Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa de mercado: Bitcoin resiste à contração chinesa, mas ainda enfrenta incertezas, à medida que as ações recuam

PrimeXBT

Índices
⦁ A Conferência SALT ajuda a colocar uma baixa no BTC
⦁ As baleias que venderam BTC acumularam novamente
⦁ MicroStrategy adiciona mais BTC
⦁ A adoção de ETH se fortalece à medida que o crescimento de novos endereços aumenta
⦁ A implementação de ETH 2.0 continua a aumentar constantemente

Há uma incerteza geral em torno dos mercados globais esta semana, já que a ameaça contínua da vazante pandemia Covid qual tem desempenhado o seu papel, bem como o grande colapso na China. A segunda maior incorporadora imobiliária da China, Evergrande, está com grandes problemas e isso está gerando temores maiores para a economia chinesa.

Essa incerteza global não teve realmente um impacto sobre o Bitcoin e outras criptomoedas, já que esses ativos digitais mais uma vez mostram seu potencial para ser uma proteção contra as preocupações geopolíticas globais. Dito isso, não houve muita movimentação de preços para o Bitcoin, e as altcoins sofreram ainda mais.

São principalmente as ações e os índices em todo o mundo que tiveram uma semana péssima, causada em parte pela ameaça de aumento de casos de COVID, bem como temores de efeitos de contágio da inadimplência de Evergrande.

Evergrande alertou seus detentores de dívidas que pode não conseguir pagar as obrigações de US $300 bilhões em empréstimos e, na terça-feira, também alertou que corre o risco de inadimplência cruzada, o que significa que tais riscos podem se espalhar para outros setores relacionados, como bancos, fornecedores, compradores de propriedades e investidores. Isso resultou em uma queda de 85% no preço de suas ações desde que os problemas começaram a surgir em março deste ano, arrastando para baixo os índices de ações da China e de Hong Kong, já em crise.

Existem várias razões pelas quais os problemas de Evergrande são graves. Em primeiro lugar, muitas pessoas compraram propriedades de Evergrande antes mesmo do início dos trabalhos de construção. Eles pagaram depósitos e podem perder esse dinheiro se ele quebrar. Existem também as empresas que fazem negócios com a Evergrande. Empresas, incluindo empresas de construção e design e fornecedores de materiais, correm o risco de incorrer em grandes perdas, que podem levá-las à falência. O terceiro é o impacto potencial no sistema financeiro da China.

O medo se espalhou para o exterior, já que mesmo nos EUA, o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 1,37% no fechamento da sexta-feira, com os investidores correndo para a segurança em dólares americanos. Como resultado, o DXY aumentou 1% e agora está em 93,20. Enquanto a China está tendo dois dias de feriado devido ao festival mooncake, as ações da China em Hong Kong abriram a nova semana com queda de mais de 3% hoje, puxando o índice Hang Seng para baixo na mesma magnitude.

Com problemas surgindo na China, o ouro e a prata venderam acentuadamente, já que os investidores estão começando a se preocupar que os chineses possam ter que se desfazer de seu estoque de ouro para compensar as perdas financeiras. O ouro caiu 2,8% desde a semana passada para US $1.740, enquanto a prata caiu 10% e está flertando com US $22 à medida que aumentam as preocupações com a demanda por prata, com as maiores economias mundiais manifestando a prova de que suas economias estão desacelerando rapidamente.

Na semana passada, o Dow caiu cerca de 0,1% pela terceira semana consecutiva de quedas. O S&P 500 caiu quase 0,6% em sua segunda semana consecutiva de perdas. O Nasdaq Composite caiu quase 0,5%. Esta semana deve ser pior devido às preocupações com o contágio de Evergrande na China, bem como acessos de raiva começando a atingir Wall Street.

O FED se reúne no meio desta semana e na quarta-feira deve dar mais pistas sobre quando poderá começar a desacelerar suas compras de títulos de US $120 bilhões por mês que têm apoiado a recuperação desde o COVID. O chefe do Fed, Jerome Powell, disse que a redução pode ocorrer até o final deste ano e os investidores estão analisando seu discurso em busca de pistas. Muitos investidores temem uma queda no mercado de ações e nos preços dos ativos à medida que o FED começa a retirar suas políticas fáceis. Portanto, esta reunião do FED será observada com muita atenção.

O único ativo que parece não ser afetado pela crise potencial da China é o Bitcoin. Isso pode ser devido aos investidores que procuram o BTC como um porto seguro longe da bagunça financeira nos mercados tradicionais altamente alavancados. No entanto, as altcoins continuaram sob leve pressão, já que os investidores de varejo permaneceram paralisados. O BTC, com suas qualidades únicas de ser uma reserva de valor confiável e sem fronteiras, talvez tenha servido como o melhor caminho para os investidores salvaguardarem seu patrimônio. No entanto, se o sentimento de risco começar a cobrar seu preço, o BTC pode não ser poupado de algum impacto negativo sobre os preços também no curto prazo, o que poderia ser uma grande oportunidade de compra.

A Conferência SALT ajuda a colocar uma baixa no BTC

A criptomoeda foi muito mais moderada na semana passada em comparação com a semana anterior. No início da semana, ocorreu a conferência SALT, com especialistas do mercado financeiro pró-criptoativos, como Cathie Woods e Sam Bankman-Fried, subindo ao palco para promover a criptomoeda como um investimento para profissionais de finanças e negócios. Este evento talvez tenha conseguido colocar uma oferta pelo BTC em uma semana muito tranquila, com os traders consolidando suas posições após o banho de sangue na semana passada, em preparação para o que o FED vai dizer em sua reunião de política nesta quarta-feira.

O investidor bilionário Ray Dalio, que fundou o maior fundo de cobertura do mundo, Bridgewater Associates, disse aos participantes da conferência SALT em Nova York na quarta-feira: “Tenho mais criptomoedas do que ouro”.

No entanto, a semana teve polêmica, já que um falso comunicado de imprensa do Walmart conseguiu causar um grande vazamento no mercado de criptomoedas. Na manhã de segunda-feira, a Litecoin Foundation postou notícias que anunciavam que o Walmart aceitaria o LTC como pagamento, o que causou um aumento de 30% no preço do LTC e também causou um aumento no preço do BTC. No entanto, em 30 minutos, a notícia foi negada pelo Walmart e os preços despencaram imediatamente, com LTC e BTC perdendo todos os seus ganhos, com LTC caindo de volta para $170 em minutos após atingir $235.

O BTC conseguiu encenar uma pequena recuperação acima de US $48.000 depois de cair para uma baixa de US $43.500, conforme os compradores em queda lentamente começaram a comprar. Um desses grupos de compradores são as baleias BTC com 100 a 10.000 BTC, que estão se reacumulando após terem vendido seu BTC por mais de US $50.000.

As baleias que venderam BTC acumularam novamente

As baleias BTC com entre 100 e 10.000 BTC despejaram cerca de 70.000 BTC entre 6 e 9 de setembro, o que viu o preço do BTC cair 14%. No entanto, eles têm reacumulado 60.000 BTC para voltar a quase o mesmo número de BTC que tinham antes

Pelo movimento da moeda das baleias, parece que elas estão simplesmente trocando seu BTC por pequenos ganhos, em vez de uma venda direta de seu estoque de BTC. Eles recompram muito rapidamente seu BTC sempre que houver uma pequena queda no preço.
Em uma base estrutural de longo prazo, o fornecimento de BTC foi retomado em uma tendência de queda desde o crash de março de 2020. Embora tenha subido em maio deste ano, essa oferta reverteu para uma tendência de queda, sugerindo que a reacumulação está de volta.

MicroStrategy adiciona mais BTC

Um detentor de longo prazo que está constantemente se acumulando é a MicroStrategy, que deu um mergulho na semana passada para comprar outro 5.050 BTC, gastando outros $242,9 milhões nele. Isso traz o número total de BTC em poder da MicroStrategy para 114.042 unidades adquiridas a um preço médio de $27.713 por moeda.

“O Bitcoin irá englobar toda a capitalização de mercado do ouro”, disse o CEO da MicroStrategy à CNBC no início deste ano. “Quando chegar a US $10 trilhões, sua volatilidade será drasticamente menor. À medida que caminha para US $100 trilhões, você verá as taxas de crescimento cair, a volatilidade cair, e isso será uma influência estabilizadora em todo o sistema financeiro do século 21 ”.

Com a MicroStrategy e outras empresas e instituições liderando o caminho, o número total de BTC mantidos por baleias de longo prazo continua a aumentar em um ritmo rápido, fazendo consistentemente novos ATHs.

A adoção de ETH se fortalece à medida que o crescimento de novos endereços aumenta

Os endereços ETH têm crescido muito mais do que os endereços BTC desde este ano e, sem surpresa, o número de endereços ETH ultrapassou o do BTC em vigor neste mês, crescendo para cerca de 16,5 milhões de endereços. O BTC não está muito atrás, no entanto, com cerca de 16 milhões de endereços.

No entanto, o ritmo que os endereços ETH estão aumentando é digno de nota, pois também é o endereço da blockchain de crescimento mais rápido entre todos, com XRP seguindo em um distante segundo lugar, e DOGE sendo o terceiro.

A implementação de ETH 2.0 continua a aumentar constantemente

O Valor Total no Contrato de Depósito ETH 2.0 continua a aumentar no mesmo ritmo independentemente do que aconteça no mercado, e acaba de atingir um ATH de 7.674.370 ETH. Isso é um bom presságio para o preço de ETH de longo prazo, pois os validadores de ETH 2.0 não poderão rescindir o contrato pelo menos no próximo ano para vender. Isso também mostra que há um número crescente de detentores de longo prazo de ETH.

Embora a consolidação continue a ser o nome do jogo, algumas notícias dignas de nota em projetos individuais ainda ajudaram no preço de seus respectivos tokens. Um desses tokens na semana passada foi o Avalanche (AVAX), que viu seu token aumentar 20% depois de receber um investimento de US $230 milhões liderado pela Polychain Capital e pela Three Arrows Capital.

Mesmo que haja sinais de vida dentro do cripto espaço, a atividade permanece esporádica, já que os traders estão muito rápidos em realizar lucros, ao contrário do boom de agosto, onde as altas poderiam ser sustentadas. Uma razão pode ser que os traders estão com medo de assumir posições comprometidas antes da reunião do FED nesta quarta-feira, o que poderia influenciar muito a direção do mercado, dependendo da narrativa do banco central em relação ao estreitamento. O afunilamento seria positivo para o dólar americano e negativo para a criptomoeda em geral.

Embora a reunião do FED continue sendo o evento-chave da semana, os traders também podem querer tomar nota do vencimento das opções nesta sexta-feira, o que também pode aumentar a volatilidade nos mercados. Cerca de US $4 bilhões em opções BTC e ETH expirarão nesta sexta-feira.

Além disso, os desenvolvimentos em torno da situação de Evergrande devem ser acompanhados com atenção, caso o contágio se espalhe para outros mercados fora da China. O tamanho da inadimplência é tão grande quanto o do Lehman em 2008, razão pela qual os especialistas do mercado financeiro estão chamando este momento de Lehman da China. Se a situação sair do controle e o governo da China decidir não resgatá-los, as repercussões serão sentidas principalmente nos bancos, bem como em outras empresas imobiliárias expostas em todo o mundo.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile