Ícone do site Criptonizando

Relatório de Pesquisa de Mercado: Bitcoin se recupera como notícias de Nasdaq sobre ATH

Prime XBT

Índice
⦁ Algumas mãos experientes venderam e trouxeram BTC para cerca de $46.000
⦁ As instituições tradicionais continuam acumulando BTC
⦁ Os novos participantes de ETH aumentaram em 31% em relação ao ano anterior
⦁ As métricas de ETH superam as do BTC

Bitcoin fez grandes avanços na semana passada, pois conseguiu cruzar a marca importante de $50.000, empurrando Ethereum e outras criptomoedas com ele. No entanto, isso não durou muito, pois o preço caiu novamente. No entanto, para os entusiastas da criptomoeda, foi uma boa semana em que o preço da moeda principal se recuperou muito bem.

Parece que algumas baleias e detentores de Bitcoins mais velhos arriscaram vender na marca de US $50.000, o que fez o preço cair, mas o interesse institucional continua a crescer. Morgan Stanley, a terceira maior empresa de gestão de fortunas dos Estados Unidos, foi considerada como comprando mais de um milhão de ações da Grayscale Bitcoin Trust.

Em outras partes, as ações dos EUA subiram na sexta-feira para fechar uma semana vencedora, com comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, durante o simpósio anual de Jackson Hole, que prepararam bem os mercados para que o banco central retirasse parte de seu estímulo monetário.

Embora Powell tenha dito que o Fed provavelmente começará a cortar suas compras de títulos de US $120 bilhões por mês este ano, ele descartou as preocupações com aumentos das taxas, garantindo aos mercados que o limite para aumentos das taxas é muito alto e respondeu da mesma maneira.

Os três principais índices de ações fecharam a semana em verde. O Dow terminou com 0,9% mais alto, enquanto o S&P 500 subiu em 1,5% e o Nasdaq Composite ganhou 2,8% para registrar outra alta de todos os tempos.

O rendimento do Tesouro de 10 anos, que subiu no início da semana, caiu ligeiramente após as observações do chefe do Fed, quando ele deixou claro que os aumentos das taxas de juros não aconteceriam imediatamente após o fim.

Como resultado, o dólar caiu e o DXY caiu abaixo de 93, depois de passar uma semana inteira em cima. Outras moedas estiveram em alta em relação ao dólar na maior parte da semana, com os ganhos mais notáveis ​​vindo de moedas arriscadas, como AUD e NZD.

O ouro e a prata permaneceram sem brilho, apesar de ambos os metais terem conseguido obter pequenos ganhos ao longo da semana. O ouro mais uma vez excedeu $1.800, enquanto a prata está em torno de $24.

O petróleo teve o melhor desempenho, ganhando cinco dias consecutivos depois que os eventos no Afeganistão geraram temores sobre um desequilíbrio na oferta e na demanda. Os traders também temem que as empresas de energia comecem a fechar a produção dos EUA no Golfo do México, antes de um grande furacão que deve ocorrer esta semana.

Os poços offshore do Golfo do México respondem por 17% da produção de petróleo dos EUA, enquanto mais de 45% da capacidade total de refino do país se encontra ao longo da Costa do Golfo. Como resultado, o Brent ganhou mais de 11% e o petróleo bruto subiu mais de 10%, que foi o maior ganho percentual semanal desde junho de 2020. A próxima reunião da OPEP+ em 1 de setembro para discutir a produção para os próximos meses, também colocou os investidores em guarda enquanto os ursos entram correndo para fechar suas posições de vendas, exacerbando os ganhos do petróleo.

Powell não apenas gerou aplausos no mercado de ações, mas também reviveu o mercado de criptomoedas que estava minguante, à medida que o preço do BTC e o grande mercado de criptomoedas se recuperaram desse comentário sobre não aumentar os impostos.

O preço do BTC e o mercado de criptomoedas inicialmente estiveram sob pressão de venda na semana passada, e alguns detentores estavam vendendo algum BTC antes do vencimento das grandes opções na sexta-feira, 27 de agosto. Um aumento nas taxas de financiamento em bolsas com foco no varejo também contribuiu para os temores de que o mercado estava sendo comprado em excesso.

Como resultado, algumas posições alavancadas começaram a ser liquidadas quando os preços não alcançaram os máximos mais elevados, fazendo com que as altcoins registrassem perdas relativamente significativas de cerca de 10-15%. No entanto, após o vencimento de cerca de US $1,8 bilhão em opções de venda na manhã de sexta-feira, os rebentos verdes começaram a aparecer, já que o preço do BTC rapidamente se recuperou das mínimas de US $46.300 de quinta-feira para registrar uma alta de US $49.600 na noite de sexta-feira.

Algumas mãos experientes venderam e trouxeram BTC para cerca de $46.000

Como o preço do BTC ultrapassou US $50.000 na semana passada, alguns veteranos cautelosos aproveitaram a oportunidade para tirar algo do BTC, como pode ser visto no gráfico abaixo, onde os veteranos aumentaram a venda.

De acordo com dados da blockchain, as baleias com 1.000 a 10.000 BTC distribuem suas propriedades desde 9 de agosto e continuam fazendo, enquanto as baleias menores, com entre 1 e 1.000 BTC, estão comprando. Embora alguma pressão de venda tenha começado a surgir, a recuperação não foi tão alta como a observada em maio e junho, o que significa que a pressão de venda não foi tão forte.

Embora tenha havido alguma pressão de venda por detentores mais antigos, as métricas das baleias ainda não mostram motivo para preocupação, já que as entradas nas bolsas de baleias e participação das baleias permanecem em níveis altistas.

As métricas de Exchange Whale Ratio e All Exchange Inflow Mean, conforme mostrado nos dois gráficos, respectivamente, ainda estão em território de alta. Portanto, as correções, se houver, podem ser pequenas, já que o fluxo de entrada de BTC nas bolsas está em um de seus pontos mais baixos, enquanto os saldos de câmbio também permanecem baixos, o que significa que há poucos BTC disponíveis para venda.

A grande queda na quantidade de BTC disponível para venda nas bolsas está acontecendo em conjunto com um grande aumento na oferta ilíquida de BTC mantida por detentores de longo prazo, como pode ser visto no gráfico abaixo.

De acordo com dados, apesar de um ligeiro aumento nas atividades de vendas, o número de BTC detidos por detentores de longo prazo atingiu o seu máximo, atingindo 12,69 milhões de unidades, superando o pico anterior em outubro de 2020, que aconteceu antes do início da corrida de touros do BTC em novembro de 2020. Portanto, essa grande quantidade de BTC mantida por detentores de longo prazo é um sinal de alta.

As instituições tradicionais continuam acumulando BTC

O interesse institucional continuou a crescer, agora mesmo com o Morgan Stanley, a terceira maior empresa de gestão de fortunas dos Estados Unidos, comprando mais de um milhão de ações da Grayscale Bitcoin Trust, no valor de cerca de US $40 milhões. Esta compra de ações do GBTC ocorre quando passamos a semana final de desbloqueio do GBTC do ano, sem nenhum desbloqueio adicional do GBTC até 2022.

Enquanto alguns observadores do mercado temiam que o desbloqueio representasse um risco de queda para o preço do BTC, o evento não colocou qualquer pressão sobre o preço. Na verdade, o BTC subiu desde que um dos maiores eventos de desbloqueio não fez com que o preço do BTC caísse em julho.

Os novos participantes de ETH aumentaram em 31% em relação ao ano anterior

Além do BTC, os dados da cadeia de ETH também estão melhorando. A contagem da soma dos endereços únicos contendo qualquer valor de ETH nos últimos 30 dias aumentou 1,67%, coincidindo com uma alta de preços de 42% no mesmo período.

Ao longo de um período interanual, a contagem de endereços exclusivos aumentou 30,87%, um crescimento notável, enquanto os depósitos de ETH dos traders em todas as bolsas despencaram 21,11% no mesmo período, de 413.772 ETH para 326.408. Nos últimos 30 dias, os depósitos de ETH caíram drasticamente em 47,81%, indicando que muitos investidores esperam preços mais altos no longo prazo.

As métricas de ETH superam as do BTC

À medida que a adoção de Ethereum continua ganhando impulso, parte de sua popularidade está consumindo a participação de mercado do maior criptoativo, o BTC. De acordo com a análise dos dados, a capitalização bolsista atual de ETH atingiu 41% da do BTC, o que duplicou em relação aos dados do início deste ano. No mercado altista de 2017, atingiu um pico de 85% antes de cair. O fim dessa corrida de touros também verá ETH quase ofuscando o BTC como o rei das criptomoedas?

Outra métrica que sugere que ETH poderia superar o BTC são suas respectivas taxas de hash. Após o grande êxodo da mineração, a taxa de hash de ETH se recuperou totalmente e até mesmo a ultrapassou em maio, atingindo um novo recorde histórico.

A taxa de hash do BTC, por outro lado, embora também tenha visto uma recuperação significativa, recuperou apenas 50% de sua queda. Isso poderia significar que a rede ETH poderia ser mais íntegra do que o BTC agora?

Uma vez que o movimento de preços geralmente segue a taxa de hash, isso poderia significar que poderíamos ver ETH quebrar seu máximo antes do BTC? Mesmo que as métricas de ETH pareçam melhores, os maximalistas de BTC não precisam se preocupar, já que o BTC também deve subir à medida que sua taxa de hash continua a se recuperar. É uma questão de tempo até que a taxa de hash BTC se recupere e alcance um novo recorde histórico.

No entanto, outra métrica importante a favor de ETH é a taxa de emissão líquida de ambas as criptomoedas. Embora a taxa de emissão atual de 3,3% ETH seja superior a 1,7% do BTC, a queima de ETH desde a implantação do EIP-1559 fez com que mais ETH fosse queimada do que produzido, o que faz com que a emissão líquida de ETH caísse continuamente. Essa taxa de emissão líquida de ETH caiu até abaixo dos 1,7% do BTC, o que implica que ETH pode se tornar mais escassa do que o BTC.

Enquanto o crypto King conseguiu fazer uma alta no final da semana, os vendedores continuam a surgir sempre que o preço ultrapassa US $49.000, fazendo com que caia novamente e crie incerteza no mercado como um todo. Portanto, o preço da maioria das altcoins não pode sair da consolidação.

No entanto, houve algumas exceções, já que os tokens populares entre os investidores institucionais, como SOL e LUNA, continuam subindo pouco a pouco. A SOL está se aproximando dos US $100, pois o preço sobe 25% em 2 dias, enquanto os tokens populares entre os investidores de varejo permaneceram sem brilho.

Os participantes do mercado de varejo parecem mais interessados ​​em jogos NFT do que na negociação de tokens no momento, e a venda de NFT continua abrindo novos caminhos. A imensa popularidade de jogos NFT como Axie Infinity fez com que as plataformas NFT se tornassem as mais consumidoras de gás da rede ETH.

Até mesmo o gigante de pagamentos Visa saltou no movimento NFT e comprou um CryptoPunk. Ele supostamente pagou $150.000 pela CryptoPunk 7610, uma das 3.840 punks femininas. Uma hora após a compra do Visa, cerca de 90 outros CryptoPunks foram vendidos por cerca de US $20 milhões, mostrando a extensão da mania em NFTs atualmente, com observadores do mercado citando em vez de um verão DeFi, este ano temos um verão de cinco NFTs.

Até que o BTC ultrapasse US $50.000 de forma convincente, a atenção do mercado pode continuar a estar nos NFTs. No entanto, assim que o BTC conseguir voltar à vida, esses investidores inconstantes provavelmente retornarão em massa para incendiar os mercados de altcoin novamente.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile