Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa de mercado: as ações se recuperam enquanto o bitcoin permanece limitado, o ouro em perigo e surtos de petróleo

Analise prime XBT

O Bitcoin parecia estar pronto para voltar à ação quando conseguiu cruzar a marca de $50.000 na semana por pouco tempo, mas a moeda tem lutado para começar a partir daí e parece estar se acomodando numa faixa em torno desse preço.

Mas, nem tudo é desgraça e tristeza para os traders, já que um grande evento aconteceu na economia dos EUA quando o projeto de estímulo foi aprovado e foram vistos movimentos nos mercados de ações, dando a eles um pouco de vida mais precisa.

O impacto do Projeto de Estímulo será um apoio para alguns mercados, ao passo que também impactou outros de forma negativa. Os ativos mais seguros, como o ouro e a prata, sentiram o aperto enquanto o petróleo voltou a crescer.

Ainda assim, embora o Bitcoin não esteja mostrando muita vida no momento, há uma série de sinais promissores de que em breve ele poderá voltar ao normal. Para que isso aconteça esta semana, será necessário algum tipo de catalisador. Para saber mais sobre os possíveis movimentos do mercado da semana, leia mais no relatório de mercado desta semana.

Projeto de estímulo aprovado

Após a aprovação da Lei de Estímulo pela Câmara, o mercado de ações teve uma forte recuperação na segunda-feira. No entanto, a onda de vendas continuou novamente no meio da semana melhor do que o esperado, enquanto os pedidos de seguro de desemprego nos EUA, fizeram com que os rendimentos do Tesouro aumentassem novamente pela segunda vez, fazendo com que as ações caíssem ainda mais.

Os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, na quinta-feira, não conseguiram salvar o mercado, pois ele reiterou que ainda não há necessidade de apoiar o mercado de títulos. O trabalho de sexta-feira foi melhor do que o esperado, o Non-farm Payrolls confirma ainda mais o início da recuperação, com o Departamento do Trabalho relatando que 379.000 empregos foram adicionados em fevereiro, em relação à previsão de apenas 210.000.

No relatório, os rendimentos subiram acima de 1,6%, no entanto, as ações registraram ganhos na sexta-feira fechando a semana, reduzindo as perdas. Durante a semana, o Dow fechou em alta com 1,82%, o S&P em alta com 1,95%, com apenas o Nasdaq caindo em 2% continuando com a liquidação da tecnologia.

O USD foi o beneficiário do aumento nos rendimentos, com DXY registrando fortes ganhos para o nível de 92,00. Com o fortalecimento do dólar, o ouro e a prata foram derrotados, fazendo com que o ouro descesse abaixo de $1.700 e a prata caindo 5%, para $25,20. Não está parecendo bom para o ouro, já que os preços quebraram a sua tendência de alta de forma convincente desde o início de 2019. No início da nova semana, os preços se recuperaram, já que o dólar deu uma pausa após o grande pico da semana passada. O ouro se recuperou acima de $1.700, enquanto a prata está sendo negociada perto de $26, após recuperar 2,5% no mercado asiático. No entanto, parecem mais uma recuperação técnica do que uma reversão.

O petróleo, no entanto, contrariou a tendência e subiu em 25% na semana passada, para acima de $66. A reabertura de economias importantes em todo o mundo aumentou a demanda por petróleo. Além disso, a decisão inesperada da OPEP+ na sexta-feira de não aumentar a oferta de petróleo para corresponder ao aumento na demanda fez com que os compradores lutassem para comprar petróleo. Alguns especialistas agora esperam que o petróleo ultrapasse US $100 por barril até o final deste ano.

Recuperação de curto prazo para BTC à medida que mais investidores tradicionais o aprovam

Após a recuperação do mercado de ações na segunda-feira e o relatório positivo de Citigroup sobre o BTC, o preço do BTC se recuperou fortemente para mais de US $50.000 no início da semana. As narrações muito positivas sobre a criptomoeda de referência, também foram dadas por muitos especialistas ao longo da semana, com o CEO de uma bolsa de criptomoedas estabelecendo um preço-alvo de US $1 milhão para o BTC nos próximos 10 anos.

Outro crítico de criptografia de longa data também se rendeu e se juntou ao clube BTC. O investidor Shark Tank Kevin O’Leary, que há apenas 2 anos chamava de lixo BTC, adicionou BTC ao seu portfólio.

Enquanto isso, a obstinada MicroStrategy BTC compra outros 530 BTC, ou US $25 milhões em 2 tranches de 328 e 205 BTC. A MicroStrategy agora possui 91.064 BTC a um preço médio de $24.119.

Além da MicroStrategy, alguns outros grandes compradores também compraram o dip, com grandes quantidades de BTC localizadas para serem removidas do Coinbase Pro, que atende apenas corporações ou grandes instituições. O preço médio das compras girava em torno de US $48.000.

Um desses investidores é a fabricante chinesa de aplicativos Selfie, Meitu, que está listada em Hong Kong. Meitu acaba de revelar que pegou 380 BTC e 15.000 ETH, no valor de cerca de US $40 milhões, na sexta-feira, 5 de março, durante o mergulho.

Mais BTC removido da circulação sugere compradores de longo prazo

Os saldos do BTC nas exchanges mostraram uma queda acentuada após a venda de 22 de fevereiro, sugerindo que os compradores que tinham comprado na queda correspondente, estão removendo esses BTC das bolsas por armazenamento.

Entre 23 de fevereiro e 2 de março, houve uma queda de 2% no BTC mantido nas bolsas. Isso corresponde a 52.900 Bitcoins (US $2,7 bilhões) sendo removidos das exchanges, intensificando a tendência de queda de um ano à medida que mais BTC continua sendo removido das exchanges para o armazenamento de longo prazo.

Agora há apenas cerca de 2,3 milhões de BTC restantes nas bolsas, o valor mais baixo desde julho de 2018, quando o Bitcoin valia cerca de US $7.400. O BTC então postou um ganho de 180% para $19.500 nos próximos 5 meses.

De acordo com os dados, o Bitcoin mantido nas exchanges aumentou geralmente entre agosto de 2014 até março de 2020. Mas em março de 2020, essa tendência histórica mudou de curso, e o BTC desde então tem fluído principalmente das bolsas.

Isso sugere uma mudança no sentimento dos compradores de BTC de negociação especulativa para investimento de longo prazo, como pode ser evidenciado por grandes compradores corporativos como a Square e a MicroStrategy que compram BTC como sua moeda de reserva. Esses compradores provavelmente não venderão seu estoque de BTC.

Aumento de novos usuários este ano

Com o aumento no preço e o interesse na criptomoeda desde a pandemia, mais e mais novos usuários estão entrando no espaço da criptografia, com mais novos usuários individuais identificados na blockchain.

As novas entidades da blockchain BTC aumentaram acentuadamente desde o início deste ano, com o crescimento líquido das entidades apresentando um crescimento acentuado desde meados de janeiro.

Consolidação de preços de curto prazo esperada conforme segue o cabo de guerra

No curto prazo, o preço do BTC pode sofrer alguma pressão acima de US $50.000, conforme evidenciado na semana passada. Quando o preço do BTC ultrapassou os $52.000 novamente após o rali de segunda-feira, as baleias foram novamente vistas para depositar o BTC nas exchanges, o que trouxe o preço de volta para abaixo de $50.000, sugerindo que essas baleias venderam o BTC depois que os preços atingiram $52.000. Portanto, podemos concluir que as baleias da geração mais antiga estão vendendo BTC por cerca de US $52.000, enquanto as baleias da nova geração estão comprando por US $48.000 ou menos. Esse cabo de guerra pode fazer com que o preço do BTC se consolide até que a situação de rendimento faça com que os ativos de risco sejam vendidos e se acalme. Os dados da rede ainda apontam para uma valorização dos preços a médio e longo prazo. Portanto, se $53.000 forem retirados, é um bom presságio para o preço do BTC.

A correlação do preço do BTC com o mercado de ações dos EUA também está em uma alta de 5 meses, o que significa que qualquer liquidação no mercado de ações supervalorizado irá derrubar diretamente o preço do BTC, o que então impacta o preço de todas as outras criptomoedas. Portanto, fique atento ao movimento do mercado de ações para determinar a direção das criptomoedas até que a correlação diminua para zero ou negativa. Atualmente está em 40%, o que é um número alto

As taxas de gás ETH desceram após a queda no uso de DeFi

Com a desaceleração dos preços, as taxas de ETH também voltaram à sua faixa normal. Desde 23 de fevereiro, as taxas caíram em 65%, com o custo médio caindo para 131 Gwei em 3 de março, e os dados mostram que, a qualquer hora do dia, as taxas podem cair para baixo de 70 Gwei.

A queda na tarifa pode ser atribuída ao fato de que a demanda por DeFi tem caído desde a correção do mercado. Os dados mostram que o volume de negociação de DEXs tem diminuído desde o máximo de US $4,35 bilhões em 23 de fevereiro e a métrica de crescimento diário de 24 horas DEX caiu 50% em março.

No entanto, não espere que a taxa na rede ETH caia drasticamente, já que o aumento na popularidade dos Tokens Não-fungíveis (NFTs) criou uma nova demanda para o uso da blockchain ETH, o que pode evitar que as taxas caiam ainda mais.

Enquanto isso, algumas das boas notícias para ETH chegaram em forma de uma data para a implementação da atualização EIP1559. Esta atualização irá incorporar o mecanismo de queima BASEFEE, que visa queimar as taxas de transação que, de outra forma, seriam pagas aos mineradores.

Isso reduz a oferta de ETH, o que os especialistas acreditam que aumentará o preço de ETH com o tempo, porque reduz a oferta. Esta atualização foi programada para entrar para ser lançada em julho deste ano.

Prêmios de Grayscale se transformando em descontos

De acordo com relatórios, a Grayscale adicionou 174.000 tokens a seus ativos LTC no mês passado. Essa aquisição elevou seu total de altcoin para 1,44 milhão. Após esta aquisição, que representa 80% de todos os LTC que foram extraídos em fevereiro, o valor total das participações de Grayscale nas altcoins é agora um pouco mais de US $248 milhões.

No entanto, desde que a Grayscale ETH Trust negociou no negativo com seu NAV no final de fevereiro, o seu BTC Trust também começou a negociar com desconto, sugerindo que os clientes da Grayscale vendessem as suas ações de GBTC. Isso pode não significar necessariamente que eles estão pessimistas no BTC ou ETH, mas poderia estar mudando para uma oferta com preços mais razoáveis ​​para manter o BTC, já que Grayscale é extremamente cara e há mais opções para o investidor, já que muito mais produtos relacionados ao BTC e ETH têm entrado no mercado este ano.

Após o Senado aprovar o projeto de lei de estímulo no sábado, o estímulo de US $1,9 trilhão está 95% confirmado e chegará à mesa do presidente Biden em 14 de março, para que a ajuda seja distribuída em meados de março.

Isso pode mostrar alguma positividade para o início da semana, mas como o pacote de estímulo foi amplamente avaliado pelos mercados, o efeito pode não ser duradouro e todos os olhos ainda estarão no movimento de rendimento do Tesouro de 10 anos de referência para determinar a direção para todos os mercados.

A opinião permanece dividida se isso é uma queda para comprar ou mais correção está à frente, com alguns especialistas dizendo que o Fed vai agir em breve para acalmar os mercados, enquanto por outro lado, outros especialistas estão muito pessimistas e clamando por uma grande correção de mercado.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile