Ícone do site Criptonizando

Relatório de pesquisa de mercado: Tesla dispara contra Bitcoin, enquanto moedas com tema de cachorro sofrem com as doações do fundador de Ethereum

Índice

Tem sido uma época extremamente estranha no espaço das criptomoedas, já que muitas das principais moedas digitais sentem o que é ser exposto ao fenômeno da mídia convencional enquanto permanecem ativos altamente voláteis.

Elon Musk, o excêntrico chefe da Tesla e da SpaceX, deu uma guinada de 180 graus em relação ao Bitcoin ao declarar que a moeda é uma ameaça ambiental e que sua empresa não aceitará mais o ativo como pagamento por seus carros elétricos.

Essa versão do Bitcoin enfrentou resistência de defensores ferrenhos, mas o mercado reagiu mal, com o preço da moeda despencando com a notícia de que Musk não é mais um grande fã.

No entanto, o espaço altcoin também está se enchendo com suas próprias notícias extraordinárias, conforme Ethereum continua a mostrar seus fundamentos e dispara de preço, mas Vitalik Buterin, o cofundador de Ethereum, danificou algumas moedas com tema de cachorro.

Uma grande doação de Buterin em uma nova moeda que assumiu a liderança de DogeCoin fez com que o preço do SHIB e o resto das moedas que brotaram ao redor do Doge diminuíssem.

No espaço principal, as coisas também estão um pouco malucas, já que Wall Street teve uma semana sangrenta, quando as ações despencaram durante a maior parte da semana devido aos temores de uma inflação em alta. O relatório de IPC de quarta-feira, que mostrou um forte aumento nos preços ao consumidor no mês passado, levantou preocupações de que a inflação poderia levar o Fed a aumentar as taxas de juros antes do esperado, minando os enormes ganhos do mercado de ações durante o ano.

Isso apesar das garantias anteriores do chefe do Fed, Powell, de que a inflação seria transitória e que o Fed não agiria até que houvesse evidências claras de que a economia se recuperou.

Refletindo os temores de inflação crescente, os rendimentos do Tesouro de 10 anos subiram 8 pontos base na quarta-feira, para 1,69%, seu nível mais alto em mais de um mês. Isso fez com que os funcionários do FED saíssem para acalmar os mercados, garantindo que a inflação era temporária e que o FED não tinha planos de aumentar as taxas de juros no curto prazo. Isso finalmente conseguiu acalmar os ativos de risco e os investidores começaram a comprar em queda, com os principais índices dos EUA saltando cerca de 50% no final da semana.

O Dow Jones caiu 5% na semana em seu ponto mais baixo, mas conseguiu fechar apenas 2,5% abaixo depois de recuperar metade de suas perdas. Algo semelhante aconteceu com o S&P e o Nasdaq, e ambos fecharam a semana com queda de 2,5% após recuperar perdas. S&P fechou a semana em 4.179, enquanto Nasdaq fechou em 13.410.

Houve uma fuga para o USD no início da semana passada, quando todos os outros ativos foram vendidos, com ouro e prata também em baixos, mas se recuperando e subindo conforme começamos a nova semana. O DXY caiu para 90,3 depois de subir para quase 91,0 no início da semana. O ouro e a prata podem se beneficiar de alguma movimentação dos fundos do BTC para outros ativos de proteção contra a inflação após o bombardeio da Tesla. O ouro subiu 0,5%, enquanto a prata subiu 0,8% e está se aproximando dos US $28, conforme se intensifica a conversa sobre uma contração da prata.

Apenas o petróleo ficou um pouco inalterado durante a semana e a tensão entre Israel e Palestina deve colocar uma oferta no setor de energia como um todo. O petróleo terminou a semana um pouco mais alto em $65,50, mas deve subir esta semana, com o aumento das tensões na Faixa de Gaza. O petróleo abre a nova semana com alta de 0,5%.

Tesla e Elon lançam bombas no BTC

Como se já não fosse ruim o suficiente para as criptomoedas que os temores do mercado de ações se espalhassem para derrubar os preços, Elon Musk e Tesla pioraram as coisas para os investidores em criptografia, lançando uma bomba com notícias que imediatamente derrubaram os preços. Eles entraram em colapso em minutos.

A Tesla retirou seu compromisso anterior de permitir que o BTC fosse usado para fazer o pagamento das compras da Tesla e não permitiu que as compras fossem feitas usando o BTC com efeito imediato, citando preocupações sobre o uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações de BTC.

Esse choque veio como um raio vindo do nada, enviando preços por todo o universo criptográfico, com o BTC caindo 15% em 30 minutos para um mínimo de $47.000. Embora a empresa não tenha descartado a aceitação de outras criptomoedas mais eficientes em termos de energia, o momento do anúncio, feito durante o período do dia em que a liquidez estava em seu nível mais baixo, quando os mercados dos EUA fechavam antes que a Ásia começasse seu novo dia, os preços caíram muito rapidamente.

Apesar do fato de que os preços caíram um pouco, a quantidade de vendas diminuiu um pouco em relação a abril, talvez devido ao mercado já parecer precário depois que o BTC foi rejeitado em sua resistência de $58.700 dias antes. Com o BTC já mostrando sinais de falha, o número de endereços BTC que o enviaram às bolsas começou a subir para 7.928, uma alta de 3 anos, em 12 de maio, com o recorde batido em apenas 1 dia para 7.932 endereços após o anúncio da Tesla.

Isso sugere que a quebra de US $58.700 foi um ponto de virada fundamental para os investidores do BTC, pelo menos no curto prazo, já que o BTC estava começando a perder seu brilho em relação ao desempenho recente de ETH e de outras altcoins. A situação foi agravada pela Tesla.

No entanto, os preços das criptomoedas ex-BTC subiram rapidamente, visto que muitos investidores com estoques de moedas estáveis ​​nas bolsas aproveitaram a oportunidade para comprar na queda. As reservas de Stablecoin estavam em seu ponto mais alto antes do anúncio, o que significava que uma grande quantidade de fundos criptográficos ociosos estava disponível para obter qualquer venda rapidamente.

O preço do BTC subiu acima de US $50.000 em um ponto, mas continuou caindo, já que Square, que costumava ser um proponente do BTC, também anunciou que, apesar de continuar a apoiar o BTC, a empresa não vai adicionar mais o BTC às suas reservas, citando a mesma preocupação ambiental da Tesla. Apenas a MicroStrategy, o touro permanente do BTC, revelou que havia adicionado mais BTC durante a liquidação, gastando outros $15 milhões para comprar 271 BTC a um preço médio de $55.387.

No entanto, isso apenas aumentou o preço médio de todos os 91.850 BTC da MicroStrategy para um preço médio de cerca de US $24.403.

Embora pareça sombrio para o BTC no curto prazo, a perspectiva de longo prazo ainda parece otimista, com o índice SOPR indicando um possível fundo para o BTC.

Sempre que o SOPR fica negativo, o preço pode subir subsequentemente.

O vencimento das opções de venda pode pressionar o preço do BTC

No entanto, uma coisa a se ter em mente é que houve um forte aumento no número de opções de venda compradas no mercado de opções BTC, o que sugere que os investidores estão se inclinando para uma tendência de baixa no preço do BTC. Essas opções têm preço de exercício de $46.000 e vencem na sexta-feira, 21 de maio, o que pode limitar qualquer grande movimento no preço do BTC até que essas opções expirem. Como tal, o preço do BTC ainda pode estar sob pressão esta semana.

O BTC também começou a negociar backwardation no CME (o que significa que os preços à vista estão mais altos do que os preços futuros), confirmando que os investidores institucionais estão se tornando mais pessimistas no BTC no curto prazo. O potencial BTC ETF também viu uma saída de fundos de 20% em seu principal ETF do BTC, colocando seu AUM agora em menos de US $1 bilhão.

Mesmo que as instituições tenham tendência de curto prazo no preço do BTC, a saúde da rede voltou aos níveis anteriores e, de fato, melhorou ainda mais com o aumento da taxa de hash do BTC. Se recuperou totalmente da queda de energia de março em Xinjiang, que fez com que sua taxa de hash caísse 45% drasticamente. Isso pode significar que o preço do BTC pode, eventualmente, de recuperar subindo após terminar essa tendência de baixa de curto prazo, já que o preço sempre segue a taxa de hash. Um novo máximo histórico para a taxa de hash BTC é uma indicação positiva de que o preço do BTC pode gerar um novo máximo histórico logo em seguida.

Além disso, a Tesla mencionou que ficará feliz em aceitar o BTC novamente quando seus problemas ambientais forem resolvidos. Greenidge Generation, uma enorme operação de mineração BTC movida a gás natural no interior do estado de Nova York, anunciou na sexta-feira que se tornará neutra em carbono no início de junho. O revés da Tesla só poderia ser uma dor temporária para um ganho de longo prazo para o BTC.

ETH quebra US $4.300 em compras por crise de liquidez

No entanto, nem tudo foi terrível para as altcoins selecionadas durante a semana, o preço de ETH disparou de US $4.000 para US $4.372, antes de reverter após o anúncio da Tesla. Mesmo que o preço tenha diminuído, as perspectivas ainda são boas para ETH, com apenas mais 2 meses para o lançamento do EIP 1559.

A utilização de ETH no DeFi continua a crescer, bloqueando 13 milhões de unidades de ETH, o que corresponde a cerca de 11% da oferta total. Enquanto isso, as baleias ETH antigas, com mais de 10 milhões de ETH, continuam adicionando ETH e agora respondem por cerca de 39% do fornecimento total de ETH. Isso significa que atualmente cerca de metade de todo o fornecimento de ETH está sendo bloqueado por DeFi e as baleias. Espera-se que esta crise de abastecimento se intensifique muito assim que o EIP 1559 for lançado em julho.

Moedas de baixa emissão tiveram uma recuperação curta de curto prazo depois que Elon parecia querer apenas DOGE

Enquanto o BTC foi criticado por seus danos ao meio ambiente, um palco foi montado para altcoins que são muito mais eficientes em termos de energia. Altcoins como XRP, NANO, HBAR, que consomem a menor quantidade de energia entre as criptomoedas, tiveram bons ganhos de dois dígitos.

No entanto, Elon Musk só parece interessado em usar o DOGE, tweetando que estava trabalhando com desenvolvedores do DOGE para melhorar a rede do DOGE depois que Tesla encerrou o BTC. Isso reverteu uma semana ruim para DOGE, que viu seu preço despencar 35% para uma baixa de $0,35 antes de Dogefather trazê-lo voltar para acima de $0,50 com este tweet, subindo 25% em minutos.

A revelação da Coinbase de que estaria listando o DOGE nos próximos 2 meses também adicionou muita alegria ao memecoin original por estar perdendo seus especialistas para outras séries de imitadores.

Outros tokens com tema de cachorro ganharam força, com tokens escuros como AKITA, LEASH, KISHU e SHIB aumentando em números massivos. SHIB, um imitador DOGE ERC-20, subiu 1.000% em uma cotação de um exchange popular, mas desde então desistiu de 70% de seus ganhos depois que Vitalik Buterin, que recebeu 50% do fornecimento total de SHIB, enviou a maioria deles para um fundo de resgate de Covid para a Índia.

Vitalik também deu 1.500 ETH no total para o fundo, fazendo com que o preço de ETH caísse abaixo de $4.000 novamente. O preço de ETH, no entanto, está encontrando suporte em torno do nível de $3.700 no fim de semana, enquanto os outros “imitadores” com tema de cachorro estão se afundando.

A rotatividade de Altcoin continua, e EOS avança em direção a um novo plano de exchange de criptomoedas

A semana também viu ganhos explosivos para ADA e MATIC. A MATIC rompeu a consolidação e imediatamente apressou-se a dobrar seu preço em uma semana cheia de sangue criptográfico, um sinal de como o token está subvalorizado em meio a uma demanda exponencialmente crescente pelo token dos projetos DeFi. A Cardano, que anunciou que estava se preparando para iniciar seu testnet Alonzo na quinta-feira, viu o preço de seu token nativo ADA subir 50% depois de romper a resistência de 1,50 para chegar a $2,50.

A EOS também disparou 60% para uma alta de US $15 em 3 anos, já que sua empresa de portfólio, a BlockOne, garante financiamento de US $10 bilhões para lançar uma nova cripto-exchange chamada Bullish, que será construída e operada na rede EOS.

Espera-se que a bolsa dê aos projetos atuais DeFi uma corrida pelo seu dinheiro com seu Sistema de Livro de Pedidos Central, onde os investidores podem ver as ofertas e as filas de pedidos como em uma bolsa centralizada, ao contrário do Automated Creator System. Market (AMM), que é a norma das exchanges descentralizadas de hoje. A facilidade de negociação com uma carteira de pedidos visível poderia atrair muitos investidores para o ecossistema EOS e reativar a atividade na blockchain EOS.

As 10 principais criptomoedas têm uma nova entrada

Outra notícia que ganhou as manchetes foi a entrada de uma nova lista de tokens no top 10 das criptomoedas. Internet Computer (ICP) foi adicionado em várias grandes bolsas simultaneamente na semana passada e imediatamente atingiu o número 4 no top 10 das criptomoedas. No entanto, a forte venda fez com que o preço caísse novamente e o token foi colocado no número 9, superando gradualmente o BCH, que agora está em 10º lugar.

O ICP visa resolver o problema de armazenamento de servidor centralizado. Com sua rede de data centers independentes, os aplicativos poderão ser executados na própria rede. Isso contrasta com a Internet atual, onde os aplicativos são executados em servidores. Com o ICP, o software não tem um endereço físico fixo enquanto se move entre servidores executados por data centers separados. Isso significa que pode haver aplicativos que ninguém possui ou controla.

Com uma nova entrada chegando às 10 principais criptomoedas tão rapidamente, as 10 principais criptomoedas estão se reorganizando novamente em alta velocidade, com o ADA já subindo para o número 4, logo atrás do BNB, após seu aumento constante na semana passada. DOGE agora é o número 5, enquanto XRP mantém a sétima posição. No entanto, é muito provável que essas posições mudem novamente esta semana.

A decisão da Tesla e Elon Musk provocou a irritação de muitos maximalistas do BTC, que recorreram ao Twitter para atacar o bilionário por atacar o BTC. No entanto, o homem respondeu criticando ainda mais o BTC, revelando que ele achava que o BTC estava muito centralizado na noite de domingo, o que levou a outra liquidação dos preços das criptomoedas.

Com todas essas vendas, o Crypto Greed & Fear Sentiment Index finalmente caiu na área do medo depois de permanecer na área da ganância por um mês. O índice está se aproximando do nível visto pela última vez durante a liquidação induzida pelo Covid no ano passado, tradicionalmente indicando que esta poderia ser uma grande oportunidade de compra.

Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile