Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa de mercado: Ações e criptomoedas caem em conjunto, forçando liquidações de margem

PrimeXBT - Ações, criptmoedas

Índice
⦁ O preço do BTC despenca no Dia do BTC de EL Salvador
⦁ Derivativos que desalavancam causaram enormes liquidações de margem
⦁ O saldo cambial do BTC permanece na baixa de 3 anos
⦁ Queda nas vendas NFT e TVL afeta o preço ETH
⦁ A legalização da criptomoeda por países ganha ritmo
⦁ Alguns Altcoins desafiaram a queda do mercado para registrar ganhos recordes

Pela primeira vez em algumas semanas, o mercado de criptomoedas mostrou uma espécie de correção. O que foi ainda mais doloroso para os traders é que aconteceu em uma semana em que o mercado de ações retomou um pouco seus próprios ganhos.

Bitcoin estava perseguindo seu recorde anterior, com o preço da principal criptomoeda chegando a US $53.000 após o fim de semana do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. No entanto, a correção tão esperada finalmente veio e fez com que o preço do Bitcoin caísse rápida e substancialmente. Essa queda também fez com que as altcoins caíssem cerca de 35%.

Parece que a razão por trás da queda foi, na verdade, algumas notícias inovadoras para o Bitcoin. El Salvador recebeu oficialmente o Bitcoin como moeda legal no país na semana passada, mas após o anúncio, o preço do Bitcoin despencou.

Olhando para os mercados tradicionais, na primeira semana de negociações após o péssimo relatório de empregos dos EUA em agosto, o mercado de ações decidiu errar por excesso de cautela, já que os traders obtiveram lucros em uma semana que teve 5 dias consecutivos de perdas no mercado de ações dos EUA.

O PPI de agosto divulgado na sexta-feira mostrou grande pressão inflacionária, já que os custos de atacado para empresas aumentaram 8,3% no comparativo anual, seu maior avanço na última década. O PPI acelerou 0,7% no mês, acima da estimativa do consenso de 0,6%. Isso colocou os traders em guarda enquanto aguardam a divulgação dos números do IPC de agosto na terça-feira, que deve mostrar pressão inflacionária semelhante, se não pior.

Com a inflação se tornando um problema, os traders temem que o FED seja forçado a diminuir, mesmo com o número crescente de casos de COVID continuando a atormentar a economia, como pode ser visto pelo número muito fraco de empregos em agosto.

Na semana, o Dow recuou cerca de 2,2% em sua segunda semana negativa consecutiva. O S&P 500 caiu cerca de 1,7%, enquanto o Nasdaq fechou em queda de 1,6%.

O rendimento da nota do Tesouro de 10 anos subiu para 1,339% no final da sexta-feira, mostrando algum estresse nos mercados.

Na Europa, o BCE anunciou que vai desacelerar o ritmo de seu programa de compra de ativos durante sua reunião regular de política na última quinta-feira, enquanto para os EUA, o FED se reunirá em 21 e 22 de setembro, no que se espera que seja uma reunião muito importante para os mercados, os traders estarão focados no que o presidente do FED diz sobre o número de empregos ruins com o aumento da inflação e como isso pode afetar o programa de redução gradual. Se a cadeira do Fed for dovish, os mercados podem aplaudir, enquanto se ele for inflexível quanto à redução, os mercados podem ver uma liquidação. Até que o mercado ouça o que quer do FED, esta semana pode continuar a ver os traders negociando sob um ataque de raiva nos mercados.

Com a incerteza atual, os ativos de risco também foram vendidos. O ouro caiu abaixo de $1.800 e a prata caiu abaixo de $24. O preço do petróleo, por outro lado, permaneceu em uma faixa estreita entre $67,50 e $70, aparentemente enrolando para um movimento potencialmente mais acentuado nos próximos dias.

A criptomoeda não foi poupada do sentimento de risco, apesar de ter tido um fim de semana fantástico antes que os traders dos EUA voltassem do feriado prolongado do Dia do Trabalho. O BTC subiu brevemente para US $53.000 na última segunda-feira, com o hype em torno do dia 7 de setembro BTC de El Salvador impulsionando o mercado de criptomoedas para cima. No entanto, uma venda liderada pelo mercado de derivativos ocorreu imediatamente após a chegada de 7 de setembro, quando a carteira BTC de El Salvador se deparou com alguns problemas técnicos. Mesmo que o problema tenha sido resolvido em poucas horas e o sistema estivesse “funcionando”, o dano aos preços já havia sido feito, com o BTC testemunhando sua maior queda em um dia desde 19 de maio, arrastando altcoins para baixo em 35% em uma enorme debandada.

O preço do BTC despenca no Dia do BTC de EL Salvador

El Salvador comprou 400 BTC apenas um dia antes de 7 de setembro, onde se tornou o primeiro país do mundo a tornar o BTC oficialmente com curso legal, criando mais entusiasmo no mercado de criptomoedas e, assim, atraindo mais participação do varejo no hype.

A comunidade BTC até organizou uma “compra de BTC no valor de $ 30 dólares” mundial para comemorar o evento, aumentando ainda mais o interesse do varejo à medida que 7 de setembro se aproximava, e o preço do BTC atingiu um pico de $52.900 na véspera de 7 de setembro. No entanto , o preço do BTC não foi poupado do que normalmente acontece com eventos excessivamente exagerados.

Como o dia 7 de setembro acenou, o preço do BTC despencou rapidamente, em vez de continuar subindo.

Derivativos que desalavancam causaram enormes liquidações de margem

No que parece ser um crash liderado pelo mercado de futuros, o preço do BTC caiu abaixo de US $50.000, caindo cerca de 12% na terça-feira, arrastando as altcoins caindo entre 20-50% em uma carnificina em todo o mercado tão ruim quanto a de maio 19. Cerca de US $3,7 bilhões em criptomoedas foram liquidados nas primeiras 12 horas após o outono, à medida que as bolsas ao redor do mundo sofreram interrupções com o enorme fluxo de traders tentando acessar as bolsas para comprar e vender.

A partir do gráfico de fluxo da rede de câmbio acima, pode-se notar que não houve um influxo invulgarmente grande de BTC nas bolsas à vista antes e durante a correção.

No entanto, houve uma grande queda nos juros em aberto de futuros do BTC, uma vez que o preço do BTC despencou. Isso pode significar que a venda começou no mercado de futuros e a correção de preço subsequentemente causou liquidações de margem em posições excessivamente alavancadas nas posições de margem à vista também, com uma alimentando a outra, causando uma cascata de preços em queda em todo o mercado, fazendo os preços despencarem como dominós à medida que mais posições são liquidadas.

A queda do mercado da maneira que caiu poderia ter feito com que algumas baleias BTC menores vendessem alguns BTC, já que o número de detentores de BTC com mais de 1.000 BTC está começando a cair. Embora possa parecer negativo à primeira vista, isso pode não significar necessariamente que o mercado se tornou decididamente pessimista, já que o aumento simultâneo nos preços das altcoins pode ser um sinal de que esses detentores de BTC podem ter transferido seus fundos para as altcoins. Fontes de dados rastrearam que até 90.000 BTC foram descarregados por este grupo de baleias nos últimos 10 dias, o que, no entanto, ainda é um sinal de alerta que os traders devem observar.

O saldo cambial do BTC permanece na baixa de 3 anos

O saldo do BTC nas bolsas, no entanto, continua em tendência de queda e atingiu o mínimo de 3 anos de 2.472.687 BTC, o que significa que nenhum novo fornecimento de BTC entrou no mercado para venda, ou que a maioria das vendas de BTC foram realizadas em um OTC base que não se refletirá nas bolsas.

Embora tenha havido um pequeno aumento no número de BTC enviados pelos mineradores para as bolsas antes da queda, isso parou porque o fluxo dos mineradores para o câmbio caiu de volta para a mínima de um mês de 3,96 BTC.

Queda nas vendas NFT e TVL afeta o preço ETH

Depois de um agosto escaldante, a maioria dos principais itens colecionáveis de NFT viu uma redução considerável no volume de vendas na última semana. As vendas dos principais colecionáveis NFT caíram nas últimas semanas, de máximos de US $882 milhões para o total da semana passada de US $129 milhões.

Não apenas no espaço NFT, com intensa competição vinda de blockchains mais novos e mais baratos como SOL, FTM e AVAX, juntamente com a correção em todo o mercado, o TVL na rede ETH também teve uma queda acentuada de 25% nos últimos cinco dias , puxando para baixo o preço de ETH em cerca de 20%.

Enquanto o preço de ETH despencava, os pequenos investidores poderiam ter aproveitado a oportunidade para comprar a queda, com o número de detentores de ETH com menos de 1 ETH continuando em sua trajetória de alta acentuada, não afetado pela queda no preço.

A legalização da criptomoeda por países ganha ritmo

Embora a venda em todo o mercado tenha ganhado destaque, houve alguns desenvolvimentos notáveis com relação à adoção de criptomoedas que terão um impacto positivo de longo prazo.

Em 8 de setembro, a Ucrânia aprovou um projeto de lei para legalizar o BTC para permitir proteções cripto-legais para seus cidadãos. Os bancos poderiam assumir contas de empresas de ativos digitais, enquanto os cidadãos teriam seus criptoativos legalmente protegidos.

Além da Ucrânia, o Panamá também enviou um projeto de lei ao parlamento para reconhecer o BTC e ETH como métodos de pagamento legais no país no mesmo dia em que o BTC está tendo curso legal em El Salvador. Apesar da volatilidade de curto prazo, a adoção da criptomoeda está acelerando e é um bom presságio para o mercado de criptomoedas no longo prazo.

Alguns Altcoins desafiaram a queda do mercado para registrar ganhos recordes

Enquanto a maioria das moedas continuou a chafurdar no marasmo, alguns outros novos favoritos do público foram capazes de se recuperar da liquidação muito rapidamente, sendo os mais notáveis ​​SOL e EGLD. Ambas as moedas desafiaram a venda do mercado para postar ATHs ainda mais altos quando o resto do mercado estava sob forte correção. A SOL ainda conseguiu impulsionar da baixa de terça-feira de US $135 para um ATH de US $216 em apenas 36 horas. EGLD conseguiu subir mais de 100% de uma baixa de $130 durante a liquidação para $296 no domingo. No entanto, a maioria das altcoins estão refazendo o início da nova semana.

Outros eventos interessantes na semana passada incluíram o XRP que deu um pequeno salto de cerca de 10% na noite de quinta-feira, quando o velho rumor de uma recriação da Coinbase ressurgiu novamente. Mesmo que a Coinbase tenha negado mais uma vez, houve um aumento significativo na atividade de rede no XRPL pouco antes do boato começar a circular. Mesmo que o boato tenha sido negado, um aumento na atividade da rede tem sido historicamente um indicador antecedente consistente do aumento futuro do preço do token e, portanto, pode ser proveitoso para os traders ficarem atentos a um possível movimento de alta no preço em o futuro não muito distante.

Apesar dos dados neutros da cadeia de criptomoedas como um todo, pode ser importante para os traders observar o que acontece no mercado de ações, já que acessos de raiva podem começar a acontecer, especialmente se os números do IPC de terça-feira saírem do lado positivo. Embora as métricas de longo prazo para o BTC e o mercado de criptomoedas pareçam saudáveis, os efeitos do contágio do mercado de ações podem impactar os preços de criptomoedas no curto prazo.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile