Ícone do site Criptonizando

Relatório De Pesquisa De Mercado: As Criptomoedas Desmoronam Quando A China Chama Pela Proibição, Enquanto As Ações Passam Pela Semana Da Montanha-Russa

relatório

Índice

Ficou bastante claro que o mercado de criptomoedas, durante a maior parte de 2021, estava surfando em uma enorme onda positiva. O preço do Bitcoin estava felizmente quebrando todos os tempos, atingindo o máximo de $60.000, enquanto outras moedas importantes seguiram o exemplo.

Ethereum, a caminho de uma grande atualização, também estava fazendo grandes avanços que foram apoiados pelo crescimento do DeFi. Nada parecia que poderia impedir a criptomoeda, especialmente quando o CEO da Tesla, Elon Musk, juntou-se à narrativa e reforçou nomes como DOGE com sua postura na mídia social, e Bitcoin ao aceitá-lo como pagamento.

No entanto, toda essa empolgação realmente desabou esta semana, com algumas notícias difíceis atrapalhando o mercado. Musk está um pouco mais cauteloso em relação ao Bitcoin agora por causa de seu potencial dano ambiental, enquanto a China também entrou na briga.

Enquanto os mercados de criptomoeda desceram, mesmo os mercados tradicionais tiveram uma viagem um pouco selvagem. Foi uma semana de pernas para o ar para as ações, já que temores sobre um aumento da taxa antes do esperado assustou os mercados novamente, e mais ainda depois que as minutas do FED reveladas no meio da semana viram algumas autoridades sinalizando que os EUA poderiam iniciar negociações de redução.

As ações de tecnologia suportaram o impacto da venda, com a Tesla continuando a cair depois de cancelar a aceitação do BTC como pagamento. No entanto, as ações reverteram seu curso desde quinta-feira, já que a melhoria nos números de pedidos de seguro-desemprego foi o suficiente para alguns investidores se sentirem positivos sobre as perspectivas para a economia.

O lançamento de sexta-feira do PMI dos Gerentes de Compras de maio superou as expectativas, com um aumento para um recorde de 61,5 em relação à expectativa de 60. No entanto, empresas expostas à criptomoedas como a Coinbase e a MicroStrategy caíram devido à grande queda nos preços das criptomoedas.

Durante a semana, o Dow caiu 0,5%, o Nasdaq obteve ganho de 0,3%, enquanto o S&P caiu 0,4%.

O ouro se saiu bastante bem, terminando a semana com um ganho de 1%, possivelmente se beneficiando dos fluxos de capital do mercado de criptomoedas. A prata caiu um pouco para $27,60 depois de não ter conseguido quebrar de forma convincente $28,00.

O dólar esteve fraco durante toda a semana, apesar dos temores de alta da inflação, com o DXY pairando em torno do nível 90 na maior parte da semana. O petróleo foi negociado em baixa após um cessar-fogo de Israel e da Palestina, fechando a semana em $63,86.

A maior parte da atividade estava centrada em criptomoedas novamente, exceto que desta vez, em vez de compras maníacas, a venda em pânico foi vista em todo o lugar quando o BTC viu sua maior queda desde março de 2020, despencando quase 40% e arrastando todo o mercado de criptografia para baixo como uma queda dominó. Esta rodada de derramamento de sangue é a pior venda desde março de 2020, com o cripto-verso destruindo um robusto US $1 trilhão, equivalente a 50% de sua capitalização de mercado total.

China envia BTC com criptoativos desabando duas vezes numa semana

O Bitcoin sacudiu os mercados de criptomoedas na quarta-feira com uma queda de 30% depois que os reguladores chineses repetiram mais uma vez as velhas notícias sobre o banimento da mineração BTC e criptomoedas. Os preços caíram pela segunda vez na sexta-feira, depois que o vice-primeiro-ministro chinês Liu basicamente repetiu a mesma retórica.

Vindo na parte de trás de um mercado de BTC já enfraquecido devido ao efeito Tesla na semana passada, o China-FUD não poderia ter vindo em um momento pior para quebrar o mercado ainda mais, derrubando BTC em um intervalo de minutos, com queda um penhasco de $43.000 a $30.000 em uma hora.

A queda foi comprada rapidamente com o preço se recuperando para US $42.000, apenas para o vice-primeiro-ministro chinês Liu repetir a mesma retórica na sexta-feira, fazendo com que o preço do BTC caísse pela segunda vez novamente para US $34.000 antes de girar em torno de US $36.000. Desta vez, porém, o BTC não conseguiu se recuperar, com sua ação de preço parecendo bastante fraca no fim de semana.

Com essa queda no King dos Criptos, as, altcoins sofreram ainda mais, com altcoin de chumbo ETH sofrendo uma queda ainda maior, caindo de cerca de US $3.100 para menos de US $2.000, antes de fechar a semana em torno de US $2.200, com o preço parecendo cada vez mais precário.

Além do China FUD que veio na quarta-feira, terça-feira já viu o mercado de criptografia cair lentamente depois que o Tesouro dos EUA anunciou uma nova regulamentação fiscal para criptoativos. A partir do ano de 2023, as empresas com transferências criptográficas de mais de US $10.000 deverão ser relatadas ao IRS. 

Alavancagem para culpar a extensa liquidação

Apesar da oferta de câmbio do BTC nas bolsas à vista continuar a diminuir, os depósitos do BTC para as bolsas de derivativos estavam subindo desde março e aceleraram no início de maio, sugerindo que os investidores estavam usando o BTC como uma alavanca para talvez emprestar mais fundos para negociar, o que poderia implica que a influência no cripto-verso estava ficando cada vez mais alta. Isso poderia explicar em parte por que, quando os preços começaram a cair, eles caíram em cascata muito rapidamente, uma vez que essas posições alavancadas precisaram ser cortadas.

Nas primeiras 24 horas da queda na quarta-feira, cerca de US $8 bilhões em posições compradas foram liquidadas, um segundo maior número da história que só foi superado pela queda de 18 de abril, que viu US $10 bilhões em posições longas liquidadas. Isso sugere que, apesar da retração em abril, o sistema ainda estava muito alavancado, pois nas retrações anteriores do mercado, o valor médio da liquidação de longo prazo ficou apenas entre US $2 a US $3 bilhões.

Como o mercado despencou na quarta-feira, mais de 10.500 unidades de BTC foram vendidas à força em 1 hora, com o preço despencando para menos de $35.000.

A maior exchange de criptoativos de varejo, Binance, também viu seu maior influxo de BTC de mais de 25.000 BTC conforme a liquidação se intensificou./

A taxa de financiamento posteriormente caiu negativamente após o evento de liquidação, onde o preço do BTC conseguiu recuperar algumas de suas perdas.

Foi observado que algumas baleias venderam 111.000 BTC por cerca de US $58.000 e, desde então, compraram de volta metade da quantidade durante o mergulho.

Os dados sugerem que os traders de curto prazo venderam o mercado

Uma análise mais aprofundada na cadeia mostra que a maior parte dos vendedores na queda da semana passada eram compradores que compraram BTC no início deste ano, com um período médio de retenção de apenas 3 a 6 meses. Podem ser novos investidores que apenas entraram no espaço para obter ganhos rápidos e não têm o compromisso de longo prazo com a criptomoeda carro-chefe.

A faixa etária de produção de gastos abaixo mostra que o grosso da venda veio de detentores que mantiveram entre 3 a 6 meses apenas, não os hodlers de longo prazo ainda estavam se acumulando, no entanto, como a MicroStrategy anunciou que comprou ambas as quedas, gastos $15 milhões e $10 milhões para adquirir mais BTC.

Além dos hodlers de longo prazo, os mineradores também não se mexeram durante a liquidação. A reserva de BTC dos mineradores continua a subir, apesar da queda no preço, sugerindo que os mineradores não apenas não venderam nenhum BTC, como poderiam, de fato, estar se acumulando.

Abertura de interesse redefinindo o nível de fevereiro

Após a liquidação, os juros em aberto do mercado de futuros alavancados caíram para os níveis do início de fevereiro de cerca de US $12,5 bilhões, quando o preço do BTC decolou em outra etapa de alta, após retornar de seu pico no início de janeiro. Podemos ver uma repetição da ação do preço BTC após essa redefinição?

A dominância do BTC se recupera à medida que as Altcoins nota grandes saques

Enquanto isso, com o colapso do BTC, as altcoins pioraram, e a maior altcoin ETH viu seu valor cair 50%. À medida que o BTC começou a se consolidar, as altcoins começaram a afundar mais, pois alguns investidores poderiam ter optado por vender as altcoins pelo BTC.

A dominância do BTC se recuperou significativamente para mais de 46% após a liquidação, de uma baixa de 40% antes. Mais uma vez, o mercado de altcoin parece estar recebendo sugestões do BTC, com altcoins tendo um desempenho melhor quando o BTC estava se recuperando, mas vendendo mais drasticamente quando o BTC começou a cair novamente.

Mesmo ETH não foi poupado do BTC, com a correlação ETH-BTC aumentando novamente depois de cair desde abril, quando os investidores começaram a acumular em ETH quando o BTC estava preso em uma faixa.

A Altcoin sofreu muito na sequência, com os tokens mais populares testemunhando as maiores perdas.

As moedas favoritas atuais caíram entre 50-70% de seus picos, com o MATIC, que subiu para $2,70 antes da liquidação, despencando 70% para $1,00, enquanto o BNB, que viu 2 fazendas produtivas rodando em sua Binance Smart Chain explorada no mesmo dia, caiu de $550 para $275. O protocolo Venus (XVS), que é executado no BSC, viu seu token cair de US $145 para menos de US $30 depois de ser explorado por cerca de US $200 milhões. Desnecessário dizer que é tudo banho de sangue em todo o segmento altcoin, com a maioria das altcoins nem mesmo sendo capaz de ver qualquer sinal de salto.

Com um derramamento de sangue tão brutal, pode demorar um pouco para o mercado se reerguer. A ação dos preços nesta semana será atentamente observada para ver se o mercado consegue recuperar as perdas e subir, ou se um período mais longo de consolidação pode estar à frente. Toda aquela alavancagem nas altcoins precisa ser redefinida se o segmento das altcoins desejar uma recuperação sustentável.

Muito depende da capacidade do BTC de recuperar suas perdas acima de $40.000. Se o BTC conseguir se recuperar para US $40.000, os especialistas esperam que as altcoins comecem a se recuperar, enquanto se o BTC continuar caindo, isso pode significar um grande revés para as altcoins, pelo menos no curto prazo. Com o medo de devastar o mercado, o Índice de Crypto Greed and Fear está em um nível de medo extremo de 10, um número não visto desde a liquidação induzida pela Covid em março de 2020. Isso pode significar que agora pode ser um bom momento para os investidores acumularem.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Sair da versão mobile