Ícone do site Criptonizando

Relatório indica melhores ações para investir em 2020

Segundo o Ibovespa, para fechar 2019 em clima de otimismo no mercado, o próximo ano deve seguir o mesmo caminho, com a projeção de que o índice chegue a 140 mil ponto, conforme relatório da XP Research, divulgado pelo InfoMoney.

Os analistas apontam que o momento econômico do Brasil diminuiu a percepção de risco e “melhora o custo de oportunidade para investir em ações”.

Em relatório, a equipe da XP afirma que os lucros das empresas também devem ser impulsionados, com despesas financeiras ainda menores e alavancagem operacional, como reflexo dos juros baixos e crescimento em vias de aceleração.

A XP Research apontou algumas ações  dentro de sua área de cobertura como as favoritas para 2020.

Via Varejo (VVAR3) 

Acredita-se que a Via Varejo oferece uma relação de risco-retorno atraente, apesar de ter um risco relativamente alto, por conta do processo de reestruturação que ela está passando.

“No geral, os resultados da empresa estão pressionados, após um período de dificuldades operacionais que resultaram em um fraco desempenho de vendas. No entanto, os resultados do terceiro trimestre mostraram um progresso significativo feito pela nova gestão da empresa”, afirmaram os analistas.

Vivara (VIVA3)

Os analistas afirmam que a empresa “está bem capitalizada e pronta para acelerar o crescimento através de um plano ambicioso de abrir 514 novas lojas nos próximos cinco anos”

Iguatemi (IGTA3)

A preferência pelas ações da Iguatemi é reflexo da combinação entre múltiplos atrativos e portfólio resiliente em termos relativos, afirmam os analistas.

A XP afirma ter uma visão positiva para o setor de shoppings, baseada em três fatores: a primeira, a recuperação da atividade e das vendas do varejo; segunda a perspicácia ainda baixa das vendas em shoppings como percentual das vendas do varejo; e terceira a eficiente adaptação dos shoppings brasileiros à mudança estrutural nos hábitos dos consumidores.

EcoRodovias (ECOR3) 

O setor sustentado pelo cronograma robusto de projetos de infraestrutura no Brasil nos próximos anos.

“Com taxas de juros nas mínimas históricas e com dados de tráfego apresentando crescimento sequencial, acreditamos que o setor deverá continuar atrativo nos curtos/médios prazos”, avaliam os analistas.

JBS (JBSS3)

Apesar de a JBS ser preferida, a XP acredita que o setor de frigoríficos todo, deve seguir impulsionando em 2020, por conta da peste suína africana que atingiu a China.

“Com a oferta chinesa de proteínas ainda restrita devido aos efeitos da peste, os países exportadores devem seguir beneficiados pelos preços mais altos no mercado internacional”, explicam os analistas.

Petrobras (PETR3/PETR4) 

A XP segue com a tese de investimento para Petrobras desde julho. Para os analistas, a recomendação de compra das ações da Petrobras é baseada no elevado desconto que ela negocia em relação aos níveis históricos e seus pares globais.

Bradesco (BBDC4) 

O Setor bancário beneficiado pela retomada da economia e pela baixa estrutural, está ajudando na continuidade do aumento da carteira de crédito e melhora do mix com pessoas físicas e PMEs.

VALE (VALE3) 

Para os analistas, as preocupações com o crescimento global e o noticiário da guerra comercial entre EUA e China, devem seguir no foco dos investidores, que buscam entender as tendências para a demanda por minério de ferro.

AES Tiête (TIET11) e EDP Energia do Brasil (ENBR3)

O setor elétrico, a XP vê um risco de curto prazo de desequilíbrio entre oferta e demanda gerado principalmente pelo baixo volume de chuvas e a dependência do Brasil de fontes hidrelétricas.

Bitcoin

O tão aguardando halving do Bitcoin está por vir, a expectativa é de que finalmente, com uma oferta menor de moedas circulando, ocorra uma disparada no preço do Bitcoin.

De acordo com o Cointimes, o halving de 2020 vai ser o mais longo para alcançar o valor máximo.

Os dois halvings anteriores ocorreu entre novembro de 2012 e julho de 2016.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile