Ícone do site Criptonizando

Rinha de bilionário: Jack Dorsey e Marc Andreessen discutem no Twitter sobre web 3.0

Jack Dorsey - web 3.0

Jack Dorsey, CEO da empresa de pagamentos Square e fundador do Twitter, se envolveu recentemente em uma série de discussões envolvendo a Web 3.0, o movimento que busca supostamente descentralizar todos os aspectos da internet através de aplicações e descentralizadas.

Dorsey aponta para o fato de que este mercado em criação não se trata de um paraíso descentralizado como muitos afirmam, mas sim um ecossistema confuso e ganancioso controlados por investidores de risco e companhias centralizadas.

Na ocasião, o executivo afirmou:

“Você não possui a “web3”. Os VCs [Venture Capitals] e seus LPs possuem. Nunca escapará de seus incentivos. Em última análise, é uma entidade centralizada com um rótulo diferente. Saiba no que você está se metendo…”

As falas de Dorsey provocaram uma série de respostas de membros da comunidade. O trader Willy Woo, apesar de focar as suas análises técnicas e on-chain apenas no Bitcoin, apontou que, apesar da centralização no desenvolvimento e governança da maior parte dos projetos, o fato do protocolo ser aberto permite a mudança dos incentivos, caso assim a comunidade queira, citando o ocorrido com a criptomoeda Monero (XMR).

“Se eles forem protocolos realmente abertos, se os incentivos se tornarem muito perversos, a comunidade arranca a rede da coalizão do fundador / VC. É a comunidade que impulsiona essas redes. Por exemplo, o relançamento de 2014 do CryptoNote para Monero ou a recente comunidade contra a batalha de Brock Pierce no EOS.”

As falas de Jack incomodaram Marc Andreessen, cofundador da firma VC Andreessen Horowitz e um dos maiores investidores do setor, que então decidiu bloquear o fundador do Twitter do seu perfil.

“Estou oficialmente banido da web3”.

Após isso, Dorsey continuou as suas críticas ao setor, destacando os problemas de centralização do ecossistema.

Alguns usuários apontaram para o fato de que Dorsey pode se sentir intimidado com o fato de o próprio Twitter poder ser substituído por uma tecnologia descentralizada. Além disso, o próprio Dorsey utilizou a rede Ethereum para emitir NFTs.

Qual sua opinião sobre as falas de Jack Dorsey? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O bitcoin está substituindo o ouro como proteção contra inflação, diz bilionário Mike Novogratz

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile