Ícone do site Criptonizando

Ripple investe US$ 10 milhões em inclusão financeira para os desbancarizados

ripple-xrp-finanças-economia-digital-dinheiro-soluções-bancos-desbancarizados

Ripple anunciou uma doação de US$ 10 milhões à Mercy Corps como investimento na inclusão financeira, visando levar soluções de finanças digitais à população desbancarizada. 

A iniciativa deve começar pela América Latina, de acordo com o comunicado oficial sobre a parceria anunciada durante a conferência anual Swell. 

O fundo Ripple Impact fez parceria com várias ONGs, universidades e parceiros da indústria de criptomoedas para trazer 1,7 bilhão de adultos sem conta bancária para o sistema financeiro global. 

A Mercy Corps é uma organização não governamental de ajuda humanitária que visa criar oportunidades econômicas em países onde o sistema financeiro não está funcionando adequadamente, e diz já ter ajudado na sobrevivência de mais de 220 milhões de pessoas através de tecnologias inovadoras. 

Sistema financeiro quebrado 

“O sistema financeiro existente é antiquado, falido e mal projetado para atender às necessidades daqueles em mercados emergentes, que são muitas vezes esquecidos pelos provedores de serviços financeiros”, diz a Ripple. “À medida que a pandemia estimula uma mudança crescente em direção aos pagamentos digitais, o número de pessoas sem acesso a serviços financeiros acessíveis só está crescendo.” 

Segundo Scott Onder, gerente sênior Diretor da Mercy Corps Ventures, o sistema financeiro existente exclui principalmente as mulheres.

Contudo, Onder afirma que tecnologias emergentes de fintech, criptomoedas e blockchain “têm o potencial de transformá-lo radicalmente”. 

Serviços acessíveis 

Através da parceria, a organização humanitária apoiará soluções que alavancam tecnologias financeiras digitais, como livros-razão distribuídos, ativos digitais e criptomoedas, para trazer um grande número de pessoas em mercados emergentes para a economia global em uma iniciativa de três anos. 

A Ripple já está trabalhando com a Mercy Corps Ventures para definir pilotos e investir em startups de fintech em estágio inicial no Sul Global e na América Latina. 

O objetivo da organização é alcançar 10 milhões de pessoas até 2030. 

“Vamos alavancar nossos recursos globais e alcance para garantir que as vozes da comunidade sejam ouvidas e que as populações vulneráveis não sejam deixadas para trás na revolução das fintech”, conclui.

 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile