquanto as ações recuperaram as perdas na sexta-feira, e os três principais índices terminaram a semana praticamente inalterados em relação à semana anterior, uma carnificina foi vista no mercado de criptomoedas, que testemunhou vendas de magnitude muito maior.

O BTC caiu abaixo de US $50.000 e quebrou a linha da tendência que manteve os preços subindo desde o início do ano, enquanto a maioria das outras altcoins sangrou entre 10 e 50% de seus máximos.

O USD permaneceu fraco, com o DXY quebrando abaixo de 91 em 90,70. O par EUR/USD foi o principal vencedor da semana, subindo acima de $1,21 depois que o Banco Central Europeu (BCE) manteve sua taxa de juros e programa de compra de ativos inalterados durante sua reunião de política regular na última quinta-feira.

O ouro e a prata também encerraram a semana inalterados, depois que as quedas na quarta e quinta-feira apagaram os ganhos feitos no início da semana. O ouro abre a nova semana em cerca de $1.780, enquanto a prata está acima de $26.

O petróleo fechou um pouco mais fraco após o ressurgimento dos casos COVID-19 em muitas partes do mundo, levando os traders a vender petróleo em antecipação à demanda mais fraca, caso os países comecem a impor restrições novamente. No entanto, o petróleo ainda está bem oferecido acima de $60 e atualmente está sendo negociado um pouco acima de $62.

Esta será uma semana agitada para os mercados de ações com um terço das empresas S&P 500 relatando lucros, a reunião do Federal Reserve e podemos ver a resposta da Casa Branca à proposta de imposto sobre ganhos de capital de Biden.

Embora não se espere que o Federal Reserve tome qualquer medida, os especialistas esperam que ele defenda sua política para permitir o aquecimento da inflação, o que pode ajudar as ações, commodities e talvez criptomoedas.

Caos no mercado de criptomoedas à medida que a grande liquidação piora

Após a primeira liquidação no início da semana passada, o preço do BTC permaneceu sem brilho e não conseguiu fazer nenhuma alta significativa. Os preços caíram um pouco mais depois que o plano de impostos proposto por Biden fez com que os investidores saíssem correndo, fazendo com que os preços da maioria das criptomoedas despencassem cerca de 25% em média. Favoritos do varejo como XRP e DOGE caíram ainda mais, retornando mais da metade de sua ascensão meteórica na semana anterior.

A queda enviou o BTC de volta para abaixo da marca de $50.000, quebrando a linha da tendência ascendente, a média móvel de 50 dias e a média móvel exponencial de 100 dias. No entanto, depois de cair por quase nove dias consecutivos, o BTC está em uma região de sobrevenda que pode ver sua alta de preços nos próximos dias.

Embora as perspectivas técnicas pareçam sombrias agora, ainda pode haver uma chance de que o BTC tenha um retorno forte, como já fez várias vezes antes. Portanto, ainda é muito cedo para descartar o BTC.

Com a queda de preço, o Spent Production Profit Ratio (SOPR) do BTC ficou negativo, o que implica que os compradores recentes do BTC estão sofrendo perdas.

Boas notícias abundam, apesar da liquidação

No entanto, nem tudo está perdido, pois abundam boas notícias que podem ajudar a recuperar o preço do BTC.

As boas notícias mais chocantes para o BTC e o mercado de criptoativos vieram inesperadamente da China. Depois das conhecidas medidas anti-criptográficas lançadas pelo governo chinês há quatro anos, parece que agora há uma mudança no tom do banco central do país. Durante um painel organizado pela CNBC no Fórum de Boao para a Ásia, representantes do governo chinês agora consideram o BTC e as criptomoedas como uma boa alternativa de investimento pela primeira vez desde as medidas.

Os funcionários também mencionaram que podem explorar possíveis mudanças em seus regulamentos atuais. Essa mudança de postura será altamente benéfica para a criptomoeda como uma classe de ativos de investimento na China e trará mais liquidez ao mercado de criptomoeda no futuro.

Outras boas notícias vieram na forma de adoção. A adoção de criptomoedas está ganhando força à medida que mais empresas grandes também estão começando a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. A Venmo permitirá que os clientes comprem, mantenham e vendam criptomoedas em seu aplicativo, enquanto a WeWork foi a última empresa a aceitar criptomoedas como pagamento por serviços e não venderá as criptomoedas coletadas, mas as manterá em seus balanços.

A terceira boa notícia veio na forma de dados mostrando que os detentores de BTC de longo prazo não parecem inclinados a vender com a queda dos preços. A quantidade de oferta de BTC imóvel (em armazenamento refrigerado) que foi movida ou comprada pela última vez há três a seis meses cresceu para 2,5 milhões de BTC, um sinal de que as instituições que compraram nos últimos 3 a 6 meses não estão vendendo.

Novas baleias avistadas se acumulam conforme os investidores de curto prazo vendem

Na verdade, muitos grandes investidores aproveitaram a oportunidade para acumular BTC quando a maioria dos investidores de varejo tremiam de medo. O gráfico de distribuição de oferta de BTC mostra que o número de endereços de grandes baleias aumentou durante este período, conforme os preços caíram.

Aproximadamente 16 novas baleias com entre 100 e 10.000 BTC juntaram-se à rede em um curto período.

Os vendedores responsáveis ​​pela maior parte das vendas parecem ser investidores de curto prazo, conforme evidenciado pelo mapa de distribuição abaixo, onde o vermelho são os garfos mais recentes, enquanto mais ao norte nas áreas sombreadas em azul e roxo mostra a mudança nos detentores de longo prazo.

Embora a mudança nas participações do BTC para jogadores de longo prazo permaneça praticamente inalterada, para jogadores de curto prazo está em queda, o que implica que essas novas posições são as que contribuem para a queda de preço.

Alguns Altcoins atingem recordes históricos apesar do colapso

Embora o BTC e muitos altcoins tenham experimentado sua pior venda neste ano, o mesmo não pode ser dito para alguns altcoins. Apesar do sangue no mercado, nem todos os altcoins se saem mal. Por exemplo, a segunda maior criptomoeda, ETH, com seu mecanismo de gravação de tokens finalmente tendo a data de lançamento (14 de julho), viu seu preço disparar para um novo máximo histórico de $2.665 antes de cair.

Outros tokens com adoção crescente também tiveram bons lucros. SOL e CAKE saltaram bem após a liquidação, atingindo os maiores máximos de $48,60 e $35, respectivamente.

Com a atualização iminente de ETH, a positividade também se espalhou para projetos DeFi baseados em ETH, como MKR e COMP, que viram os preços atingirem os ATHs antes de recuarem junto com o resto do mercado. No entanto, esses nomes ainda são bem suportados e estão fazendo recuperações decentes.

Como resultado do melhor desempenho em altcoins, o domínio do BTC estabeleceu uma baixa de 3 anos, caindo abaixo de 50%. A participação de mercado de altcoins excluindo BTC e ETH está agora perto de 35% do mercado total, um sinal de que os fundos estão se movendo para altcoins menores em busca de melhores retornos enquanto o BTC luta.

Aumento de influxos institucionais, XRP vê primeiro investimento institucional desde a demanda

As entradas de XRP institucionais aumentam à medida que os AUMs quase dobram. Os investidores institucionais se mobilizaram em torno de XRP e outros altcoins, com quase US $33 milhões injetados em produtos de investimento XRP depois que o token atingiu níveis nunca vistos em três anos após uma série de pequenas vitórias de Ripple no tribunal.

Espera-se que a reclassificação de XRP continue, apesar de uma reversão de cerca de 50% de seu aumento meteórico na semana anterior, à medida que mais investidores reconsideram adicionar XRP a seu portfólio conforme surgem notícias de demanda favorável.

A semana passada foi declaradamente a mais otimista para produtos de criptografia institucionais desde o início de março, com US $233 milhões injetados em fundos institucionais.

Altcoins viu uma ação de mercado renovada em geral, com $65 milhões alocados para produtos Ether (ETH), enquanto os fundos Binance Coin (BNB) receberam $3 milhões, Bitcoin Cash (BCH) recebeu $4 milhões, DOT de Polkadots recebeu 5 milhões e Tezos ( XTZ) atraiu inscrições no valor de 7 milhões. Aproximadamente 6 milhões foram investidos em produtos de múltiplos ativos, enquanto XRP atraiu 33 milhões, a maior quantia entre as menores altcoins.

Além das grandes entradas, o volume do comércio institucional também aumentou, ganhando 59% semana a semana, para a marca de 4,8 bilhões de dólares. Os ativos sob gestão de produtos de investimento de ativos criptográficos também dispararam para níveis recordes acima de US $64 bilhões.

O volume de transações e o pico de endereços de ativos fazem o preço de ETH subir

ETH, com a maioria das entradas entre altcoins, teve um desempenho particularmente bom, com um dos maiores saltos entre as moedas de letras grandes. Isso pode ser devido a dados que mostram um crescimento explosivo no volume de transações na blockchain de ETH no último trimestre, o que aumentou a confiança dos investidores.

Em linha com o grande aumento no volume de transações, o número de endereços ETH ativos também disparou no primeiro trimestre de 2021, atingindo um recorde histórico de 771.000, batendo o recorde anterior estabelecido em novembro de 2020 de 739.000.

Outra notícia positiva para o sentimento em torno de ETH na semana passada foi o lançamento de três ETFs de ETH na Bolsa de Valores de Toronto.

Curiosamente, depois que Rothschild anunciou a compra de US $4,75 milhões de ETHE Trust, ETHE Trust de Grayscale Premium entrou em território positivo, ressaltando o sentimento mais positivo em ETH do que no BTC por investidores institucionais, que viram o preço de ETH quebrar seu recorde anterior a liquidação do mercado fez os preços cair novamente.

A ETH pode se tornar deflacionária mais cedo do que o esperado

Com o tempo, conforme ETH 2.0 progride, ETH pode se tornar um ativo deflacionário mais cedo do que o esperado. No último tweet, um provedor de dados antecipou que a emissão líquida de tokens ETH poderia cair para 0 até o final de 2022 devido à atualização de queima de token EIP-1559 prevista para ser lançada em 14 de julho. Essa pode ser a principal razão pela qual os investidores de ETH têm se acumulado em ETH recentemente, levando a um desempenho superior ao do BTC.

No início da nova semana, as criptomoedas estão tentando se recuperar da liquidação, e os tokens da blockchain de contrato inteligente parecem mais fortes do que o resto do mercado. Conforme avançamos ao longo da semana, os olhos estarão no BTC para ver se ele consegue recuperar suas perdas. O nível em torno de US $55.000 será observado de perto em busca de pistas sobre se o BTC será capaz de recuperar sua tendência de alta de curto prazo ou afundar em um período de consolidação. A reação dos investidores à reunião do Fed no meio da semana pode fornecer algumas pistas sobre como os mercados podem se mover no final da semana.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile