Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa de mercado: A proibição da criptomoeda na China prejudica o Bitcoin novamente enquanto os medos de Evergrande se aproximam

Índice
⦁ A infecção de Evergrande atinge BTC
⦁ Os pequenos traders mergulham no DIP para acumular satoshi
⦁ As instituições financeiras preferem ETH em vez de BTC
⦁ A adoção da criptomoeda continua, AMC finalmente aceita DOGE

A China esteve no centro dos movimentos do mercado esta semana, já que tanto o cripto mercado quanto o tradicional estão reagindo às notícias do gigante asiático. Para os mercados de criptomoedas, a notícia é mais uma vez que a China está tentando reprimir, desta vez proibindo todas as transações em moeda digital.

A China tem sido uma das nações mais difíceis quando se trata de regulamentar as criptomoedas, tendo-as banido totalmente em 2017. No entanto, a batalha para manter o Bitcoin e similares sob controle não foi totalmente bem-sucedida.

Isso levou o país a iniciar bloqueios cada vez mais rígidos, tentando limitar o acesso de seus cidadãos a esses ativos. Sem surpresa, isso criou uma enorme pressão de venda e fez com que o preço de muitas moedas caísse dramaticamente.

Quando se trata de mercados tradicionais, no início da semana passada temores sobre o contágio de Evergrande levaram à venda de ativos tanto no mercado tradicional quanto no cripto espaço.

No entanto, os mercados se recuperaram na terça-feira, à medida que as preocupações começaram a diminuir com a notícia de que o governo chinês estava cedendo ao calote de Evergrande. Além disso, o otimismo quanto às políticas do FED levou os compradores a comprar rapidamente ações que eram consideradas negociadas com desconto.

O mercado pareceu gostar do que o presidente do Fed, Powell, disse sobre o programa de redução gradual. Com muitos traders esperando uma baixa na quarta-feira, o fato de que a redução poderia começar no próximo trimestre pareceu se adequar bem aos participantes do mercado, que interpretaram isso como um banco central ainda acomodado. Powell disse na quarta-feira que o banco central dos EUA pode começar a encolher no próximo trimestre se os números econômicos continuarem a mostrar força e encerrar o programa em meados de 2022.

Apesar de um início assustador, os principais índices dos EUA conseguiram fechar no verde pela primeira vez em semanas. O Dow Jones encerrou a semana em 0,6% acima, enquanto o S&P 500 fechou em 0,5 acima. O Nasdaq de alta tecnologia ficou atrás dos outros índices, apenas conseguindo adicionar 0,02% na semana.

Os investidores têm mais 26 dias antes de saber se Evergrande acabará pagando US $83 milhões em juros sobre um título denominado em dólares dos EUA que vence na quinta-feira. A empresa permanece em silêncio e tem um período de carência de 30 dias a partir de 23 de setembro antes de entrar em default tecnicamente.

O ouro e a prata conseguiram marcar algum alívio, já que os comentários de Powell deram aos traders algum tempo para respirar antes de descartar suas políticas monetárias ultra-fáceis. O ouro está sendo negociado a $1.760, enquanto a prata permanece em $22,60.

O petróleo conseguiu subir durante toda a semana, ganhando mais de 5% depois de saltar do suporte chave em $69 na segunda-feira e parece pronto para retestar sua alta do ano em $76,50. Os preços do petróleo continuam a prosperar devido a restrições de oferta no Golfo do México dos EUA e também como resultado da falha da OPEP+ em concordar com um aumento na oferta. A OPEP+ se reunirá no dia 4 de outubro para discutir o assunto e isso provavelmente pode continuar a colocar as ofertas abaixo do preço do petróleo. O petróleo começa a semana com alta de 1,2% e está se aproximando de US $75.

Para encerrar uma semana já estressante, os mercados de criptomoedas ficaram sob intensa pressão de venda pela terceira vez em uma semana, depois que a China mais uma vez reiterou sua proibição das criptomoedas. Na sexta-feira, o banco central da China reemitiu um aviso declarando ilegais todas as atividades relacionadas à criptomoeda.

O BTC caiu mais de 8% e ETH perdeu mais de 10% em um ponto em reação às notícias antes que os compradores no DIP fora dos EUA conseguissem salvar algumas perdas. Os cripto mercados já estavam sob pressão desde o início da semana, quando a emissão de Evergrande desencadeou a liquidação de ativos de risco.

A infecção de Evergrande atinge BTC

O mercado de criptomoedas não foi poupado do contágio de Evergrande e os preços caíram no início desta semana, com o pânico levando muitos traders a cortar posições e deixar o mercado.

As entradas de BTC enviadas às bolsas viram um de seus maiores picos nos últimos tempos, em 20 de setembro, quando o preço de BTC despencou junto com a queda dos preços das ações.

Houve um aumento na entrada de 2.000 BTC na rede durante a maior parte da queda ocorrida na noite de segunda-feira e que fez o preço do BTC cair de $42.500 para $40.200. No entanto, o preço se recuperou rapidamente, pois havia caído para trazer os preços de volta para $42.000 em minutos.

Da mesma forma que o preço caiu, o preço se recuperou muito rapidamente, pois uma saída da exchange de 4.000 BTC foi observada deixando as bolsas 30 minutos depois.

A mesma coisa aconteceu na terça-feira, com uma venda rápida que levou o preço do BTC a uma baixa de 39.600, que foi rapidamente absorvida pelos compradores que empurraram o preço para mais de $42.000 em algumas horas.

Esses incidentes nos dizem que grandes acumulações estavam ocorrendo na marca de $40.000 a $42.000, o que poderia fornecer um forte suporte para o preço do BTC. O BTC até conseguiu ficar acima de US $44.000 por um tempo antes da notícia de que a China está proibindo o comércio de criptomoedas pela enésima vez, fazendo com que os preços despencassem novamente.

Uma hora depois da notícia, o BTC caiu em 4%, enquanto ETH caiu em 6%, e o valor de liquidação no mercado girou em torno de US $100 milhões, não exatamente um valor alto. No entanto, as altcoins foram as mais atingidas, já que a maioria caiu cerca de 10% no mesmo período.

Os pequenos traders mergulham no DIP para acumular satoshi

Em meio às quedas, observou-se que os pequenos traders mordiscavam pedaços de BTC. O número de pequenos detentores com menos de 10 BTC aumentou drasticamente na semana passada em meio à queda de preços e continua a quebrar as máximas de todos os tempos em uma tendência de alta. Este grupo de detentores agora é responsável por quase 14% do fornecimento total, o que é um bom sinal de adoção crescente e uma distribuição cada vez maior de proprietários, o que é bom para a longevidade de longo prazo do BTC

Com uma série de quedas que assustam muitos traders inexperientes, as taxas de financiamento em bolsas focadas no varejo caíram ainda mais para o vermelho, sugerindo que a maioria dos traders de varejo está baixista e prefere operar vendendo.

Em forte contraste com os traders de varejo alavancados, os traders de BTC de longo prazo não se incomodam com o FUD e a queda e continuam a aumentar sua pilha, como pode ser visto no gráfico abaixo. Depois de vender em maio, esses detentores de longo prazo estão acumulando BTC a uma taxa mais agressiva desde a liquidação do início de setembro.

As instituições financeiras preferem ETH em vez de BTC

Enquanto isso, como os apoiadores do BTC continuam a adquirir mais BTC, os apoiadores de ETH afirmam que ETH é uma reserva de valor melhor do que o BTC. Enquanto empresas e estados soberanos preferem fazer um pool de BTC, as instituições financeiras parecem favorecer a recomendação de ETH a seus clientes. Depois do Goldman Sachs em maio, o JP Morgan agora recomenda ETH em vez do BTC como reserva de valor para seus clientes em uma nota de investimento publicada no final da semana passada. No relatório, o JPM descreveu ETH como a “Amazônia da Informação” e tem mais casos de uso do que o BTC.

Um fato interessante que o JPM aponta é que os participantes do mercado estão mais otimistas com ETH do que com BTC ao comparar os futuros com o preço à vista de ambos os ativos. Em um mercado altista, o preço futuro deve ser superior ao preço à vista devido à inflação e à percepção de maior demanda pela commodity ao longo do tempo. O JPM observou que, embora ETH esteja negociando em contango, onde o preço futuro é mais alto do que o preço à vista, os futuros de BTC não estão sendo negociados a um prêmio sobre o preço à vista, o que significa que os investidores não estão otimistas em relação ao ativo.

A adoção da criptomoeda continua, AMC finalmente aceita DOGE

Enquanto o presidente da SEC dos Estados Unidos, Gary Gensler, continua a falar mal da indústria das criptomoedas e a comparar stablecoins com fichas de cassino, outros países parecem não concordar com sua maneira de pensar. Um desses países é Dubai: o Dubai World Trade Center anunciou na quarta-feira que assinou um acordo com a Autoridade de Valores Mobiliários e Commodities para apoiar o comércio de cripto ativos em sua zona franca.

Outras boas notícias continuam a preencher a lacuna, quando o gigante holandês do futebol PSV anunciou que agora tem o BTC em seu balanço. Outra notícia digna de nota é que o Robinhood finalmente lançará seu serviço de crypto wallet para os usuários, o que será uma notícia muito bem-vinda para os detentores de DOGE, pois eles vinham solicitando a troca de carteiras para retirar seu DOGE para uso. Isso poderia ser bom para o preço DOGE, já que muitos detentores de DOGE em Robinhood estavam vendendo seu DOGE em protesto para comprar mais barato novamente em outras bolsas. O lançamento desta carteira pode remover a pressão de venda sobre o token. As boas notícias continuam chegando para o DOGE, já que os cinemas AMC também concordaram em aceitar o DOGE como pagamento depois de anunciar que aceitará BTC, ETH, LTC e BCH na semana passada.

No entanto, todas as boas notícias do mundo ainda não conseguiram superar o impacto negativo causado pela China devido ao grande número de criptomoedas investidores da China. No sábado, a maior bolsa chinesa, Huobi, anunciou que deixará de atender a todos os usuários na China até o final deste ano. Mais cancelamentos desse tipo devem vir de outras bolsas estrangeiras ao longo da semana, o que pode continuar a adicionar pressão no mercado de criptomoedas em um momento em que até mesmo o mercado tradicional continua a ser atormentado por preocupações sobre o contágio de Evergrande.

No entanto, no domingo, rumores vindos da China sobre a comunidade chinesa passando de bolsas centralizadas para bolsas descentralizadas fizeram os preços das bolsas descentralizadas dispararem. A DYDX obteve um lucro massivo de 65% durante a noite e a UNI também obteve um lucro fantástico de cerca de 40%. O otimismo repentino se espalhou para o resto do mercado, que viu o preço de ETH subir acima de US $3.000, e o BTC também subiu acima de US $44.000. No entanto, resta saber se o salto pode ser sustentado, ou se poderia ser outro salto de gato morto, já que outra entrada de BTC para trocas na cadeia foi detectada algumas horas atrás. É provável que nos próximos dias se observe se esse influxo vai derrubar o mercado ou não.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile